Nós, Gritos e Caranguejo Overdrive: o sujeito pós-moderno na cena teatral brasileira contemporânea
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/30022 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta como propósito a análise do sujeito pós-moderno na cena teatral brasileira contemporânea à luz das concepções de identidade presentes em Stuart Hall e das relações de convivência entre espectador e encenação. Foram utilizados como objetos de pesquisa três espetáculos de importantes companhias de teatro do país, estreados em 2015 e 2016: Nós (Grupo Galpão), Gritos (Cia Dos à Deux) e Caranguejo Overdrive (Aquela Cia). As entrevistas com os autores e diretores dos espetáculos analisados, utilizadas como principal referencial metodológico, apontam para a existência de um teatro brasileiro contemporâneo instituído a partir de atravessamentos artísticos, estéticos, sociais e humanos, interessado numa relação de presença e convivência com o público. |
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Silva, Elaine Cristina Moreira daEscolas::CPDOCBrandão, TaniaBlank, Thaís ContinentinoHollanda, Bernardo Borges Buarque de2021-01-15T14:58:51Z2021-01-15T14:58:51Z2020-09-24https://hdl.handle.net/10438/30022A presente dissertação apresenta como propósito a análise do sujeito pós-moderno na cena teatral brasileira contemporânea à luz das concepções de identidade presentes em Stuart Hall e das relações de convivência entre espectador e encenação. Foram utilizados como objetos de pesquisa três espetáculos de importantes companhias de teatro do país, estreados em 2015 e 2016: Nós (Grupo Galpão), Gritos (Cia Dos à Deux) e Caranguejo Overdrive (Aquela Cia). As entrevistas com os autores e diretores dos espetáculos analisados, utilizadas como principal referencial metodológico, apontam para a existência de um teatro brasileiro contemporâneo instituído a partir de atravessamentos artísticos, estéticos, sociais e humanos, interessado numa relação de presença e convivência com o público.The purpose of the present thesis is to analyze the postmodern individual in the Brazilian contemporary theatrical scene in the light of Stuart Hall’s concepts of identity and the coexistence relationships between spectator and staging. As object of research, it was used three plays (from prominent Brazilian companies) premiered in 2015 and 2016: Nós (by Grupo Galpão), Gritos (by Cia Dos à Deux) and Caranguejo Overdrive (by Aquela Cia). Interviews with authors and directors of the analyzed plays — used as the main methodological reference — points to the existence of a contemporary Brazilian theater established from artistic, aesthetic, social and human crossings interested in a relationship of presence and coexistence with the audience.porSujeitoSujeito pós-modernoPós-modernidadeCiências sociaisEncenaçãoCenaTeatroCena brasileiraTeatro brasileiroNontemporaneidadeNós (Grupo Galpão)Gritos (Cia Dos à Deux)Caranguejo Overdrive (Aquela Cia)IndividualPostmodern individualPost-modernitySocial scienceStagingTheaterBrazilian theatrical sceneHistóriaTeatro e sociedadeTeatro brasileiroRepresentação teatralPósmodernismoNós, Gritos e Caranguejo Overdrive: o sujeito pós-moderno na cena teatral brasileira contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-09-24reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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