Quais regras seguir em chamamentos públicos para Organizações Sociais: críticas a partir de uma análise da jurisprudência do TCE/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Felipe Mikael Vasques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31537
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo apontar qual regra deve reger a elaboração de um chamamento público de Organizações Sociais (OSs) e tecer críticas de como o TCE/SP vem tratando o assunto. Para tanto, trouxe como referencial: a) a Lei n. 9.637/98; b) a ADI 1.923-DF; c) diversas leis municipais; e d) um conjunto de acórdãos do TCE/SP sobre editais de chamamentos públicos de OS. O estudo demonstrou que o TCE/SP vem moldando as contratações para que sejam feitas nos moldes da Lei n. 8.666/93 – determinando a aplicação de regras e súmulas das licitações tradicionais. Verificou-se que há municípios, no Estado de São Paulo, que: a) têm leis como a n. 9.637/98 – sem qualquer previsão do processo de seleção; b) trazem regras de como deve ocorrer o processo de seleção de contratação de OS; c) determinam que o regramento deve ser feito pelo Poder Executivo. Sugere-se, no presente trabalho, que os casos em que não há previsão legal, item ‘a’, sejam tratados como os municípios do item ‘c’ – regulamentação a ser elaborada pelo Poder Executivo. Assim, nestes, o controle deve ocorrer exclusivamente sobre se os regramentos elaborados foram impessoais e objetivos e se a normativa vem sendo aplicada. Portanto, não cabe ao controle aplicar qualquer outra norma aos casos, ou preencher de qualquer outra forma essa omissão.
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spelling Monteiro, Felipe Mikael VasquesEscolas::DIREITO SPPalma, Juliana Bonacorsi deSouza, Rodrigo Pagani deRosilho, André Janjácomo2022-01-21T17:04:08Z2022-01-21T17:04:08Z2021-12-11https://hdl.handle.net/10438/31537A presente dissertação tem como objetivo apontar qual regra deve reger a elaboração de um chamamento público de Organizações Sociais (OSs) e tecer críticas de como o TCE/SP vem tratando o assunto. Para tanto, trouxe como referencial: a) a Lei n. 9.637/98; b) a ADI 1.923-DF; c) diversas leis municipais; e d) um conjunto de acórdãos do TCE/SP sobre editais de chamamentos públicos de OS. O estudo demonstrou que o TCE/SP vem moldando as contratações para que sejam feitas nos moldes da Lei n. 8.666/93 – determinando a aplicação de regras e súmulas das licitações tradicionais. Verificou-se que há municípios, no Estado de São Paulo, que: a) têm leis como a n. 9.637/98 – sem qualquer previsão do processo de seleção; b) trazem regras de como deve ocorrer o processo de seleção de contratação de OS; c) determinam que o regramento deve ser feito pelo Poder Executivo. Sugere-se, no presente trabalho, que os casos em que não há previsão legal, item ‘a’, sejam tratados como os municípios do item ‘c’ – regulamentação a ser elaborada pelo Poder Executivo. Assim, nestes, o controle deve ocorrer exclusivamente sobre se os regramentos elaborados foram impessoais e objetivos e se a normativa vem sendo aplicada. Portanto, não cabe ao controle aplicar qualquer outra norma aos casos, ou preencher de qualquer outra forma essa omissão.The present paper has the goal to indicate which regulation is applicable to the public procedure for partnerships with the third sector – specially the figure of the so called “Social Organizations” in Brazil – and to criticize the way the subject has been treated by a kind of external Government Accountability office that is the “Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”. For this, it is use some theoretical references: a) many Brazilians Laws – specially the “Lei n. 9.637/98”; b) the Brazilian Supreme Court decision n. 1.423- DF; c) the decisions of the “Tribunal de Contas do Estado de São Paulo” according to the matter. The study shows that the “Tribunal de Contas de São Paulo” have being shaping the way the public procedures are made for a far more bureaucrat way – using for that a inapplicable law, “Lei 8.666/93”. Also, the essay shows that there are three sorts of municipal regulations of the subject in the state of São Paulo: a) the law is silent about how should be taken the public procedure; b) the ones which the law brings how shall be the process; c) the ones which says that the regulation has to be made by the Executive Branch of the Government Power. Therefore, the studies says the cases ‘a’ and ‘c’ shall be treater equally – the Executive Branch shall make the regulations; and the external control is to be made only about if the Executive Regulation it is objective and not personal – or if the regulations is observed by the public procedure.porThird sectorPublic procedureLaw 9637/98Organização SocialChamamento públicoLei n. 9.637/98TCE/SPADI 1.923-DFDireitoTerceiro setor - Legislação - BrasilProcesso administrativoBrasil. [Lei n. 9.637, de 15 de maio de 1998]São Paulo (Estado). Tribunal de ContasQuais regras seguir em chamamentos públicos para Organizações Sociais: críticas a partir de uma análise da jurisprudência do TCE/SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6ea63a1c-80ae-443e-a31c-76773576dc58/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD56ORIGINALDissertação Versão Depósito .pdfDissertação Versão Depósito .pdfPDFapplication/pdf1571511https://repositorio.fgv.br/bitstreams/26506c49-a4ae-40a4-9132-a6fd666ddb5f/download01a3467c4dc7fc65a475358a44a5bf58MD55TEXTDissertação Versão Depósito .pdf.txtDissertação Versão Depósito .pdf.txtExtracted 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