As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alexandre Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/295
Resumo: O tema central desta pesquisa é a identificação e análise dos principais fatores que geram dificuldades de aprendizagem de disciplinas matemáticas em alunos dos cursos de Administração de Empresas. Um grupo de 20 gestores das mais diversas áreas revelou através de entrevistas estruturadas "o quê" é importante de matemática para o administrador, sendo que suas respostas constituíram um importante subsídio para a construção de um instrumento de pesquisa que, aplicado a 271 alunos de duas instituições de ensino particular de São Paulo, apurou para 26 assertivas o grau de concordância quanto à razão apresentada para as dificuldades aqui pesquisadas. Os dados foram submetidos a testes estatísticos a analisados segundo o método multivariado de análise fatorial, com o auxílio da ferramenta computacional SPSS®. Seis fatores foram definidos, identificados como ensino "descontextualizado" gerando monotonia, didática, exclusão por aptidão natural, esforço, metodologia de aula e ambiente. Cada um dos fatores foi analisado segundo as teorias existentes trazendo a percepção de que o ensino "descontextualizado" é gerado por uma metodologia de aula obsoleta, que por sua vez encontra-se no bojo de uma didática inedequada, assim como o esforço dispendido pelos alunos em tais matérias é decorrente da aptidão natural dos mesmos em relação a tais assuntos. O ambiente, também apontado como determinante no processo de aprendizagem, é o palco sobre o qual os demais fatores são vivenciados pelos atores do curso de gestão empresarial. A gama de fatores relevantes aqui detectada pôde ser confirmada como parte integrante dos três principais focos geradores de problemas no ensino-aprendizagem de matemática, identificados pela academia como: falhas docentes, falhas cognitivas e problemas ambientais. Ao término, sugestões relevantes são tecidas objetivando amenizar os problemas mencionados.
id FECAP-0_d04874495dda4f1225514eef300151e7
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/295
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discenteMathematics - Study and teaching (Higher)LearningBusiness management - Study and teaching (Higher)Matemática - Estudo e ensino (Superior)AprendizagemAdministração de empresas - Estudo e ensino (Superior)ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASO tema central desta pesquisa é a identificação e análise dos principais fatores que geram dificuldades de aprendizagem de disciplinas matemáticas em alunos dos cursos de Administração de Empresas. Um grupo de 20 gestores das mais diversas áreas revelou através de entrevistas estruturadas "o quê" é importante de matemática para o administrador, sendo que suas respostas constituíram um importante subsídio para a construção de um instrumento de pesquisa que, aplicado a 271 alunos de duas instituições de ensino particular de São Paulo, apurou para 26 assertivas o grau de concordância quanto à razão apresentada para as dificuldades aqui pesquisadas. Os dados foram submetidos a testes estatísticos a analisados segundo o método multivariado de análise fatorial, com o auxílio da ferramenta computacional SPSS®. Seis fatores foram definidos, identificados como ensino "descontextualizado" gerando monotonia, didática, exclusão por aptidão natural, esforço, metodologia de aula e ambiente. Cada um dos fatores foi analisado segundo as teorias existentes trazendo a percepção de que o ensino "descontextualizado" é gerado por uma metodologia de aula obsoleta, que por sua vez encontra-se no bojo de uma didática inedequada, assim como o esforço dispendido pelos alunos em tais matérias é decorrente da aptidão natural dos mesmos em relação a tais assuntos. O ambiente, também apontado como determinante no processo de aprendizagem, é o palco sobre o qual os demais fatores são vivenciados pelos atores do curso de gestão empresarial. A gama de fatores relevantes aqui detectada pôde ser confirmada como parte integrante dos três principais focos geradores de problemas no ensino-aprendizagem de matemática, identificados pela academia como: falhas docentes, falhas cognitivas e problemas ambientais. Ao término, sugestões relevantes são tecidas objetivando amenizar os problemas mencionados.This research focus in identifying and analysing the main factors that determine the difficulties in the learning process related process related to mathematical disciplines present in the business graduation programs 20 managers of different areas were interviewed and disclosed "what" is really important of mathematics for the administrator, and their answers based the construction of a questionnaire that, applied to 271 students of two privates education institutions in Sao Paulo, measured the agreement level for each one of the 26 questions. Results (data) were statistically analyzed using multivariate data techniques, specially factor analysis with a computacional tool, SPSS.The results showed six main factors that were named as follow: teaching process unconnected with reality generating monotony, didatics, exclusion by natural aptitude, level of effort needed, class methodology and enviroment. Each factor was analysed according to existent theorical approaches, clarifying that teaching process unconneted with reality is generated by an obsolete class methodology, found in the bulge of an inadequate didatics, as well the students effort in such disciplines is related to their natural aptitude didatics, as well the students effort in such disciplines is related to their natural aptitude to work with them. The enviroment, pointed as an important component for the learning process, is the scenary where all the mentioned factors are lived by the business programs actors. All the factors detected were confirmed as part of the three worse identified problems in the mathematical teach-learning process: teaching imperfections, cognitive disfunctions and enviroment. At the end, some suggestions were made in order to brighten up the mentioned problems.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasSilva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Barros Filho, JomarCPF:15301450824http://lattes.cnpq.br/0478997808508852Pontes, Cecilia Carmen CunhaCPF:49061755891http://lattes.cnpq.br/9357489138452468Rodrigues, Alexandre Silva2015-12-03T18:32:50Z2010-06-262005-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRODRIGUES, Alexandre Silva. As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T20:24:25Zoai:tede.fecap.br:tede/295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T20:24:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente
title As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente
spellingShingle As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente
Rodrigues, Alexandre Silva
Mathematics - Study and teaching (Higher)
Learning
Business management - Study and teaching (Higher)
Matemática - Estudo e ensino (Superior)
Aprendizagem
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente
title_full As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente
title_fullStr As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente
title_full_unstemmed As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente
title_sort As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente
author Rodrigues, Alexandre Silva
author_facet Rodrigues, Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da
CPF:87300176887
http://lattes.cnpq.br/9583759917108842
Barros Filho, Jomar
CPF:15301450824
http://lattes.cnpq.br/0478997808508852
Pontes, Cecilia Carmen Cunha
CPF:49061755891
http://lattes.cnpq.br/9357489138452468
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching (Higher)
Learning
Business management - Study and teaching (Higher)
Matemática - Estudo e ensino (Superior)
Aprendizagem
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Mathematics - Study and teaching (Higher)
Learning
Business management - Study and teaching (Higher)
Matemática - Estudo e ensino (Superior)
Aprendizagem
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description O tema central desta pesquisa é a identificação e análise dos principais fatores que geram dificuldades de aprendizagem de disciplinas matemáticas em alunos dos cursos de Administração de Empresas. Um grupo de 20 gestores das mais diversas áreas revelou através de entrevistas estruturadas "o quê" é importante de matemática para o administrador, sendo que suas respostas constituíram um importante subsídio para a construção de um instrumento de pesquisa que, aplicado a 271 alunos de duas instituições de ensino particular de São Paulo, apurou para 26 assertivas o grau de concordância quanto à razão apresentada para as dificuldades aqui pesquisadas. Os dados foram submetidos a testes estatísticos a analisados segundo o método multivariado de análise fatorial, com o auxílio da ferramenta computacional SPSS®. Seis fatores foram definidos, identificados como ensino "descontextualizado" gerando monotonia, didática, exclusão por aptidão natural, esforço, metodologia de aula e ambiente. Cada um dos fatores foi analisado segundo as teorias existentes trazendo a percepção de que o ensino "descontextualizado" é gerado por uma metodologia de aula obsoleta, que por sua vez encontra-se no bojo de uma didática inedequada, assim como o esforço dispendido pelos alunos em tais matérias é decorrente da aptidão natural dos mesmos em relação a tais assuntos. O ambiente, também apontado como determinante no processo de aprendizagem, é o palco sobre o qual os demais fatores são vivenciados pelos atores do curso de gestão empresarial. A gama de fatores relevantes aqui detectada pôde ser confirmada como parte integrante dos três principais focos geradores de problemas no ensino-aprendizagem de matemática, identificados pela academia como: falhas docentes, falhas cognitivas e problemas ambientais. Ao término, sugestões relevantes são tecidas objetivando amenizar os problemas mencionados.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-04
2010-06-26
2015-12-03T18:32:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Alexandre Silva. As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/295
identifier_str_mv RODRIGUES, Alexandre Silva. As dificuldades de aprendizagem das disciplinas matemáticas nos cursos de gestão empresarial : fatores determinantes segundo o corpo discente. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330797637632