Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rina Xavier
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/418
Resumo: Este trabalho procurou identificar os fatores de qualidade que, na percepção dos discentes de Ciências Contábeis, influenciam a qualidade do ensino superior, e a relação de causalidade entre esses fatores. Os fatores identificados se apóiam em pessoas, no processo de aprendizagem do discente e nos aspectos tangíveis. Para verificar empiricamente a adequação do modelo proposto, foram obtidos dados junto a discentes em Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo, por meio de um questionário. Foi usada a Modelagem de Equações Estruturais, seguida de um processo de ajustamento dos dados coletados, o que permitiu testar cinco constructos endógenos provenientes da teoria. Os resultados indicaram que os discentes baseiam a escolha da instituição em função da localização, e que a opção pelo curso tem por base o mercado de trabalho. Relativamente aos fatores de qualidade percebidos, a ordem encontrada foi: Corpo Docente; Corpo Técnico - Administrativo; Aspectos Tangíveis; Processo e Relacionamento entre Discentes. Foi possível classificar, dentro de cada fator, a importância de suas variáveis em função das cargas fatoriais obtidas.
id FECAP-0_8f215a2da9bfe92eee07939702200b52
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/418
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São PauloAccountingQuality perceptionCollege studentsContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Qualidade (Educação) - Estudantes universitários - PercepçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEste trabalho procurou identificar os fatores de qualidade que, na percepção dos discentes de Ciências Contábeis, influenciam a qualidade do ensino superior, e a relação de causalidade entre esses fatores. Os fatores identificados se apóiam em pessoas, no processo de aprendizagem do discente e nos aspectos tangíveis. Para verificar empiricamente a adequação do modelo proposto, foram obtidos dados junto a discentes em Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo, por meio de um questionário. Foi usada a Modelagem de Equações Estruturais, seguida de um processo de ajustamento dos dados coletados, o que permitiu testar cinco constructos endógenos provenientes da teoria. Os resultados indicaram que os discentes baseiam a escolha da instituição em função da localização, e que a opção pelo curso tem por base o mercado de trabalho. Relativamente aos fatores de qualidade percebidos, a ordem encontrada foi: Corpo Docente; Corpo Técnico - Administrativo; Aspectos Tangíveis; Processo e Relacionamento entre Discentes. Foi possível classificar, dentro de cada fator, a importância de suas variáveis em função das cargas fatoriais obtidas.This study aimed to identify the quality aspects that, according to the perception of Accounting students, influence the overall quality of the high education program, as well as the causality relationship among those factors. The identified factors are based on the people, on the students learning process, and on the tangible aspects. To verify whether the proposed model is adequate or not, it was obtained some data with students in Universities, colleges and faculties in the State of Sao Paulo, by means of a questionnaire. The data were treated by the Structural Equations Modeling, as well as an adjusting process of the collected data. Through this process, it was possible to obtain five endogenous constructs. The results showed that the students choose their university, college and faculty based on their location, and that they choose such a course taking into account the job market. Relatively to the perceived factors of quality, the joined order was: professors´ team; technical and administrative team; tangible aspects; process and relationship between students. It was possible to classify, inside of each factor, the importance of its variables in function of gotten loads.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Silva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Garcia, Mauro NevesCPF:06009751853http://lattes.cnpq.br/6202169991924202Pereira, Rina Xavier2015-12-03T18:35:02Z2010-04-172007-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPEREIRA, Rina Xavier. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2007.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:25Zoai:tede.fecap.br:tede/418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo
title Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo
spellingShingle Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo
Pereira, Rina Xavier
Accounting
Quality perception
College students
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Qualidade (Educação) - Estudantes universitários - Percepção
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo
title_full Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo
title_fullStr Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo
title_sort Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo
author Pereira, Rina Xavier
author_facet Pereira, Rina Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peleias, Ivam Ricardo
CPF:01402220812
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
Silva, Dirceu da
CPF:87300176887
http://lattes.cnpq.br/9583759917108842
Garcia, Mauro Neves
CPF:06009751853
http://lattes.cnpq.br/6202169991924202
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rina Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting
Quality perception
College students
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Qualidade (Educação) - Estudantes universitários - Percepção
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Accounting
Quality perception
College students
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Qualidade (Educação) - Estudantes universitários - Percepção
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Este trabalho procurou identificar os fatores de qualidade que, na percepção dos discentes de Ciências Contábeis, influenciam a qualidade do ensino superior, e a relação de causalidade entre esses fatores. Os fatores identificados se apóiam em pessoas, no processo de aprendizagem do discente e nos aspectos tangíveis. Para verificar empiricamente a adequação do modelo proposto, foram obtidos dados junto a discentes em Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo, por meio de um questionário. Foi usada a Modelagem de Equações Estruturais, seguida de um processo de ajustamento dos dados coletados, o que permitiu testar cinco constructos endógenos provenientes da teoria. Os resultados indicaram que os discentes baseiam a escolha da instituição em função da localização, e que a opção pelo curso tem por base o mercado de trabalho. Relativamente aos fatores de qualidade percebidos, a ordem encontrada foi: Corpo Docente; Corpo Técnico - Administrativo; Aspectos Tangíveis; Processo e Relacionamento entre Discentes. Foi possível classificar, dentro de cada fator, a importância de suas variáveis em função das cargas fatoriais obtidas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-03
2010-04-17
2015-12-03T18:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Rina Xavier. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2007.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/418
identifier_str_mv PEREIRA, Rina Xavier. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2007.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850328611356672