Aproximando empresas e escolas: a perspectiva do agente híbrido sobre a relação entre programas educacionais e a geração de inovações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/34753 |
Resumo: | Este trabalho se propôs compreender os efeitos da educação superior sobre a inovação no trabalho. Partindo-se de uma pesquisa bibliométrica buscando a identificação de lacunas para pesquisa neste campo, foi identificada a necessidade de conhecer melhor a relação entre componentes curriculares de cursos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Apesar da relevante produção acadêmica abordando a relação entre educação e geração de inovações, ainda não estão devidamente comprovados os efeitos de componentes específicos de um programa educacional sobre a aplicação do conhecimento por parte do aluno em seu ambiente de trabalho, ou seja, faltam pesquisas indicando quais aspectos de um projeto educacional influenciam o potencial do aluno inovar, ou aplicar o conhecimento adquirido em seu ambiente de trabalho. A partir de um estudo de caso descritivo realizado em uma instituição de ensino superior privado, foram feitas comparações relacionadas ao comportamento inovador no trabalho e à geração de inovações entre agentes híbridos (alunos que trabalham ou estagiam e estudam simultaneamente) iniciantes e concluintes de cursos de graduação. Com instrumentos de pesquisa, optou-se por ferramentas consolidadas, tais como o questionário sobre comportamento inovador no trabalho de Scott e Bruce (1994), traduzido e validado por Veloso (2021), os modelos de identificação de inovações da OCDE (2018) e o KNWM (2016) para avaliação educacional, que proporcionou consistência e confiabilidade. Quanto aos resultados, identificou-se que agentes híbridos participam no apoio e no desenvolvimento de ideias de outras pessoas da organização, bem como na melhoria de processos e produtos já existentes. Atuações mais significativas, tais como proposição de ideias e desenvolvimento de novos produtos ou mesmo inovações de maior porte não foram identificadas. Quanto ao relacionamento entre educação e inovação, foram considerados significativos o conhecimento adquirido no curso, a satisfação, a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e feedback recebido dos professores. O estudo confirma a importância da autonomia no trabalho para a geração de inovações e a importância da carga horária prática no ensino superior. Como contribuição para academia e para a prática do setor pesquisado, os resultados indicam maior desenvolvimento das habilidades cognitivas durante uma graduação em comparação com as habilidades criativas, responsáveis pela geração de novas ideias. Conclui que os agentes híbridos participaram de inovações apoiando ideias e projetos de terceiros e aperfeiçoando processo e produtos, questões de menor dimensão dentro da inovação, porém significativos dentro do contexto profissional do agente pesquisado. Em relação aos efeitos da educação recebida, foram apontados o conhecimento adquirido, satisfação, a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e o feedback recebido como os fatores que geram maior impacto na inovação. |
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Apesar da relevante produção acadêmica abordando a relação entre educação e geração de inovações, ainda não estão devidamente comprovados os efeitos de componentes específicos de um programa educacional sobre a aplicação do conhecimento por parte do aluno em seu ambiente de trabalho, ou seja, faltam pesquisas indicando quais aspectos de um projeto educacional influenciam o potencial do aluno inovar, ou aplicar o conhecimento adquirido em seu ambiente de trabalho. A partir de um estudo de caso descritivo realizado em uma instituição de ensino superior privado, foram feitas comparações relacionadas ao comportamento inovador no trabalho e à geração de inovações entre agentes híbridos (alunos que trabalham ou estagiam e estudam simultaneamente) iniciantes e concluintes de cursos de graduação. Com instrumentos de pesquisa, optou-se por ferramentas consolidadas, tais como o questionário sobre comportamento inovador no trabalho de Scott e Bruce (1994), traduzido e validado por Veloso (2021), os modelos de identificação de inovações da OCDE (2018) e o KNWM (2016) para avaliação educacional, que proporcionou consistência e confiabilidade. Quanto aos resultados, identificou-se que agentes híbridos participam no apoio e no desenvolvimento de ideias de outras pessoas da organização, bem como na melhoria de processos e produtos já existentes. Atuações mais significativas, tais como proposição de ideias e desenvolvimento de novos produtos ou mesmo inovações de maior porte não foram identificadas. Quanto ao relacionamento entre educação e inovação, foram considerados significativos o conhecimento adquirido no curso, a satisfação, a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e feedback recebido dos professores. O estudo confirma a importância da autonomia no trabalho para a geração de inovações e a importância da carga horária prática no ensino superior. Como contribuição para academia e para a prática do setor pesquisado, os resultados indicam maior desenvolvimento das habilidades cognitivas durante uma graduação em comparação com as habilidades criativas, responsáveis pela geração de novas ideias. Conclui que os agentes híbridos participaram de inovações apoiando ideias e projetos de terceiros e aperfeiçoando processo e produtos, questões de menor dimensão dentro da inovação, porém significativos dentro do contexto profissional do agente pesquisado. Em relação aos efeitos da educação recebida, foram apontados o conhecimento adquirido, satisfação, a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e o feedback recebido como os fatores que geram maior impacto na inovação.This research aimed to understand the effects of higher education on innovation in the workplace. Beginning with bibliometric research to identify gaps in this field, there emerged a need to better understand the relationship between curricular components of courses and the application of acquired knowledge. Despite significant academic literature discussing the relationship between education and innovation generation, the effects of specific components of an educational program on students' application of knowledge in their work environment are not yet fully proven. That is, there is a lack of research indicating which aspects of an educational project influence a student's potential to innovate or apply acquired knowledge in their work environment. Through a descriptive case study conducted at a private higher education institution, comparisons were made between innovative behavior at work and the generation of innovations among hybrid agents (students who work or intern and study simultaneously) at the beginning and end of undergraduate courses. For research tools, established instruments were chosen, such as the Scott and Bruce (1994) questionnaire on innovative work behavior, translated and validated by Veloso (2021), the OECD's (2018) innovation identification models, and the KNWM (2016) for educational assessment, which provided consistency and reliability. Regarding the results, it was identified that hybrid agents participate in supporting and developing ideas from other people in the organization, as well as in improving existing processes and products. More significant actions, such as proposing ideas and developing new products or larger-scale innovations, were not identified. In terms of the relationship between education and innovation, the acquired knowledge in the course, satisfaction, the opportunity to apply the acquired knowledge, and feedback received from teachers were considered significant. The study confirms the importance of autonomy at work for generating innovations and the importance of practical hours in higher education. As a contribution to academia and the practice of the researched sector, the results indicate a greater development of cognitive skills during undergraduate studies compared to creative skills, responsible for generating new ideas. It concludes that hybrid agents participated in innovations by supporting third-party ideas and projects and refining processes and products, minor issues within innovation, but significant within the professional context of the researched agent. Regarding the effects of the received education, the acquired knowledge, satisfaction, the opportunity to apply the acquired knowledge, and the feedback received were pointed out as the factors that generate the greatest impact on innovation.porInovaçãoAvaliação educacionalAgente híbridoComportamento inovador no trabalhoAvaliação educacionalEnsino Superior - BrasilDesenvolvimento organizacionalTrabalho – BrasilAproximando empresas e escolas: a perspectiva do agente híbrido sobre a relação entre programas educacionais e a geração de inovaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALAYRTON FAIER MACHADO_REVISADO FINAL.pdfAYRTON FAIER MACHADO_REVISADO 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Avaliação educacional Ensino Superior - Brasil Desenvolvimento organizacional Trabalho – Brasil |
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Este trabalho se propôs compreender os efeitos da educação superior sobre a inovação no trabalho. Partindo-se de uma pesquisa bibliométrica buscando a identificação de lacunas para pesquisa neste campo, foi identificada a necessidade de conhecer melhor a relação entre componentes curriculares de cursos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Apesar da relevante produção acadêmica abordando a relação entre educação e geração de inovações, ainda não estão devidamente comprovados os efeitos de componentes específicos de um programa educacional sobre a aplicação do conhecimento por parte do aluno em seu ambiente de trabalho, ou seja, faltam pesquisas indicando quais aspectos de um projeto educacional influenciam o potencial do aluno inovar, ou aplicar o conhecimento adquirido em seu ambiente de trabalho. A partir de um estudo de caso descritivo realizado em uma instituição de ensino superior privado, foram feitas comparações relacionadas ao comportamento inovador no trabalho e à geração de inovações entre agentes híbridos (alunos que trabalham ou estagiam e estudam simultaneamente) iniciantes e concluintes de cursos de graduação. Com instrumentos de pesquisa, optou-se por ferramentas consolidadas, tais como o questionário sobre comportamento inovador no trabalho de Scott e Bruce (1994), traduzido e validado por Veloso (2021), os modelos de identificação de inovações da OCDE (2018) e o KNWM (2016) para avaliação educacional, que proporcionou consistência e confiabilidade. Quanto aos resultados, identificou-se que agentes híbridos participam no apoio e no desenvolvimento de ideias de outras pessoas da organização, bem como na melhoria de processos e produtos já existentes. Atuações mais significativas, tais como proposição de ideias e desenvolvimento de novos produtos ou mesmo inovações de maior porte não foram identificadas. Quanto ao relacionamento entre educação e inovação, foram considerados significativos o conhecimento adquirido no curso, a satisfação, a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e feedback recebido dos professores. O estudo confirma a importância da autonomia no trabalho para a geração de inovações e a importância da carga horária prática no ensino superior. Como contribuição para academia e para a prática do setor pesquisado, os resultados indicam maior desenvolvimento das habilidades cognitivas durante uma graduação em comparação com as habilidades criativas, responsáveis pela geração de novas ideias. Conclui que os agentes híbridos participaram de inovações apoiando ideias e projetos de terceiros e aperfeiçoando processo e produtos, questões de menor dimensão dentro da inovação, porém significativos dentro do contexto profissional do agente pesquisado. Em relação aos efeitos da educação recebida, foram apontados o conhecimento adquirido, satisfação, a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e o feedback recebido como os fatores que geram maior impacto na inovação. |
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2024 |
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