Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frattini, Sidney
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/4954
Resumo: Trata-se de um estudo exploratório, que principia por discutir as bases conceituais dos Sistemas de Informação de Marketing (SIM), com base na literatura. Propõe que o executivo de marketing deve desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de seus sistemas de informação e apoio a decisão. Segue-se a descrição de um caso de implantação de um SIM, vivenciado pelo autor, após o que são propostos dois tipos de abordagem o seu desenvolvimento e implementação efetiva, iniciando-se ao nível tático. O trabalho visa a contribuir para o aprimoramento da qualidade e produtividade gerenciais na área mercadológica, principalmente no que tange ao uso da informação.
id FGV_65f205cac5fe844998af862e94e09050
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/4954
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Frattini, SidneyEscolas::EAESPCobra, MarcosGoldschmidt, Paulo C.Dias, Sergio Roberto2010-04-20T20:15:13Z2010-04-20T20:15:13Z1993-04-30FRATTINI, Sidney. Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993.http://hdl.handle.net/10438/4954Trata-se de um estudo exploratório, que principia por discutir as bases conceituais dos Sistemas de Informação de Marketing (SIM), com base na literatura. Propõe que o executivo de marketing deve desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de seus sistemas de informação e apoio a decisão. Segue-se a descrição de um caso de implantação de um SIM, vivenciado pelo autor, após o que são propostos dois tipos de abordagem o seu desenvolvimento e implementação efetiva, iniciando-se ao nível tático. O trabalho visa a contribuir para o aprimoramento da qualidade e produtividade gerenciais na área mercadológica, principalmente no que tange ao uso da informação.porMarketingMercadologiaSistemas de informação de marketingSistemas de apoio à decisão em MarketingPesquisa mercadológicaAdministração de empresasSistemas de recuperação da informação - MarketingProcesso decisórioMarketingSistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL1199300567.pdf1199300567.pdfPDFapplication/pdf4484693https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0000c36b-2a99-4d12-8230-9477a1f92cc7/downloadabe163804706ad1a7fdf4b2ceaad11a5MD51TEXT1199300567.pdf.txt1199300567.pdf.txtExtracted texttext/plain103036https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a396c98f-7788-480f-a148-c54136d2a6b3/download1a19360bfc7d782ef14e7ca5189e87d1MD56THUMBNAIL1199300567.pdf.jpg1199300567.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3624https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f7b7f4da-9a70-44b9-83c5-8d26767b0b70/download3ec5267c56d586ffefba35b3d6322627MD5710438/49542023-11-08 20:06:09.068open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4954https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T20:06:09Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva
title Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva
spellingShingle Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva
Frattini, Sidney
Marketing
Mercadologia
Sistemas de informação de marketing
Sistemas de apoio à decisão em Marketing
Pesquisa mercadológica
Administração de empresas
Sistemas de recuperação da informação - Marketing
Processo decisório
Marketing
title_short Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva
title_full Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva
title_fullStr Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva
title_full_unstemmed Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva
title_sort Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva
author Frattini, Sidney
author_facet Frattini, Sidney
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Cobra, Marcos
Goldschmidt, Paulo C.
dc.contributor.author.fl_str_mv Frattini, Sidney
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Sergio Roberto
contributor_str_mv Dias, Sergio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Mercadologia
Sistemas de informação de marketing
Sistemas de apoio à decisão em Marketing
Pesquisa mercadológica
topic Marketing
Mercadologia
Sistemas de informação de marketing
Sistemas de apoio à decisão em Marketing
Pesquisa mercadológica
Administração de empresas
Sistemas de recuperação da informação - Marketing
Processo decisório
Marketing
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Sistemas de recuperação da informação - Marketing
Processo decisório
Marketing
description Trata-se de um estudo exploratório, que principia por discutir as bases conceituais dos Sistemas de Informação de Marketing (SIM), com base na literatura. Propõe que o executivo de marketing deve desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de seus sistemas de informação e apoio a decisão. Segue-se a descrição de um caso de implantação de um SIM, vivenciado pelo autor, após o que são propostos dois tipos de abordagem o seu desenvolvimento e implementação efetiva, iniciando-se ao nível tático. O trabalho visa a contribuir para o aprimoramento da qualidade e produtividade gerenciais na área mercadológica, principalmente no que tange ao uso da informação.
publishDate 1993
dc.date.issued.fl_str_mv 1993-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:15:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:15:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRATTINI, Sidney. Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/4954
identifier_str_mv FRATTINI, Sidney. Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993.
url http://hdl.handle.net/10438/4954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0000c36b-2a99-4d12-8230-9477a1f92cc7/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a396c98f-7788-480f-a148-c54136d2a6b3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f7b7f4da-9a70-44b9-83c5-8d26767b0b70/download
bitstream.checksum.fl_str_mv abe163804706ad1a7fdf4b2ceaad11a5
1a19360bfc7d782ef14e7ca5189e87d1
3ec5267c56d586ffefba35b3d6322627
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024097007009792