A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Maria Cecilia Coutinho de
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38564
Resumo: Although there are so many different markets, a marketing professional can work in, one understands that the volume and impact of marketing decisions upon the final consumer justifies an special attention, under the Ethics point of view. For this reason, the central analysis of this article relies upon consumer goods marketing. Many transactions have taken place among producers, wholesalers and retailers, before the product is available to the consumers. The producers of consumer goods were chosen as universe in this exploratory study.
id FGV-7_e95a19d45e3a6717409b8fffc3b39e50
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/38564
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no BrasilA ética no marketing das indústrias de bens de consumo no BrasilEthicsmarketingconsumer goodscodes of ethicsindustryÉticamarketingbens de consumocódigo de éticaindústriaAlthough there are so many different markets, a marketing professional can work in, one understands that the volume and impact of marketing decisions upon the final consumer justifies an special attention, under the Ethics point of view. For this reason, the central analysis of this article relies upon consumer goods marketing. Many transactions have taken place among producers, wholesalers and retailers, before the product is available to the consumers. The producers of consumer goods were chosen as universe in this exploratory study.Embora sejam muito variados os mercados em que pode operar um profissional de marketing, entende-se que o volume e o impacto das ações de marketing sobre o consumidor final justifiquem uma especial atenção, do ponto de vista da ética. Por esse motivo, o marketing dos bens de consumo constituirá o ponto central de análise do artigo. Até que o produto chegue ao consumidor final, muitas transações entre produtores, atacadistas e varejistas já se efetuaram. As indústrias, tratadas como produtores ou fabricantes de bens de consumo, foram escolhidas para o universo do estudo exploratório.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas1993-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38564RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 33 No. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 16-28RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 33 Núm. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 16-28RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 33 n. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 16-282178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38564/37303Arruda, Maria Cecilia Coutinho deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T12:15:17Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/38564Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:59.595379Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil
A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil
title A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil
spellingShingle A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil
Arruda, Maria Cecilia Coutinho de
Ethics
marketing
consumer goods
codes of ethics
industry
Ética
marketing
bens de consumo
código de ética
indústria
title_short A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil
title_full A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil
title_fullStr A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil
title_full_unstemmed A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil
title_sort A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil
author Arruda, Maria Cecilia Coutinho de
author_facet Arruda, Maria Cecilia Coutinho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Maria Cecilia Coutinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ethics
marketing
consumer goods
codes of ethics
industry
Ética
marketing
bens de consumo
código de ética
indústria
topic Ethics
marketing
consumer goods
codes of ethics
industry
Ética
marketing
bens de consumo
código de ética
indústria
description Although there are so many different markets, a marketing professional can work in, one understands that the volume and impact of marketing decisions upon the final consumer justifies an special attention, under the Ethics point of view. For this reason, the central analysis of this article relies upon consumer goods marketing. Many transactions have taken place among producers, wholesalers and retailers, before the product is available to the consumers. The producers of consumer goods were chosen as universe in this exploratory study.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38564
url https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38564/37303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 33 No. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 16-28
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 33 Núm. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 16-28
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 33 n. 1 (1993): janeiro-fevereiro; 16-28
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1798943139843538944