Desempenho: a influência na percepção do clima organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/31430 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar como a gestão de desempenho impacta a percepção de clima organizacional, aprofundando o entendimento dos níveis de clima, seus conceitos, quais seriam suas variáveis componentes e de que maneira elas se relacionariam. Com isso em vista, o embasamento teórico permitiu entender o clima organizacional como uma ferramenta de eficácia para as empresas e, por meio de uma ampla discussão, demonstrou sua contribuição para estratégia de negócios realizando, assim, conexões entre a área de gestão de pessoas, times de liderança e equipes para sua manutenção. De maneira paralela, entendeu-se também como os níveis de desempenho individuais e organizacionais poderiam influenciar a percepção do clima, reforçando a ideia de que a gestão de clima seria um pilar fundamental para o sucesso de uma empresa. No que se refere à metodologia, o presente trabalho valeu-se de uma abordagem de pesquisa mista, isto é, uma análise qualitativa e quantitativa de maneira sequencial. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas com profissionais de Recursos Humanos de empresas de grande porte listadas no Ranking GPTW 2020, para coleta de suas percepções quanto aos elementos de clima e desempenho e, de maneira sequencial, foi realizada uma survey com uma das empresas presentes no ranking, trazendo assim uma análise quantitativa complementar aos achados na etapa qualitativa. Na primeira etapa, foram realizadas 12 entrevistas com profissionais de Recursos Humanos que atuam com clima e desempenho e, na segunda etapa, 165 participantes participaram da survey. Os resultados do estudo qualitativo indicaram a existência de diversos entendimentos sobre o que é clima pelas organizações e certa consistência quanto ao entendimento do que é desempenho. A pluralidade das compreensões de clima é apresentada variando desde satisfação, bem-estar, funcionários sentirem-se ouvidos e até mesmo remuneração e benefícios, aspectos que notadamente mudam de acordo com a realidade de cada organização. Quando se consideram os achados para desempenho, as organizações conceituam desempenho de uma organização como uma somatória dos desempenhos individuais e reafirmam sua responsabilidade com o monitoramento em prol da execução da estratégia. Os resultados da etapa quantitativa apontam para a seguinte ideia: quanto maior entendimento do clima em uma organização, pelos seus funcionários, maior tende a ser o sentimento de justiça organizacional, engajamento, colaboração, percepção de desempenho, fazendo com que as empresas tendam a profissionalizar a maneira como realizam sua gestão. Isso indica que quando as pessoas estão conscientes do clima organizacional e da sua importância, de certo modo, fazem com que as empresas comuniquem melhor e sejam mais estratégicas na maneira como as gerenciam e as acompanham. Tal aspecto tende a refletir em práticas de gestão de recursos humanos mais realistas e conectadas às estratégias desenhadas, promovendo discussões sobre a relevância do clima e seus desdobramentos. |
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Paiva Filho, Ivan Mendes deEscolas::EAESPPliopas, Ana Luísa VieiraIwai, TatianaIwai, TatianaStory, Joana Sabrina Pereira2021-12-22T16:38:26Z2021-12-22T16:38:26Z2021-12-15https://hdl.handle.net/10438/31430Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar como a gestão de desempenho impacta a percepção de clima organizacional, aprofundando o entendimento dos níveis de clima, seus conceitos, quais seriam suas variáveis componentes e de que maneira elas se relacionariam. Com isso em vista, o embasamento teórico permitiu entender o clima organizacional como uma ferramenta de eficácia para as empresas e, por meio de uma ampla discussão, demonstrou sua contribuição para estratégia de negócios realizando, assim, conexões entre a área de gestão de pessoas, times de liderança e equipes para sua manutenção. De maneira paralela, entendeu-se também como os níveis de desempenho individuais e organizacionais poderiam influenciar a percepção do clima, reforçando a ideia de que a gestão de clima seria um pilar fundamental para o sucesso de uma empresa. No que se refere à metodologia, o presente trabalho valeu-se de uma abordagem de pesquisa mista, isto é, uma análise qualitativa e quantitativa de maneira sequencial. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas com profissionais de Recursos Humanos de empresas de grande porte listadas no Ranking GPTW 2020, para coleta de suas percepções quanto aos elementos de clima e desempenho e, de maneira sequencial, foi realizada uma survey com uma das empresas presentes no ranking, trazendo assim uma análise quantitativa complementar aos achados na etapa qualitativa. Na primeira etapa, foram realizadas 12 entrevistas com profissionais de Recursos Humanos que atuam com clima e desempenho e, na segunda etapa, 165 participantes participaram da survey. Os resultados do estudo qualitativo indicaram a existência de diversos entendimentos sobre o que é clima pelas organizações e certa consistência quanto ao entendimento do que é desempenho. A pluralidade das compreensões de clima é apresentada variando desde satisfação, bem-estar, funcionários sentirem-se ouvidos e até mesmo remuneração e benefícios, aspectos que notadamente mudam de acordo com a realidade de cada organização. Quando se consideram os achados para desempenho, as organizações conceituam desempenho de uma organização como uma somatória dos desempenhos individuais e reafirmam sua responsabilidade com o monitoramento em prol da execução da estratégia. Os resultados da etapa quantitativa apontam para a seguinte ideia: quanto maior entendimento do clima em uma organização, pelos seus funcionários, maior tende a ser o sentimento de justiça organizacional, engajamento, colaboração, percepção de desempenho, fazendo com que as empresas tendam a profissionalizar a maneira como realizam sua gestão. Isso indica que quando as pessoas estão conscientes do clima organizacional e da sua importância, de certo modo, fazem com que as empresas comuniquem melhor e sejam mais estratégicas na maneira como as gerenciam e as acompanham. Tal aspecto tende a refletir em práticas de gestão de recursos humanos mais realistas e conectadas às estratégias desenhadas, promovendo discussões sobre a relevância do clima e seus desdobramentos.The primary objective of this research was to investigate how performance management impacts the perception of organizational climate, deepening the understanding of climate levels, the concepts, what the variable components are and how they would relate to one another. With this in mind, the theoretical basis allowed us to understand the organizational climate as an effective tool for companies and, through a broad discussion, demonstrate its contribution to business strategy, thereby establishing connections between the people management area, leadership teams and maintenance teams. In parallel, it was also understood how both individual and organizational performance levels can influence the perception of the climate, reinforcing the idea that climate management would be a fundamental pillar for the success of a company. In reference to the methodology, the present research used a mixed approach, that is, a sequential qualitative and quantitative analysis. In the qualitative stage, interviews were carried out with Human Resources professionals from large companies listed in the GPTW 2020 Ranking, to collect their perceptions about the factors of organizational climate and performance and, sequentially, a survey was carried out with one of the ranked companies, thereby delivering a complementary quantitative analysis to the findings in the qualitative stage. In the first stage, 12 interviews were conducted with Human Resources professionals who work with organizational climate and performance and, in the second stage, 165 participants participated in the survey. The results of the qualitative study indicated the existence of different understandings about what organizational climate is for organizations, and a certain consistency regarding the understanding of what is performance. The plurality of understandings around climate is presented, ranging from satisfaction, well-being, employees feeling heard and even regarding remuneration and benefits, aspects that change markedly according to the specifics of each organization. When considering the findings on performance, organizations conceptualize the performance of an organization as a sum of individual performances and reaffirm their responsibility with monitoring in order to execute the strategy. The results of the quantitative stage point to the following idea: the greater the understanding of an organization’s climate, by its employees, the greater the tendency for the feeling of organizational justice, engagement, collaboration, and perception of performance, causing companies to tend to professionalize the way in which their management is conducted. This indicates that when people are aware of the organizational climate and its importance, in a sense, they cause companies to communicate better and be more strategic in the way they manage and monitor. This aspect tends to reflect in human resource management practices that are more realistic and connected to the strategies drawn up, promoting discussions about the relevance of the climate and its consequences.porClimateVariablesPerformance managementPerceptionStrategyClimaVariáveisGestão de desempenhoPercepçãoEstratégiaAdministração de empresasClima organizacionalPessoal - AvaliaçãoDesempenhoAdministração de pessoalDesempenho: a influência na percepção do clima organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA_Ivan Mendes de Paiva Filho_VF Aprovada Professora Joana_Revisado Secretaria_21_12.pdfTA_Ivan Mendes de Paiva Filho_VF Aprovada Professora Joana_Revisado 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Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar como a gestão de desempenho impacta a percepção de clima organizacional, aprofundando o entendimento dos níveis de clima, seus conceitos, quais seriam suas variáveis componentes e de que maneira elas se relacionariam. Com isso em vista, o embasamento teórico permitiu entender o clima organizacional como uma ferramenta de eficácia para as empresas e, por meio de uma ampla discussão, demonstrou sua contribuição para estratégia de negócios realizando, assim, conexões entre a área de gestão de pessoas, times de liderança e equipes para sua manutenção. De maneira paralela, entendeu-se também como os níveis de desempenho individuais e organizacionais poderiam influenciar a percepção do clima, reforçando a ideia de que a gestão de clima seria um pilar fundamental para o sucesso de uma empresa. No que se refere à metodologia, o presente trabalho valeu-se de uma abordagem de pesquisa mista, isto é, uma análise qualitativa e quantitativa de maneira sequencial. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas com profissionais de Recursos Humanos de empresas de grande porte listadas no Ranking GPTW 2020, para coleta de suas percepções quanto aos elementos de clima e desempenho e, de maneira sequencial, foi realizada uma survey com uma das empresas presentes no ranking, trazendo assim uma análise quantitativa complementar aos achados na etapa qualitativa. Na primeira etapa, foram realizadas 12 entrevistas com profissionais de Recursos Humanos que atuam com clima e desempenho e, na segunda etapa, 165 participantes participaram da survey. Os resultados do estudo qualitativo indicaram a existência de diversos entendimentos sobre o que é clima pelas organizações e certa consistência quanto ao entendimento do que é desempenho. A pluralidade das compreensões de clima é apresentada variando desde satisfação, bem-estar, funcionários sentirem-se ouvidos e até mesmo remuneração e benefícios, aspectos que notadamente mudam de acordo com a realidade de cada organização. Quando se consideram os achados para desempenho, as organizações conceituam desempenho de uma organização como uma somatória dos desempenhos individuais e reafirmam sua responsabilidade com o monitoramento em prol da execução da estratégia. Os resultados da etapa quantitativa apontam para a seguinte ideia: quanto maior entendimento do clima em uma organização, pelos seus funcionários, maior tende a ser o sentimento de justiça organizacional, engajamento, colaboração, percepção de desempenho, fazendo com que as empresas tendam a profissionalizar a maneira como realizam sua gestão. Isso indica que quando as pessoas estão conscientes do clima organizacional e da sua importância, de certo modo, fazem com que as empresas comuniquem melhor e sejam mais estratégicas na maneira como as gerenciam e as acompanham. Tal aspecto tende a refletir em práticas de gestão de recursos humanos mais realistas e conectadas às estratégias desenhadas, promovendo discussões sobre a relevância do clima e seus desdobramentos. |
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