Compreendendo as variações e os determinantes do engajamento e motivação para o trabalho de servidores públicos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/27716 |
Resumo: | A fragmentação teórica do campo da motivação gera dificuldades para a construção do conhecimento e para a aplicabilidade prática dos estudos motivacionais. Recentemente, o conceito de engajamento tem emergido na literatura e auxiliado na superação dessa fragmentação, permitindo a comparabilidade dos estudos. Esta pesquisa mergulha no interior da administração pública e investiga as diferenças entre servidores de alto e baixo engajamento em três diferentes realidades: fiscais de rua de atividades urbanas, servidores da assistência social e funcionários de áreas administrativas, de um município de grande porte. O estudo mobiliza, também, resultados de pesquisas recentes sobre public service motivation (PSM), buscando compreender a relação entre valores individuais e aspectos organizacionais para explicar o engajamento desses servidores. A aplicabilidade analítica da PSM para estudos no Brasil é discutida. A pesquisa utiliza técnicas quantitativas e qualitativas de forma combinada. Aplicou-se um survey com 443 indivíduos dos três casos, a partir do qual foram identificados servidores nos extremos do engajamento. Em seguida, foram realizadas 59 entrevistas semiestruturadas com estes servidores. Finalmente, executou-se uma série de testes estatísticos, dentre eles a modelagem de equações estruturais, para identificar os determinantes do engajamento. O modelo investigado explicou 41% das variações do engajamento. O estudo contribui para o conhecimento sugerido proposições teóricas de médio alcance, menores, mais contextuais, porém mais úteis para descortinar a complexidade da motivação do servidor público brasileiro. |
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Assis, Luis Otávio Milagres deEscolas::EAESPDutra, Joel SouzaFranzese, CibeleMartins, Humberto FalcãoPacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro2019-07-22T15:56:13Z2019-07-22T15:56:13Z2019-06-26https://hdl.handle.net/10438/27716A fragmentação teórica do campo da motivação gera dificuldades para a construção do conhecimento e para a aplicabilidade prática dos estudos motivacionais. Recentemente, o conceito de engajamento tem emergido na literatura e auxiliado na superação dessa fragmentação, permitindo a comparabilidade dos estudos. Esta pesquisa mergulha no interior da administração pública e investiga as diferenças entre servidores de alto e baixo engajamento em três diferentes realidades: fiscais de rua de atividades urbanas, servidores da assistência social e funcionários de áreas administrativas, de um município de grande porte. O estudo mobiliza, também, resultados de pesquisas recentes sobre public service motivation (PSM), buscando compreender a relação entre valores individuais e aspectos organizacionais para explicar o engajamento desses servidores. A aplicabilidade analítica da PSM para estudos no Brasil é discutida. A pesquisa utiliza técnicas quantitativas e qualitativas de forma combinada. Aplicou-se um survey com 443 indivíduos dos três casos, a partir do qual foram identificados servidores nos extremos do engajamento. Em seguida, foram realizadas 59 entrevistas semiestruturadas com estes servidores. Finalmente, executou-se uma série de testes estatísticos, dentre eles a modelagem de equações estruturais, para identificar os determinantes do engajamento. O modelo investigado explicou 41% das variações do engajamento. O estudo contribui para o conhecimento sugerido proposições teóricas de médio alcance, menores, mais contextuais, porém mais úteis para descortinar a complexidade da motivação do servidor público brasileiro.The job motivation field is characterized by a degree of theoretical fragmentation which creates difficulties for research and for practical applicability of motivational studies. Recently, the concept of job engagement has been emerging in the literature with the potential to help to overcome the theoretical fragmentation and allowing the comparability of studies. This research delves into public administration and investigates the differences between employees with high and low engagement level in three different realities: urban law enforcement agents, social workers and administrative staff in a large municipality in Brazil. This research also discusses and investigates the concept of public service motivation (PSM), connecting individual values and organizational aspects to understand employees’ engagement level. The applicability of PSM in Brazil is analyzed. This research uses combined quantitative and qualitative techniques. A survey was conducted with 443 individuals from the three cases and individuals at the extremes of engagement were identified. Then, 59 semi-structured interviews were conducted with these employees. Finally, a structural equation modeling was applied to investigate engagement main drivers. Model investigated explained 41% of the variations of engagement. The study contributes to the literature by suggesting middle-level theoretical propositions, which are smaller, more contextual, but more useful to uncover the motivational dynamics of Brazilian public employees.porJob motivationPublic service motivationEngagementPublic sectorMotivação para o trabalhoMotivação para o serviço públicoEngajamentoSetor públicoAdministração de empresasAdministração pública - BrasilMotivação no trabalhoServidores públicosPessoal - AvaliaçãoCompreendendo as variações e os determinantes do engajamento e motivação para o trabalho de servidores públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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A fragmentação teórica do campo da motivação gera dificuldades para a construção do conhecimento e para a aplicabilidade prática dos estudos motivacionais. Recentemente, o conceito de engajamento tem emergido na literatura e auxiliado na superação dessa fragmentação, permitindo a comparabilidade dos estudos. Esta pesquisa mergulha no interior da administração pública e investiga as diferenças entre servidores de alto e baixo engajamento em três diferentes realidades: fiscais de rua de atividades urbanas, servidores da assistência social e funcionários de áreas administrativas, de um município de grande porte. O estudo mobiliza, também, resultados de pesquisas recentes sobre public service motivation (PSM), buscando compreender a relação entre valores individuais e aspectos organizacionais para explicar o engajamento desses servidores. A aplicabilidade analítica da PSM para estudos no Brasil é discutida. A pesquisa utiliza técnicas quantitativas e qualitativas de forma combinada. Aplicou-se um survey com 443 indivíduos dos três casos, a partir do qual foram identificados servidores nos extremos do engajamento. Em seguida, foram realizadas 59 entrevistas semiestruturadas com estes servidores. Finalmente, executou-se uma série de testes estatísticos, dentre eles a modelagem de equações estruturais, para identificar os determinantes do engajamento. O modelo investigado explicou 41% das variações do engajamento. O estudo contribui para o conhecimento sugerido proposições teóricas de médio alcance, menores, mais contextuais, porém mais úteis para descortinar a complexidade da motivação do servidor público brasileiro. |
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