Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alexandre Paiva de Lacerda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/27478
Resumo: Objetivo - Este estudo pretende apreender como uma empresa do setor de Telecomunicações, representadas por suas áreas de negócio, aplica as boas práticas de Gerenciamento da Realização de Benefícios (BRM) visando a realização dos objetivos estratégicos da organização. Metodologia - No intuito de compreender o comportamento dessa organização e aplicação das boas práticas de Gerenciamento da Realização de Benefícios, utilizou-se modelo de estudo de caso único holístico. A coleta de dados baseou-se em entrevistas, análise documental e consulta ao website, intranet e outros sistemas da empresa estudada. Resultados - Os resultados obtidos demonstram a baixa adesão às boas práticas em BRM na empresa estudada e, assim, um amplo espectro de possibilidades de aplicação do tema, no intuito de potencializar o atingimento das metas e dos objetivos estratégicos das organizações de uma maneira geral. Limitações – A pesquisa foi realizada em bases qualitativas, utilizando um estudo de caso único. Pesquisas futuras podem avaliar esses resultados em um contexto mais amplo, considerando um estudo de caso múltiplo, utilizando análise quantitativa, com um número maior e mais abrangente de entrevistados. Aplicabilidade do trabalho – A partir dos resultados obtidos com a pesquisa, as organizações deste setor podem identificar uma causa potencial da baixa adesão às boas práticas em BRM e estabelecer ações corretivas no intuito de otimizar a realização dos objetivos estratégicos das organizações. Contribuições para a sociedade – Este estudo contribui para a sociedade na medida em que estabelece padrões e boas práticas de BRM, evidenciando em algumas delas, a relevância de uma boa governança e accountability para a execução de estratégias de empresas deste setor. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, este é o primeiro estudo que avalia a aplicação de boas práticas de BRM em empresas de Telecomunicações no Brasil.
id FGV_6d94eb1d7e817ab9cb2bbdba7fe0671b
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/27478
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Costa, Alexandre Paiva de LacerdaEscolas::EBAPEIrigaray, Hélio ArthurPatah, Leandro AlvesRego, Marcos Lopez2019-06-03T12:56:50Z2019-06-03T12:56:50Z2018-12-06COSTA, Alexandre Paiva de Lacerda. Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Fundação Getulio Vargas. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, Rio de Janeiro, 2018.https://hdl.handle.net/10438/27478Objetivo - Este estudo pretende apreender como uma empresa do setor de Telecomunicações, representadas por suas áreas de negócio, aplica as boas práticas de Gerenciamento da Realização de Benefícios (BRM) visando a realização dos objetivos estratégicos da organização. Metodologia - No intuito de compreender o comportamento dessa organização e aplicação das boas práticas de Gerenciamento da Realização de Benefícios, utilizou-se modelo de estudo de caso único holístico. A coleta de dados baseou-se em entrevistas, análise documental e consulta ao website, intranet e outros sistemas da empresa estudada. Resultados - Os resultados obtidos demonstram a baixa adesão às boas práticas em BRM na empresa estudada e, assim, um amplo espectro de possibilidades de aplicação do tema, no intuito de potencializar o atingimento das metas e dos objetivos estratégicos das organizações de uma maneira geral. Limitações – A pesquisa foi realizada em bases qualitativas, utilizando um estudo de caso único. Pesquisas futuras podem avaliar esses resultados em um contexto mais amplo, considerando um estudo de caso múltiplo, utilizando análise quantitativa, com um número maior e mais abrangente de entrevistados. Aplicabilidade do trabalho – A partir dos resultados obtidos com a pesquisa, as organizações deste setor podem identificar uma causa potencial da baixa adesão às boas práticas em BRM e estabelecer ações corretivas no intuito de otimizar a realização dos objetivos estratégicos das organizações. Contribuições para a sociedade – Este estudo contribui para a sociedade na medida em que estabelece padrões e boas práticas de BRM, evidenciando em algumas delas, a relevância de uma boa governança e accountability para a execução de estratégias de empresas deste setor. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, este é o primeiro estudo que avalia a aplicação de boas práticas de BRM em empresas de Telecomunicações no Brasil.Purpose - This study intends to evaluate how a company in the telecommunications sector, represented by their business areas, apply the best practices of Benefits Realization Management (BRM) aiming at achieving the strategic organization objectives. Design/Methodology - In order to understand the behavior of that organization and the application of good practices of benefits realization management, it was used a model of study of single holistic case, with only one unit of analysis. The data collection was based on interviews, document analysis and company’s website, intranet and other systems impacted. Findings - The results obtained show the low adherence to the best practices in BRM in the company studied and thus a broad spectrum of possibilities of application of the theme BRM, in order to enhance the achievement of the goals and strategic objectives of the organizations in a general way. Research limitations – The research was carried out on qualitative bases, using a single case study. Future research can evaluate these results in a broader context, considering a multiple case study, using quantitative analysis, with a larger number of interviewees. Practical implications – From the results obtained, the organizations of this sector can identify a potential cause of low adherence to the best practices in BRM and establish corrective actions in order to optimize the achievement of its strategic objectives. Social implications – This study contributes to society as it establishes BRM standards and good practices, highlighting in some of them the relevance of good governance and accountability for the implementation of business strategies of this Sector. Originality – This is the first study that evaluates the application of the BRM best practices in telecommunications companies in Brazil.porAlinhamento estratégicoEstratégiaObjetivos estratégicosPortfólioProgramas e projetosGerenciamento da realização de benefíciosBenefíciosValorStrategic alignmentStrategy strategic objectivesPortfolio, programs and projectsManaging the realization of benefitsBenefitsValueAdministração de empresasPlanejamento estratégicoAdministração de projetosTelecomunicações - Estudo de casosGestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018-12-06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTDissertação-Alexandre Paiva-v5.2-FINAL.pdf.txtDissertação-Alexandre Paiva-v5.2-FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain102933https://repositorio.fgv.br/bitstreams/42ef446f-c8ed-4d37-9642-5b9a8611d264/download408f966d06e99fae5a6619eb1c75d70dMD55THUMBNAILDissertação-Alexandre Paiva-v5.2-FINAL.pdf.jpgDissertação-Alexandre Paiva-v5.2-FINAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3325https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1084e857-12bd-4616-9f4e-364e787281b8/downloadb7ba1242e68e63bad2a737ec01f89d58MD56ORIGINALDissertação-Alexandre Paiva-v5.2-FINAL.pdfDissertação-Alexandre Paiva-v5.2-FINAL.pdfPDFapplication/pdf3519561https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b41b1c62-ab29-44bb-bbb4-ea6cff8cb754/download1082489aa21c38123e8392021acfd05bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1cceddac-a0ad-4cf5-a6c4-92c1cf3d054b/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD5210438/274782023-11-25 01:19:14.315open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/27478https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T01:19:14Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações
title Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações
spellingShingle Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações
Costa, Alexandre Paiva de Lacerda
Alinhamento estratégico
Estratégia
Objetivos estratégicos
Portfólio
Programas e projetos
Gerenciamento da realização de benefícios
Benefícios
Valor
Strategic alignment
Strategy strategic objectives
Portfolio, programs and projects
Managing the realization of benefits
Benefits
Value
Administração de empresas
Planejamento estratégico
Administração de projetos
Telecomunicações - Estudo de casos
title_short Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações
title_full Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações
title_fullStr Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações
title_full_unstemmed Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações
title_sort Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações
author Costa, Alexandre Paiva de Lacerda
author_facet Costa, Alexandre Paiva de Lacerda
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Irigaray, Hélio Arthur
Patah, Leandro Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alexandre Paiva de Lacerda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Marcos Lopez
contributor_str_mv Rego, Marcos Lopez
dc.subject.por.fl_str_mv Alinhamento estratégico
Estratégia
Objetivos estratégicos
Portfólio
Programas e projetos
Gerenciamento da realização de benefícios
Benefícios
Valor
topic Alinhamento estratégico
Estratégia
Objetivos estratégicos
Portfólio
Programas e projetos
Gerenciamento da realização de benefícios
Benefícios
Valor
Strategic alignment
Strategy strategic objectives
Portfolio, programs and projects
Managing the realization of benefits
Benefits
Value
Administração de empresas
Planejamento estratégico
Administração de projetos
Telecomunicações - Estudo de casos
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic alignment
Strategy strategic objectives
Portfolio, programs and projects
Managing the realization of benefits
Benefits
Value
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Administração de projetos
Telecomunicações - Estudo de casos
description Objetivo - Este estudo pretende apreender como uma empresa do setor de Telecomunicações, representadas por suas áreas de negócio, aplica as boas práticas de Gerenciamento da Realização de Benefícios (BRM) visando a realização dos objetivos estratégicos da organização. Metodologia - No intuito de compreender o comportamento dessa organização e aplicação das boas práticas de Gerenciamento da Realização de Benefícios, utilizou-se modelo de estudo de caso único holístico. A coleta de dados baseou-se em entrevistas, análise documental e consulta ao website, intranet e outros sistemas da empresa estudada. Resultados - Os resultados obtidos demonstram a baixa adesão às boas práticas em BRM na empresa estudada e, assim, um amplo espectro de possibilidades de aplicação do tema, no intuito de potencializar o atingimento das metas e dos objetivos estratégicos das organizações de uma maneira geral. Limitações – A pesquisa foi realizada em bases qualitativas, utilizando um estudo de caso único. Pesquisas futuras podem avaliar esses resultados em um contexto mais amplo, considerando um estudo de caso múltiplo, utilizando análise quantitativa, com um número maior e mais abrangente de entrevistados. Aplicabilidade do trabalho – A partir dos resultados obtidos com a pesquisa, as organizações deste setor podem identificar uma causa potencial da baixa adesão às boas práticas em BRM e estabelecer ações corretivas no intuito de otimizar a realização dos objetivos estratégicos das organizações. Contribuições para a sociedade – Este estudo contribui para a sociedade na medida em que estabelece padrões e boas práticas de BRM, evidenciando em algumas delas, a relevância de uma boa governança e accountability para a execução de estratégias de empresas deste setor. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, este é o primeiro estudo que avalia a aplicação de boas práticas de BRM em empresas de Telecomunicações no Brasil.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-03T12:56:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-03T12:56:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Alexandre Paiva de Lacerda. Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Fundação Getulio Vargas. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/27478
identifier_str_mv COSTA, Alexandre Paiva de Lacerda. Gestão da realização de benefícios: um estudo qualitativo da aplicação das boas práticas em uma empresa de telecomunicações. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Fundação Getulio Vargas. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, Rio de Janeiro, 2018.
url https://hdl.handle.net/10438/27478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/42ef446f-c8ed-4d37-9642-5b9a8611d264/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1084e857-12bd-4616-9f4e-364e787281b8/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b41b1c62-ab29-44bb-bbb4-ea6cff8cb754/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1cceddac-a0ad-4cf5-a6c4-92c1cf3d054b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 408f966d06e99fae5a6619eb1c75d70d
b7ba1242e68e63bad2a737ec01f89d58
1082489aa21c38123e8392021acfd05b
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023967119900672