Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, José Marcos Zanella
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/657
Resumo: Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências Contábeis: um estudo de caso. Este trabalho tem o objetivo de conhecer melhor o aluno do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Santa Lúcia (FSL) em Mogi Mirim - SP. Acredita-se que, de posse das informações obtidas a Faculdade Santa Lúcia poderá dirigir seus esforços para sanar as dificuldades que o aluno enfrenta no seu processo de ensino aprendizagem. Apresenta-se uma visão geral dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, bem como a história da Faculdade Santa Lúcia. Através de questionários aplicados em sala de aula levanta-se o perfil do aluno e apura-se que quase 50% estão em sala de aula por não terem conseguido vaga em outro curso e pretendem transferir-se no semestre seguinte. Percebe-se que, quando o aluno entra em contato com o curso, essa tendência muda e, apenas 27% pretendem a transferência. São reconhecidos pelos alunos os esforços da (FSL) na busca da qualidade do curso. A visão distorcida que a sociedade tem do profissional juntamente com as atribuições dos técnicos em contabilidade são fatores que desestimulam os alunos. Verifica-se também, através dos questionários, que a ênfase excessiva na teoria e os métodos utilizados pelos professores em sala de aula são fatores que prejudicam a qualidade do curso. Nota-se, através de entrevistas com o corpo docente, que os professores procuram aprimorar seus conhecimentos através de cursos de Pós-Graduação. A falta de requisitos dos alunos é a principal tarefa que o professor enfrentará no seu trabalho docente. Como propostas de melhoria sugere-se ao Departamento de Contabilidade da instituição que implemente um trabalho conjunto, unindo a formação acadêmica e a prática. Às entidades de classe sugere-se que trabalhem visando expurgar a imagem negativa do profissional e revejam a posição dos técnicos da área. Aos cursos de pós-graduação solicita-se que a disciplina de Didática seja obrigatória em qualquer linha de pesquisa.
id FECAP-0_a526318fab2d32f50039632d8719a07c
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/657
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de casoAccountingContabilidade - Estudo e ensino (Superior)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISUma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências Contábeis: um estudo de caso. Este trabalho tem o objetivo de conhecer melhor o aluno do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Santa Lúcia (FSL) em Mogi Mirim - SP. Acredita-se que, de posse das informações obtidas a Faculdade Santa Lúcia poderá dirigir seus esforços para sanar as dificuldades que o aluno enfrenta no seu processo de ensino aprendizagem. Apresenta-se uma visão geral dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, bem como a história da Faculdade Santa Lúcia. Através de questionários aplicados em sala de aula levanta-se o perfil do aluno e apura-se que quase 50% estão em sala de aula por não terem conseguido vaga em outro curso e pretendem transferir-se no semestre seguinte. Percebe-se que, quando o aluno entra em contato com o curso, essa tendência muda e, apenas 27% pretendem a transferência. São reconhecidos pelos alunos os esforços da (FSL) na busca da qualidade do curso. A visão distorcida que a sociedade tem do profissional juntamente com as atribuições dos técnicos em contabilidade são fatores que desestimulam os alunos. Verifica-se também, através dos questionários, que a ênfase excessiva na teoria e os métodos utilizados pelos professores em sala de aula são fatores que prejudicam a qualidade do curso. Nota-se, através de entrevistas com o corpo docente, que os professores procuram aprimorar seus conhecimentos através de cursos de Pós-Graduação. A falta de requisitos dos alunos é a principal tarefa que o professor enfrentará no seu trabalho docente. Como propostas de melhoria sugere-se ao Departamento de Contabilidade da instituição que implemente um trabalho conjunto, unindo a formação acadêmica e a prática. Às entidades de classe sugere-se que trabalhem visando expurgar a imagem negativa do profissional e revejam a posição dos técnicos da área. Aos cursos de pós-graduação solicita-se que a disciplina de Didática seja obrigatória em qualquer linha de pesquisa.A contribution to improve the quality of the superior Accountancy course: a case study. The objective of this paperwork is to know better the student of the Accountancy course at Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Santa Lúcia (FSL) in Mogi Mirim - SP, in order to solve the difficulties they are facing in their teaching/learning process. A general view of the Accountancy Courses in Brazil is shown, as well as the FSL history. Through questionnaires applied in class a student profile is raised and we find out that almost 50% of the students are attending this course because they were not able to get into the course they preferred, and that they intend to get transferred in the next period. However, it is noticeable that, once the students make contact with the course, this tendency changes and only 27% still think about changing. The students are aware of the efforts FSL is making in its search for quality. The distorted view of this professional by society, together with the attributions of the accountancy technicians are factors that discourage the students. The questionnaires also make possible to realize that the excessive emphases in theory and the methods used by the teachers affect the course quality. Through interviews with the teachers it is possible to observe that they seek to improve their knowledge by attending post-graduation courses. The students´ educational deficiency is the major challenge the teachers will face in their job. As improvement proposal it is suggested that the Accountancy Department implement a joint work, merging the academic education and the practice. To the class entities it is proposed that they work aiming to expurgate the negative image of the professional and that they review the technicians position. To the post-graduation courses it is recommend that the didactic subject be mandatory in any research line.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado-BRFECAPMestrado em Controladoria e Contabilidade EstratégicaCei, Nena GeruzaCPF:88888888888Vasconcelos, Nanci Pereira deCPF:88888888888Oliveira, Antonio Benedito SilvaCPF:00378962884http://lattes.cnpq.br/6607115615912231Pinto, José Marcos Zanella2015-12-04T11:45:36Z2012-02-132001-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPINTO, José Marcos Zanella. Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso. 2001. 125 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:36:10Zoai:tede.fecap.br:tede/657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:36:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso
title Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso
spellingShingle Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso
Pinto, José Marcos Zanella
Accounting
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso
title_full Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso
title_fullStr Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso
title_full_unstemmed Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso
title_sort Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso
author Pinto, José Marcos Zanella
author_facet Pinto, José Marcos Zanella
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cei, Nena Geruza
CPF:88888888888
Vasconcelos, Nanci Pereira de
CPF:88888888888
Oliveira, Antonio Benedito Silva
CPF:00378962884
http://lattes.cnpq.br/6607115615912231
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, José Marcos Zanella
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Accounting
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências Contábeis: um estudo de caso. Este trabalho tem o objetivo de conhecer melhor o aluno do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Santa Lúcia (FSL) em Mogi Mirim - SP. Acredita-se que, de posse das informações obtidas a Faculdade Santa Lúcia poderá dirigir seus esforços para sanar as dificuldades que o aluno enfrenta no seu processo de ensino aprendizagem. Apresenta-se uma visão geral dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, bem como a história da Faculdade Santa Lúcia. Através de questionários aplicados em sala de aula levanta-se o perfil do aluno e apura-se que quase 50% estão em sala de aula por não terem conseguido vaga em outro curso e pretendem transferir-se no semestre seguinte. Percebe-se que, quando o aluno entra em contato com o curso, essa tendência muda e, apenas 27% pretendem a transferência. São reconhecidos pelos alunos os esforços da (FSL) na busca da qualidade do curso. A visão distorcida que a sociedade tem do profissional juntamente com as atribuições dos técnicos em contabilidade são fatores que desestimulam os alunos. Verifica-se também, através dos questionários, que a ênfase excessiva na teoria e os métodos utilizados pelos professores em sala de aula são fatores que prejudicam a qualidade do curso. Nota-se, através de entrevistas com o corpo docente, que os professores procuram aprimorar seus conhecimentos através de cursos de Pós-Graduação. A falta de requisitos dos alunos é a principal tarefa que o professor enfrentará no seu trabalho docente. Como propostas de melhoria sugere-se ao Departamento de Contabilidade da instituição que implemente um trabalho conjunto, unindo a formação acadêmica e a prática. Às entidades de classe sugere-se que trabalhem visando expurgar a imagem negativa do profissional e revejam a posição dos técnicos da área. Aos cursos de pós-graduação solicita-se que a disciplina de Didática seja obrigatória em qualquer linha de pesquisa.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-07-27
2012-02-13
2015-12-04T11:45:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, José Marcos Zanella. Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso. 2001. 125 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/657
identifier_str_mv PINTO, José Marcos Zanella. Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso. 2001. 125 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
-
BR
FECAP
Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
-
BR
FECAP
Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850327116087296