Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/4954 |
Resumo: | Trata-se de um estudo exploratório, que principia por discutir as bases conceituais dos Sistemas de Informação de Marketing (SIM), com base na literatura. Propõe que o executivo de marketing deve desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de seus sistemas de informação e apoio a decisão. Segue-se a descrição de um caso de implantação de um SIM, vivenciado pelo autor, após o que são propostos dois tipos de abordagem o seu desenvolvimento e implementação efetiva, iniciando-se ao nível tático. O trabalho visa a contribuir para o aprimoramento da qualidade e produtividade gerenciais na área mercadológica, principalmente no que tange ao uso da informação. |
id |
FGV_65f205cac5fe844998af862e94e09050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/4954 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Frattini, SidneyEscolas::EAESPCobra, MarcosGoldschmidt, Paulo C.Dias, Sergio Roberto2010-04-20T20:15:13Z2010-04-20T20:15:13Z1993-04-30FRATTINI, Sidney. Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993.http://hdl.handle.net/10438/4954Trata-se de um estudo exploratório, que principia por discutir as bases conceituais dos Sistemas de Informação de Marketing (SIM), com base na literatura. Propõe que o executivo de marketing deve desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de seus sistemas de informação e apoio a decisão. Segue-se a descrição de um caso de implantação de um SIM, vivenciado pelo autor, após o que são propostos dois tipos de abordagem o seu desenvolvimento e implementação efetiva, iniciando-se ao nível tático. O trabalho visa a contribuir para o aprimoramento da qualidade e produtividade gerenciais na área mercadológica, principalmente no que tange ao uso da informação.porMarketingMercadologiaSistemas de informação de marketingSistemas de apoio à decisão em MarketingPesquisa mercadológicaAdministração de empresasSistemas de recuperação da informação - MarketingProcesso decisórioMarketingSistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL1199300567.pdf1199300567.pdfPDFapplication/pdf4484693https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0000c36b-2a99-4d12-8230-9477a1f92cc7/downloadabe163804706ad1a7fdf4b2ceaad11a5MD51TEXT1199300567.pdf.txt1199300567.pdf.txtExtracted texttext/plain103036https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a396c98f-7788-480f-a148-c54136d2a6b3/download1a19360bfc7d782ef14e7ca5189e87d1MD56THUMBNAIL1199300567.pdf.jpg1199300567.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3624https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f7b7f4da-9a70-44b9-83c5-8d26767b0b70/download3ec5267c56d586ffefba35b3d6322627MD5710438/49542023-11-08 20:06:09.068open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4954https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T20:06:09Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva |
title |
Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva |
spellingShingle |
Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva Frattini, Sidney Marketing Mercadologia Sistemas de informação de marketing Sistemas de apoio à decisão em Marketing Pesquisa mercadológica Administração de empresas Sistemas de recuperação da informação - Marketing Processo decisório Marketing |
title_short |
Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva |
title_full |
Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva |
title_fullStr |
Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva |
title_full_unstemmed |
Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva |
title_sort |
Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva |
author |
Frattini, Sidney |
author_facet |
Frattini, Sidney |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Cobra, Marcos Goldschmidt, Paulo C. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frattini, Sidney |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Sergio Roberto |
contributor_str_mv |
Dias, Sergio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Mercadologia Sistemas de informação de marketing Sistemas de apoio à decisão em Marketing Pesquisa mercadológica |
topic |
Marketing Mercadologia Sistemas de informação de marketing Sistemas de apoio à decisão em Marketing Pesquisa mercadológica Administração de empresas Sistemas de recuperação da informação - Marketing Processo decisório Marketing |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Sistemas de recuperação da informação - Marketing Processo decisório Marketing |
description |
Trata-se de um estudo exploratório, que principia por discutir as bases conceituais dos Sistemas de Informação de Marketing (SIM), com base na literatura. Propõe que o executivo de marketing deve desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de seus sistemas de informação e apoio a decisão. Segue-se a descrição de um caso de implantação de um SIM, vivenciado pelo autor, após o que são propostos dois tipos de abordagem o seu desenvolvimento e implementação efetiva, iniciando-se ao nível tático. O trabalho visa a contribuir para o aprimoramento da qualidade e produtividade gerenciais na área mercadológica, principalmente no que tange ao uso da informação. |
publishDate |
1993 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1993-04-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:15:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:15:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FRATTINI, Sidney. Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/4954 |
identifier_str_mv |
FRATTINI, Sidney. Sistemas de informação de marketing: bases conceituais, descrição de caso e proposta de abordagens para uma utilização efetiva. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/4954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0000c36b-2a99-4d12-8230-9477a1f92cc7/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a396c98f-7788-480f-a148-c54136d2a6b3/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f7b7f4da-9a70-44b9-83c5-8d26767b0b70/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abe163804706ad1a7fdf4b2ceaad11a5 1a19360bfc7d782ef14e7ca5189e87d1 3ec5267c56d586ffefba35b3d6322627 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797836067700736 |