O que é ser um acadêmico indígena de administração?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KLICHOWSKI,RENAN CARLOS
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CASSANDRE,MARCIO PASCOAL, AMARAL,WAGNER ROBERTO DO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000200353
Resumo: Resumo Historicamente, a educação superior, em especial nos cursos de administração no Brasil, foi criada e aperfeiçoada pelas classes dominantes e seus interesses políticos e desenvolvimentistas. As iniciativas de reserva de vagas para indígenas estudarem nas universidades públicas brasileiras, como no caso das universidades estaduais do Paraná, a partir de 2001, passaram a ser uma novidade questionada por esses estudantes, por meio de barreiras levantadas na estrutura educacional não contemplativas do chamado pertencimento étnico-comunitário e acadêmico dos estudantes. O objetivo geral deste estudo é identificar e analisar quais as compreensões, expectativas e os dilemas presentes nos percursos formativos dos estudantes indígenas dos cursos de administração das universidades estaduais paranaenses. Em busca desse conhecimento, a história de vida, por meio da estratégia do testemunho, foi utilizada para compreender e analisar as experiências dos indígenas relativas aos seus percursos formativos. A pesquisa indicou pistas do que é ser um acadêmico de administração indígena no espaço acadêmico e étnico-comunitário, além de apontar anseios com relação ao mundo do trabalho. Teoricamente, o estudo trouxe uma perspectiva mais restrita ao duplo pertencimento, saindo de uma visão macro.
id FGV-9_a9034e1e80c03babae4bc025c94621eb
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512020000200353
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling O que é ser um acadêmico indígena de administração?Estudante indígenaUniversidadeDuplo pertencimentoAdministraçãoTestemunhoResumo Historicamente, a educação superior, em especial nos cursos de administração no Brasil, foi criada e aperfeiçoada pelas classes dominantes e seus interesses políticos e desenvolvimentistas. As iniciativas de reserva de vagas para indígenas estudarem nas universidades públicas brasileiras, como no caso das universidades estaduais do Paraná, a partir de 2001, passaram a ser uma novidade questionada por esses estudantes, por meio de barreiras levantadas na estrutura educacional não contemplativas do chamado pertencimento étnico-comunitário e acadêmico dos estudantes. O objetivo geral deste estudo é identificar e analisar quais as compreensões, expectativas e os dilemas presentes nos percursos formativos dos estudantes indígenas dos cursos de administração das universidades estaduais paranaenses. Em busca desse conhecimento, a história de vida, por meio da estratégia do testemunho, foi utilizada para compreender e analisar as experiências dos indígenas relativas aos seus percursos formativos. A pesquisa indicou pistas do que é ser um acadêmico de administração indígena no espaço acadêmico e étnico-comunitário, além de apontar anseios com relação ao mundo do trabalho. Teoricamente, o estudo trouxe uma perspectiva mais restrita ao duplo pertencimento, saindo de uma visão macro.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000200353Cadernos EBAPE.BR v.18 n.2 2020reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395177916info:eu-repo/semantics/openAccessKLICHOWSKI,RENAN CARLOSCASSANDRE,MARCIO PASCOALAMARAL,WAGNER ROBERTO DOpor2020-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512020000200353Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2020-07-08T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é ser um acadêmico indígena de administração?
title O que é ser um acadêmico indígena de administração?
spellingShingle O que é ser um acadêmico indígena de administração?
KLICHOWSKI,RENAN CARLOS
Estudante indígena
Universidade
Duplo pertencimento
Administração
Testemunho
title_short O que é ser um acadêmico indígena de administração?
title_full O que é ser um acadêmico indígena de administração?
title_fullStr O que é ser um acadêmico indígena de administração?
title_full_unstemmed O que é ser um acadêmico indígena de administração?
title_sort O que é ser um acadêmico indígena de administração?
author KLICHOWSKI,RENAN CARLOS
author_facet KLICHOWSKI,RENAN CARLOS
CASSANDRE,MARCIO PASCOAL
AMARAL,WAGNER ROBERTO DO
author_role author
author2 CASSANDRE,MARCIO PASCOAL
AMARAL,WAGNER ROBERTO DO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv KLICHOWSKI,RENAN CARLOS
CASSANDRE,MARCIO PASCOAL
AMARAL,WAGNER ROBERTO DO
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante indígena
Universidade
Duplo pertencimento
Administração
Testemunho
topic Estudante indígena
Universidade
Duplo pertencimento
Administração
Testemunho
description Resumo Historicamente, a educação superior, em especial nos cursos de administração no Brasil, foi criada e aperfeiçoada pelas classes dominantes e seus interesses políticos e desenvolvimentistas. As iniciativas de reserva de vagas para indígenas estudarem nas universidades públicas brasileiras, como no caso das universidades estaduais do Paraná, a partir de 2001, passaram a ser uma novidade questionada por esses estudantes, por meio de barreiras levantadas na estrutura educacional não contemplativas do chamado pertencimento étnico-comunitário e acadêmico dos estudantes. O objetivo geral deste estudo é identificar e analisar quais as compreensões, expectativas e os dilemas presentes nos percursos formativos dos estudantes indígenas dos cursos de administração das universidades estaduais paranaenses. Em busca desse conhecimento, a história de vida, por meio da estratégia do testemunho, foi utilizada para compreender e analisar as experiências dos indígenas relativas aos seus percursos formativos. A pesquisa indicou pistas do que é ser um acadêmico de administração indígena no espaço acadêmico e étnico-comunitário, além de apontar anseios com relação ao mundo do trabalho. Teoricamente, o estudo trouxe uma perspectiva mais restrita ao duplo pertencimento, saindo de uma visão macro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000200353
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000200353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395177916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.18 n.2 2020
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115886719959040