Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/418 |
Resumo: | Este trabalho procurou identificar os fatores de qualidade que, na percepção dos discentes de Ciências Contábeis, influenciam a qualidade do ensino superior, e a relação de causalidade entre esses fatores. Os fatores identificados se apóiam em pessoas, no processo de aprendizagem do discente e nos aspectos tangíveis. Para verificar empiricamente a adequação do modelo proposto, foram obtidos dados junto a discentes em Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo, por meio de um questionário. Foi usada a Modelagem de Equações Estruturais, seguida de um processo de ajustamento dos dados coletados, o que permitiu testar cinco constructos endógenos provenientes da teoria. Os resultados indicaram que os discentes baseiam a escolha da instituição em função da localização, e que a opção pelo curso tem por base o mercado de trabalho. Relativamente aos fatores de qualidade percebidos, a ordem encontrada foi: Corpo Docente; Corpo Técnico - Administrativo; Aspectos Tangíveis; Processo e Relacionamento entre Discentes. Foi possível classificar, dentro de cada fator, a importância de suas variáveis em função das cargas fatoriais obtidas. |
id |
FECAP-0_8f215a2da9bfe92eee07939702200b52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/418 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São PauloAccountingQuality perceptionCollege studentsContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Qualidade (Educação) - Estudantes universitários - PercepçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEste trabalho procurou identificar os fatores de qualidade que, na percepção dos discentes de Ciências Contábeis, influenciam a qualidade do ensino superior, e a relação de causalidade entre esses fatores. Os fatores identificados se apóiam em pessoas, no processo de aprendizagem do discente e nos aspectos tangíveis. Para verificar empiricamente a adequação do modelo proposto, foram obtidos dados junto a discentes em Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo, por meio de um questionário. Foi usada a Modelagem de Equações Estruturais, seguida de um processo de ajustamento dos dados coletados, o que permitiu testar cinco constructos endógenos provenientes da teoria. Os resultados indicaram que os discentes baseiam a escolha da instituição em função da localização, e que a opção pelo curso tem por base o mercado de trabalho. Relativamente aos fatores de qualidade percebidos, a ordem encontrada foi: Corpo Docente; Corpo Técnico - Administrativo; Aspectos Tangíveis; Processo e Relacionamento entre Discentes. Foi possível classificar, dentro de cada fator, a importância de suas variáveis em função das cargas fatoriais obtidas.This study aimed to identify the quality aspects that, according to the perception of Accounting students, influence the overall quality of the high education program, as well as the causality relationship among those factors. The identified factors are based on the people, on the students learning process, and on the tangible aspects. To verify whether the proposed model is adequate or not, it was obtained some data with students in Universities, colleges and faculties in the State of Sao Paulo, by means of a questionnaire. The data were treated by the Structural Equations Modeling, as well as an adjusting process of the collected data. Through this process, it was possible to obtain five endogenous constructs. The results showed that the students choose their university, college and faculty based on their location, and that they choose such a course taking into account the job market. Relatively to the perceived factors of quality, the joined order was: professors´ team; technical and administrative team; tangible aspects; process and relationship between students. It was possible to classify, inside of each factor, the importance of its variables in function of gotten loads.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Silva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Garcia, Mauro NevesCPF:06009751853http://lattes.cnpq.br/6202169991924202Pereira, Rina Xavier2015-12-03T18:35:02Z2010-04-172007-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPEREIRA, Rina Xavier. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2007.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:25Zoai:tede.fecap.br:tede/418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo |
title |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo Pereira, Rina Xavier Accounting Quality perception College students Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Qualidade (Educação) - Estudantes universitários - Percepção CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo |
title_full |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo |
title_sort |
Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo |
author |
Pereira, Rina Xavier |
author_facet |
Pereira, Rina Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peleias, Ivam Ricardo CPF:01402220812 http://lattes.cnpq.br/1583907056732686 Silva, Dirceu da CPF:87300176887 http://lattes.cnpq.br/9583759917108842 Garcia, Mauro Neves CPF:06009751853 http://lattes.cnpq.br/6202169991924202 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rina Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accounting Quality perception College students Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Qualidade (Educação) - Estudantes universitários - Percepção CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Accounting Quality perception College students Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Qualidade (Educação) - Estudantes universitários - Percepção CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Este trabalho procurou identificar os fatores de qualidade que, na percepção dos discentes de Ciências Contábeis, influenciam a qualidade do ensino superior, e a relação de causalidade entre esses fatores. Os fatores identificados se apóiam em pessoas, no processo de aprendizagem do discente e nos aspectos tangíveis. Para verificar empiricamente a adequação do modelo proposto, foram obtidos dados junto a discentes em Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo, por meio de um questionário. Foi usada a Modelagem de Equações Estruturais, seguida de um processo de ajustamento dos dados coletados, o que permitiu testar cinco constructos endógenos provenientes da teoria. Os resultados indicaram que os discentes baseiam a escolha da instituição em função da localização, e que a opção pelo curso tem por base o mercado de trabalho. Relativamente aos fatores de qualidade percebidos, a ordem encontrada foi: Corpo Docente; Corpo Técnico - Administrativo; Aspectos Tangíveis; Processo e Relacionamento entre Discentes. Foi possível classificar, dentro de cada fator, a importância de suas variáveis em função das cargas fatoriais obtidas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-03 2010-04-17 2015-12-03T18:35:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Rina Xavier. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2007. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/418 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Rina Xavier. Fatores de qualidade percebidos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis : um estudo das relações de causalidade com o estudo da modelagem das equações estruturais no Estado de São Paulo. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2007. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850328611356672 |