Atitude do consumidor diante das práticas de marketing:um estudo comparativo entre jovens e idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corassari, W. D. R.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/232
Resumo: Muitos são os trabalhos sobre a atitude do consumidor diante das práticas de marketing publicados em língua inglesa, entre eles, destacam-se os de (GASKI; ETZEL, 1986 ; ROBERTS; MANOLIS, 2000). Avaliam a atitude do consumidor diante das práticas de marketing das empresas em geral e em determinados contextos geográficos. A abundância de estudos sobre o assunto no estrangeiro não se observa no Brasil, onde nenhum trabalho foi localizado a esse respeito. Por isso, o objetivo geral desta dissertação foi estudar a atitude do consumidor diante das práticas de marketing. Daí se desdobram os dois primeiros objetivos específicos desta dissertação: a) validar uma escala utilizada para avaliar a atitude do consumidor diante das práticas de marketing; b) avaliar a atitude do consumidor diante das práticas de marketing. Mas, argumenta-se que a atitude do consumidor idoso seria diferente, se comparada à de gerações mais novas (ROBERTS; MANOLIS, 2000). Por tanto, outros objetivos específicos foram: c) avaliar a atitude do consumidor jovem diante das práticas de marketing; d) avaliar a atitude do consumidor idoso diante das práticas de marketing; d) comparar a atitude de consumidores jovens e idosos diante das práticas de marketing. Realizou-se um levantamento com a escala desenvolvida por Gaski e Etzel (1986), os principais estudiosos do assunto. Os resultados mostraram que: a) a escala utilizada é confiável para a avaliação da atitude do consumidor diante das práticas de marketing; b) a atitude do consumidor diante das práticas de marketing é favorável; c) a atitude do consumidor jovem é favorável com exceção do "P" praça; d) a atitude do consumidor idoso foi favorável, com exceção dos "Ps" preço e propaganda; e e) a comparação da atitude de consumidores jovens e idosos mostrou que a atitude do primeiro grupo se mostra mais favorável. tais resultados levam a concluir que a atitude dom consumidor diante das práticas de marketing se mostram favoráveis, entretanto, devido a alguns resultados desfavoráveis para os "P" praça na avaliação da atitude do consumidor jovem e do composto preço e propaganda para o idoso, se faz necessário que as empresas revejam suas estratégias para as ações voltadas aos consumidores, a fim de influenciar na atitude desses consumidores para a aquisição e consumo de seus produtos e/ou serviços.
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Mas, argumenta-se que a atitude do consumidor idoso seria diferente, se comparada à de gerações mais novas (ROBERTS; MANOLIS, 2000). Por tanto, outros objetivos específicos foram: c) avaliar a atitude do consumidor jovem diante das práticas de marketing; d) avaliar a atitude do consumidor idoso diante das práticas de marketing; d) comparar a atitude de consumidores jovens e idosos diante das práticas de marketing. Realizou-se um levantamento com a escala desenvolvida por Gaski e Etzel (1986), os principais estudiosos do assunto. Os resultados mostraram que: a) a escala utilizada é confiável para a avaliação da atitude do consumidor diante das práticas de marketing; b) a atitude do consumidor diante das práticas de marketing é favorável; c) a atitude do consumidor jovem é favorável com exceção do "P" praça; d) a atitude do consumidor idoso foi favorável, com exceção dos "Ps" preço e propaganda; e e) a comparação da atitude de consumidores jovens e idosos mostrou que a atitude do primeiro grupo se mostra mais favorável. tais resultados levam a concluir que a atitude dom consumidor diante das práticas de marketing se mostram favoráveis, entretanto, devido a alguns resultados desfavoráveis para os "P" praça na avaliação da atitude do consumidor jovem e do composto preço e propaganda para o idoso, se faz necessário que as empresas revejam suas estratégias para as ações voltadas aos consumidores, a fim de influenciar na atitude desses consumidores para a aquisição e consumo de seus produtos e/ou serviços.The works related the costumer's attitude toward the marketing practices abroad are several. They evaluate the costumer's attitude toward the marketing practices of the companies in general and in certain geographic contexts. The huge amount of studies on that subject abroad doesn't happen in Brazil, where no work related to this subject has been found yet. That's why, the main goal of this dissertations was to study the costumer's attitude toward the marketing practices. Then we have the two first specific goals of this dissertation: a) validate a scale used to study the costumer's attitude toward the marketing practices; b) evaluate the costumer's attitude toward the marketing practices. But, it's argued that elderly costumer's attitude is different, if compared to the younger generations (ROBERT; MANOLIS, 2000). So, other specific goals were: evaluate the young costumer's attitude toward the marketing practices; d) evaluate the ederly costumer's attitude toward the marketing practices; d) evaluate the ederly costumer's attitude toward the marketing practices; e) compare the attitudes toward marketing practices for young and elderly costumers. The research was done using the scale developed by Gaski e Etzel (1986), the main researchers on this subject. The results showed that: a) the scale used is reliable to evalute the costumer's attitude toward marketing practices for young costumer's attitude was considered partially favorable, except by price and advertising; e) the comparasion between the young and elderly costumers showed price and advertising; e) the comparasion between the young and elderly costumers showed that the ypung costumer's attitude is considered more favorable than the elderly ones. After analysing those results we concluded that the costumer's attitude toward the marketing analysing those results we concluded that the costumer's attitude toward the marketing practices revealed to the favorable to the costumers, however, due to soem negative results with the itens place in the young costumer's attitude evaluation and the itens price ans advertising for the elderly costumer, it's necessary for the companies to review their strategies for the actions related to the costumers, aiming to influence these costumer's attitude to purchase and consume the products and/or services.Centro Universitário FEI, São PauloHuertas, Melby K. Z.Corassari, W. D. R.2019-03-15T17:44:43Z2019-03-15T17:44:43Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORASSARI, W. D. R. <b> Atitude do consumidor diante das práticas de marketing: </b> um estudo comparativo entre jovens e idosos. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2009 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003524.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2018.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/232porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:06:10Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T13:06:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
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