Red Bull Gaining Momentum in European Club Football: the competitive advantage of Rasen Ballsport Leipzig e.V.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/29358 |
Resumo: | Porter influenciou a mais recente literatura sobre competitividade com o seu conceito de vantagem competitiva. Em combinação com a sua idealização de proposição única de valor, ele guiou o posicionamento de empresas em ambientes altamente dinâmicos, promovido pela globalização e digitalização. De forma a posicionar os seus produtos eficientemente, diversas empresas usam o patrocínio desportivo como uma ferramenta de marketing. Nesta dissertação foi desenvolvido um caso de estudo, que tem como objetivo educar estudantes de licenciatura e mestrado sobre o conceito de vantagem competitiva, proposição de valor e patrocínio desportivo. A título de exemplo, foi utilizado o conglomerado internacional de futebol do Red Bull, com o seu clube Rasen Ballsport Leipzig e.V.. O mercado de futebol alemão apresenta elevadas barreiras de entrada a investidores financeiros, no entanto a Red Bull arranjou forma de obter 100% de participação num clube de futebol da terceira liga mais forte da Europa. Com uma estratégia de transferências marcante, contratando apenas atletas entre as idades 17-23 anos, limite salarial de 3 milhões por ano e com características relevantes como a disciplina, humildade, o clube ascendeu da quinta divisão alemã para a primeira em apenas 7 anos e alcançou a UEFA Champions League em duas das três temporadas que marcou presença na primeira divisão. A competitividade internacional retornou a dobrar a Red Bull, através de transmissões internacionais, maior exposição da marca da bebida energética e adicionalmente um aumento do valor de mercado dos jovens talento do clube. |
id |
FGV_3dae569afea6a2ae15d05aa08ce293d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/29358 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Penke, LarsEscolas::EBAPECyrino, Álvaro BrunoEncarnação, PedroCounti, RafaelleBarbosa, Luiz Gustavo Medeiros2020-06-29T13:48:33Z2020-06-29T13:48:33Z2020-05-29https://hdl.handle.net/10438/29358Porter influenciou a mais recente literatura sobre competitividade com o seu conceito de vantagem competitiva. Em combinação com a sua idealização de proposição única de valor, ele guiou o posicionamento de empresas em ambientes altamente dinâmicos, promovido pela globalização e digitalização. De forma a posicionar os seus produtos eficientemente, diversas empresas usam o patrocínio desportivo como uma ferramenta de marketing. Nesta dissertação foi desenvolvido um caso de estudo, que tem como objetivo educar estudantes de licenciatura e mestrado sobre o conceito de vantagem competitiva, proposição de valor e patrocínio desportivo. A título de exemplo, foi utilizado o conglomerado internacional de futebol do Red Bull, com o seu clube Rasen Ballsport Leipzig e.V.. O mercado de futebol alemão apresenta elevadas barreiras de entrada a investidores financeiros, no entanto a Red Bull arranjou forma de obter 100% de participação num clube de futebol da terceira liga mais forte da Europa. Com uma estratégia de transferências marcante, contratando apenas atletas entre as idades 17-23 anos, limite salarial de 3 milhões por ano e com características relevantes como a disciplina, humildade, o clube ascendeu da quinta divisão alemã para a primeira em apenas 7 anos e alcançou a UEFA Champions League em duas das três temporadas que marcou presença na primeira divisão. A competitividade internacional retornou a dobrar a Red Bull, através de transmissões internacionais, maior exposição da marca da bebida energética e adicionalmente um aumento do valor de mercado dos jovens talento do clube.Porter has majorly shaped the recent literature about competitiveness with his concept of competitive advantage. In combination with his idea of a unique value proposition, he has driven companies how to position themselves in the highly dynamic environment, fostered through globalization and digitization. In order to position their products efficiently, many companies use sports sponsoring as a marketing measure. A teaching case, that aims at educating undergraduate and post-graduate students about the concept of competitive advantage, value proposition and sports sponsoring has been developed. For this, Red Bull’s international football conglomerate, with its top club Rasen Ballsport Leipzig e.V. was taken as an example. The German football market has high market entry barriers for financial investors, however Red Bull found ways to establish a 100% equity owned club in Europe’s third strongest league. With a remarkable transfer strategy, only signing players between 17-23, with a salary cap of €3m/a and strong characteristics such a discipline and humbleness, the club moved up from Germany’s fifth league to the first in just seven years and reached the UEFA Champions League in two out of three seasons in the first league. The international competitiveness pays off twofold for Red Bull, as through displays in international broadcasting, brand awareness for the energy drink increases too, aside the increased market value of the club’s young talents.engProposta de valorVantagem competitivaCompetitividadeMarketingRechamada da marcaValue propositionCompetitive advantageCompetitivenessBrand recallAdministração de empresasConcorrênciaMarketingPatrocínio esportivo - EuropaPlanejamento estratégicoRed Bull Gaining Momentum in European Club Football: the competitive advantage of Rasen Ballsport Leipzig e.V.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-05-29reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMT Lars Penke B38042 FGV EBAPE.pdfMT Lars Penke B38042 FGV EBAPE.pdfPDFapplication/pdf5216968https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b1d35a70-9023-4941-81c0-2ac9757491f3/download50ca056cd9f4d2f3371902c64d8bcd77MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bbbc0335-8b7f-4199-aeea-c7566fadd0a5/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTMT Lars Penke B38042 FGV EBAPE.pdf.txtMT Lars Penke B38042 FGV EBAPE.pdf.txtExtracted texttext/plain100822https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ceb3a7b3-9e96-4948-9610-d1511fc29886/download4df021789dc9c5261cf5e93d4e4db79cMD55THUMBNAILMT Lars Penke B38042 FGV EBAPE.pdf.jpgMT Lars Penke B38042 FGV EBAPE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3910https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f70c53dd-acea-4f14-b300-3c1b94f2783f/download2aef7b21770aa94e15641917f2addf98MD5610438/293582023-11-25 10:45:30.08open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29358https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T10:45:30Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.eng.fl_str_mv |
Red Bull Gaining Momentum in European Club Football: the competitive advantage of Rasen Ballsport Leipzig e.V. |
title |
Red Bull Gaining Momentum in European Club Football: the competitive advantage of Rasen Ballsport Leipzig e.V. |
spellingShingle |
Red Bull Gaining Momentum in European Club Football: the competitive advantage of Rasen Ballsport Leipzig e.V. Penke, Lars Proposta de valor Vantagem competitiva Competitividade Marketing Rechamada da marca Value proposition Competitive advantage Competitiveness Brand recall Administração de empresas Concorrência Marketing Patrocínio esportivo - Europa Planejamento estratégico |
title_short |
Red Bull Gaining Momentum in European Club Football: the competitive advantage of Rasen Ballsport Leipzig e.V. |
title_full |
Red Bull Gaining Momentum in European Club Football: the competitive advantage of Rasen Ballsport Leipzig e.V. |
title_fullStr |
Red Bull Gaining Momentum in European Club Football: the competitive advantage of Rasen Ballsport Leipzig e.V. |
title_full_unstemmed |
Red Bull Gaining Momentum in European Club Football: the competitive advantage of Rasen Ballsport Leipzig e.V. |
title_sort |
Red Bull Gaining Momentum in European Club Football: the competitive advantage of Rasen Ballsport Leipzig e.V. |
author |
Penke, Lars |
author_facet |
Penke, Lars |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EBAPE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Cyrino, Álvaro Bruno Encarnação, Pedro Counti, Rafaelle |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penke, Lars |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Luiz Gustavo Medeiros |
contributor_str_mv |
Barbosa, Luiz Gustavo Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proposta de valor Vantagem competitiva Competitividade Marketing Rechamada da marca |
topic |
Proposta de valor Vantagem competitiva Competitividade Marketing Rechamada da marca Value proposition Competitive advantage Competitiveness Brand recall Administração de empresas Concorrência Marketing Patrocínio esportivo - Europa Planejamento estratégico |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Value proposition Competitive advantage Competitiveness Brand recall |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Concorrência Marketing Patrocínio esportivo - Europa Planejamento estratégico |
description |
Porter influenciou a mais recente literatura sobre competitividade com o seu conceito de vantagem competitiva. Em combinação com a sua idealização de proposição única de valor, ele guiou o posicionamento de empresas em ambientes altamente dinâmicos, promovido pela globalização e digitalização. De forma a posicionar os seus produtos eficientemente, diversas empresas usam o patrocínio desportivo como uma ferramenta de marketing. Nesta dissertação foi desenvolvido um caso de estudo, que tem como objetivo educar estudantes de licenciatura e mestrado sobre o conceito de vantagem competitiva, proposição de valor e patrocínio desportivo. A título de exemplo, foi utilizado o conglomerado internacional de futebol do Red Bull, com o seu clube Rasen Ballsport Leipzig e.V.. O mercado de futebol alemão apresenta elevadas barreiras de entrada a investidores financeiros, no entanto a Red Bull arranjou forma de obter 100% de participação num clube de futebol da terceira liga mais forte da Europa. Com uma estratégia de transferências marcante, contratando apenas atletas entre as idades 17-23 anos, limite salarial de 3 milhões por ano e com características relevantes como a disciplina, humildade, o clube ascendeu da quinta divisão alemã para a primeira em apenas 7 anos e alcançou a UEFA Champions League em duas das três temporadas que marcou presença na primeira divisão. A competitividade internacional retornou a dobrar a Red Bull, através de transmissões internacionais, maior exposição da marca da bebida energética e adicionalmente um aumento do valor de mercado dos jovens talento do clube. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-29T13:48:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-29T13:48:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/29358 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/29358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b1d35a70-9023-4941-81c0-2ac9757491f3/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bbbc0335-8b7f-4199-aeea-c7566fadd0a5/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ceb3a7b3-9e96-4948-9610-d1511fc29886/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f70c53dd-acea-4f14-b300-3c1b94f2783f/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50ca056cd9f4d2f3371902c64d8bcd77 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 4df021789dc9c5261cf5e93d4e4db79c 2aef7b21770aa94e15641917f2addf98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023752136654848 |