Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/657 |
Resumo: | Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências Contábeis: um estudo de caso. Este trabalho tem o objetivo de conhecer melhor o aluno do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Santa Lúcia (FSL) em Mogi Mirim - SP. Acredita-se que, de posse das informações obtidas a Faculdade Santa Lúcia poderá dirigir seus esforços para sanar as dificuldades que o aluno enfrenta no seu processo de ensino aprendizagem. Apresenta-se uma visão geral dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, bem como a história da Faculdade Santa Lúcia. Através de questionários aplicados em sala de aula levanta-se o perfil do aluno e apura-se que quase 50% estão em sala de aula por não terem conseguido vaga em outro curso e pretendem transferir-se no semestre seguinte. Percebe-se que, quando o aluno entra em contato com o curso, essa tendência muda e, apenas 27% pretendem a transferência. São reconhecidos pelos alunos os esforços da (FSL) na busca da qualidade do curso. A visão distorcida que a sociedade tem do profissional juntamente com as atribuições dos técnicos em contabilidade são fatores que desestimulam os alunos. Verifica-se também, através dos questionários, que a ênfase excessiva na teoria e os métodos utilizados pelos professores em sala de aula são fatores que prejudicam a qualidade do curso. Nota-se, através de entrevistas com o corpo docente, que os professores procuram aprimorar seus conhecimentos através de cursos de Pós-Graduação. A falta de requisitos dos alunos é a principal tarefa que o professor enfrentará no seu trabalho docente. Como propostas de melhoria sugere-se ao Departamento de Contabilidade da instituição que implemente um trabalho conjunto, unindo a formação acadêmica e a prática. Às entidades de classe sugere-se que trabalhem visando expurgar a imagem negativa do profissional e revejam a posição dos técnicos da área. Aos cursos de pós-graduação solicita-se que a disciplina de Didática seja obrigatória em qualquer linha de pesquisa. |
id |
FECAP-0_a526318fab2d32f50039632d8719a07c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/657 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de casoAccountingContabilidade - Estudo e ensino (Superior)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISUma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências Contábeis: um estudo de caso. Este trabalho tem o objetivo de conhecer melhor o aluno do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Santa Lúcia (FSL) em Mogi Mirim - SP. Acredita-se que, de posse das informações obtidas a Faculdade Santa Lúcia poderá dirigir seus esforços para sanar as dificuldades que o aluno enfrenta no seu processo de ensino aprendizagem. Apresenta-se uma visão geral dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, bem como a história da Faculdade Santa Lúcia. Através de questionários aplicados em sala de aula levanta-se o perfil do aluno e apura-se que quase 50% estão em sala de aula por não terem conseguido vaga em outro curso e pretendem transferir-se no semestre seguinte. Percebe-se que, quando o aluno entra em contato com o curso, essa tendência muda e, apenas 27% pretendem a transferência. São reconhecidos pelos alunos os esforços da (FSL) na busca da qualidade do curso. A visão distorcida que a sociedade tem do profissional juntamente com as atribuições dos técnicos em contabilidade são fatores que desestimulam os alunos. Verifica-se também, através dos questionários, que a ênfase excessiva na teoria e os métodos utilizados pelos professores em sala de aula são fatores que prejudicam a qualidade do curso. Nota-se, através de entrevistas com o corpo docente, que os professores procuram aprimorar seus conhecimentos através de cursos de Pós-Graduação. A falta de requisitos dos alunos é a principal tarefa que o professor enfrentará no seu trabalho docente. Como propostas de melhoria sugere-se ao Departamento de Contabilidade da instituição que implemente um trabalho conjunto, unindo a formação acadêmica e a prática. Às entidades de classe sugere-se que trabalhem visando expurgar a imagem negativa do profissional e revejam a posição dos técnicos da área. Aos cursos de pós-graduação solicita-se que a disciplina de Didática seja obrigatória em qualquer linha de pesquisa.A contribution to improve the quality of the superior Accountancy course: a case study. The objective of this paperwork is to know better the student of the Accountancy course at Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Santa Lúcia (FSL) in Mogi Mirim - SP, in order to solve the difficulties they are facing in their teaching/learning process. A general view of the Accountancy Courses in Brazil is shown, as well as the FSL history. Through questionnaires applied in class a student profile is raised and we find out that almost 50% of the students are attending this course because they were not able to get into the course they preferred, and that they intend to get transferred in the next period. However, it is noticeable that, once the students make contact with the course, this tendency changes and only 27% still think about changing. The students are aware of the efforts FSL is making in its search for quality. The distorted view of this professional by society, together with the attributions of the accountancy technicians are factors that discourage the students. The questionnaires also make possible to realize that the excessive emphases in theory and the methods used by the teachers affect the course quality. Through interviews with the teachers it is possible to observe that they seek to improve their knowledge by attending post-graduation courses. The students´ educational deficiency is the major challenge the teachers will face in their job. As improvement proposal it is suggested that the Accountancy Department implement a joint work, merging the academic education and the practice. To the class entities it is proposed that they work aiming to expurgate the negative image of the professional and that they review the technicians position. To the post-graduation courses it is recommend that the didactic subject be mandatory in any research line.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado-BRFECAPMestrado em Controladoria e Contabilidade EstratégicaCei, Nena GeruzaCPF:88888888888Vasconcelos, Nanci Pereira deCPF:88888888888Oliveira, Antonio Benedito SilvaCPF:00378962884http://lattes.cnpq.br/6607115615912231Pinto, José Marcos Zanella2015-12-04T11:45:36Z2012-02-132001-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPINTO, José Marcos Zanella. Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso. 2001. 125 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:36:10Zoai:tede.fecap.br:tede/657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:36:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso |
title |
Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso |
spellingShingle |
Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso Pinto, José Marcos Zanella Accounting Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso |
title_full |
Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso |
title_fullStr |
Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso |
title_sort |
Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso |
author |
Pinto, José Marcos Zanella |
author_facet |
Pinto, José Marcos Zanella |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cei, Nena Geruza CPF:88888888888 Vasconcelos, Nanci Pereira de CPF:88888888888 Oliveira, Antonio Benedito Silva CPF:00378962884 http://lattes.cnpq.br/6607115615912231 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, José Marcos Zanella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accounting Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Accounting Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências Contábeis: um estudo de caso. Este trabalho tem o objetivo de conhecer melhor o aluno do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Santa Lúcia (FSL) em Mogi Mirim - SP. Acredita-se que, de posse das informações obtidas a Faculdade Santa Lúcia poderá dirigir seus esforços para sanar as dificuldades que o aluno enfrenta no seu processo de ensino aprendizagem. Apresenta-se uma visão geral dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, bem como a história da Faculdade Santa Lúcia. Através de questionários aplicados em sala de aula levanta-se o perfil do aluno e apura-se que quase 50% estão em sala de aula por não terem conseguido vaga em outro curso e pretendem transferir-se no semestre seguinte. Percebe-se que, quando o aluno entra em contato com o curso, essa tendência muda e, apenas 27% pretendem a transferência. São reconhecidos pelos alunos os esforços da (FSL) na busca da qualidade do curso. A visão distorcida que a sociedade tem do profissional juntamente com as atribuições dos técnicos em contabilidade são fatores que desestimulam os alunos. Verifica-se também, através dos questionários, que a ênfase excessiva na teoria e os métodos utilizados pelos professores em sala de aula são fatores que prejudicam a qualidade do curso. Nota-se, através de entrevistas com o corpo docente, que os professores procuram aprimorar seus conhecimentos através de cursos de Pós-Graduação. A falta de requisitos dos alunos é a principal tarefa que o professor enfrentará no seu trabalho docente. Como propostas de melhoria sugere-se ao Departamento de Contabilidade da instituição que implemente um trabalho conjunto, unindo a formação acadêmica e a prática. Às entidades de classe sugere-se que trabalhem visando expurgar a imagem negativa do profissional e revejam a posição dos técnicos da área. Aos cursos de pós-graduação solicita-se que a disciplina de Didática seja obrigatória em qualquer linha de pesquisa. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-07-27 2012-02-13 2015-12-04T11:45:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, José Marcos Zanella. Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso. 2001. 125 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/657 |
identifier_str_mv |
PINTO, José Marcos Zanella. Uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino superior de Ciências contábeis : um estudo de caso. 2001. 125 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado - BR FECAP Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado - BR FECAP Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850327116087296 |