A atitude como linha de ação do endomarketing: um estudo de caso sobre as possibilidades de aprendizagem para o hospital geral de Santo Antônio do Porto em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3290 |
Resumo: | The main objective of this study is to verify in what extension the Endomarketing, through its attitude line of action, can contribute to the expansion of a service orientated to the patient, by the employees of Central Hospital of Santo Antonio. To answer to this question we analyze the Endomarketing theory, under the point of view of its creator (Saul Faingaus Bekin) and another authors, making its temporal context and reflecting about its importance to the portuguese public health sector. The data were obtained through bibliographical and documental analyses and through the application of a questionnaire to some employees ofthe analyzed institution. The results of the research demonstrate that, in the institution, already exists a conscience around the importance of a service orientated to the patient, but that conscience need to be more effective and it just can be really implanted with the application of the Endomarketing. Although, to the majority of the inquired people, to compromise, to involve, to increase value and to qualify, help to expand a service orientated to the patient, those factors don't seem to be the most important ones for them, which lead us to believe that maybe this occurs because those factors are not taken enough under consideration along the professional daily, reason why the Endomarketing becomes important. Besides that, we detected strong lapses in the internaI communication of the institution, which also makes important the application of an Endomarketing strategy. |
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Magalhães, Carla Marisa Rebelo deEscolas::EBAPEZouain, Deborah MoraesSouza, Ubiratan Jorge Iorio deCampos, Celso José de2009-11-18T18:56:13Z2009-11-18T18:56:13Z2003MAGALHÃES, Carla Marisa Rebelo de. A atitude como linha de ação do endomarketing: um estudo de caso sobre as possibilidades de aprendizagem para o hospital geral de Santo Antônio do Porto em Portugal. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2003.http://hdl.handle.net/10438/3290The main objective of this study is to verify in what extension the Endomarketing, through its attitude line of action, can contribute to the expansion of a service orientated to the patient, by the employees of Central Hospital of Santo Antonio. To answer to this question we analyze the Endomarketing theory, under the point of view of its creator (Saul Faingaus Bekin) and another authors, making its temporal context and reflecting about its importance to the portuguese public health sector. The data were obtained through bibliographical and documental analyses and through the application of a questionnaire to some employees ofthe analyzed institution. The results of the research demonstrate that, in the institution, already exists a conscience around the importance of a service orientated to the patient, but that conscience need to be more effective and it just can be really implanted with the application of the Endomarketing. Although, to the majority of the inquired people, to compromise, to involve, to increase value and to qualify, help to expand a service orientated to the patient, those factors don't seem to be the most important ones for them, which lead us to believe that maybe this occurs because those factors are not taken enough under consideration along the professional daily, reason why the Endomarketing becomes important. Besides that, we detected strong lapses in the internaI communication of the institution, which also makes important the application of an Endomarketing strategy.o objetivo deste estudo é verificar até que ponto o Endomarketing, por intermédio da sua linha de ação da atitude, pode contribuir para a expansão de um serviço orientado para o paciente, por parte dos funcionários do Hospital Geral de Santo António. Para responder a essa questão, analisamos a teoria do Endomarketing, sob o ponto de vista do seu criador (Saul Faingaus Bekin) e de outros autores, fazendo o seu contexto temporal e refletindo acerca da sua importância no setor público de saúde português. Os dados foram obtidos mediante uma pesquisa bibliográfica e documental e por intennédio da aplicação de um questionário a alguns funcionários da instituição analisada. Os resultados da pesquisa demonstram que, nessa instituição, já existe uma consciência em tomo da pertinência de um serviço orientado para o paciente, porém essa consciência deve ser mais efetiva e só pode ser realmente implantada com a aplicação do Endomarketing. Embora, para a maioria das pessoas inquiridas, comprometer, envolver, valorizar e qualificar ajudem a expandir um serviço orientado para o paciente, esses fatores não parecem ser os mais importantes para elas, o que nos leva a crer que talvez isto ocorra por esses fatores não serem levados em consideração o suficiente ao longo do seu cotidiano profissional, razão pela qual o Endomarketing se torna importante. Finalmente, foram detectadas grandes falhas ao nível da comunicação interna da instituição, o que também torna pertinente a aplicação de uma estratégia de Endomarketing.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessTecnologias de gestãoAdministração de empresasServiço ao cliente - Estudo de casosA atitude como linha de ação do endomarketing: um estudo de caso sobre as possibilidades de aprendizagem para o hospital geral de Santo Antônio do Porto em Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000320123.pdf000320123.pdfPDFapplication/pdf18668831https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0a1c2522-b4e6-4ab3-b100-7b9825a56891/download74f4e2f9b2fa712ef196b6284757032dMD51TEXT000320123.pdf.txt000320123.pdf.txtExtracted texttext/plain103140https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b64b9a8d-1442-4bf4-ba0f-4c19210ace82/downloaddf2ea81d18fc288079c0930d237094d2MD54THUMBNAIL000320123.pdf.jpg000320123.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3314https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c96c6a89-330f-4400-8ba5-9ac86efd9104/downloadff03eff32812a8dd7c5dc49900730de1MD5510438/32902023-11-26 20:24:07.079open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3290https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T20:24:07Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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