Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/5138 |
Resumo: | Analisa a competição entre produtos com padrões de tecnologia incompatíveis pela dominância do mercado. Um exemplo clássico é a disputa ocorrida entre as plataformas de videocassetes Betamax e VHS. O padrão que vence a disputa é chamado de Design Dominante. Descreve as características que o consumidor avalia na escolha de inovações tecnológicas e as diferentes características encontradas num contexto de disputa de padrões pela dominância. Aborda assuntos como o Efeito Bandwagon e a Rede de Extemalidades que estão presentes nestas disputas. |
id |
FGV_dc7e1fa78b9d72f2782e389b19623236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/5138 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Chiao, Su ChienEscolas::EAESPOliveira, Luciel Henrique deLimeira, Tânia Maria VidigalArruda, Maria Cecilia Coutinho de2010-04-20T20:15:39Z2010-04-20T20:15:39Z1999-04-09CHIAO, Su Chien. Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1999.http://hdl.handle.net/10438/5138Analisa a competição entre produtos com padrões de tecnologia incompatíveis pela dominância do mercado. Um exemplo clássico é a disputa ocorrida entre as plataformas de videocassetes Betamax e VHS. O padrão que vence a disputa é chamado de Design Dominante. Descreve as características que o consumidor avalia na escolha de inovações tecnológicas e as diferentes características encontradas num contexto de disputa de padrões pela dominância. Aborda assuntos como o Efeito Bandwagon e a Rede de Extemalidades que estão presentes nestas disputas.porEfeito bandwagonDesign dominantePadrões de tecnologiaAdministração de empresasDifusão de inovaçõesInovações tecnológicasComportamento do consumidorDesign dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1199901390.pdf1199901390.pdfapplication/pdf15309970https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2792c31d-ccf5-4349-9a09-e95885e08e98/download8490eff081fe7271ca06e78ffcba4d10MD51TEXT1199901390.pdf.txt1199901390.pdf.txtExtracted texttext/plain102411https://repositorio.fgv.br/bitstreams/80c7cf86-2fa5-4ed2-9ab9-a12f9e2af0f8/download50ddd876b4c9c714099365de62806584MD56THUMBNAIL1199901390.pdf.jpg1199901390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1640https://repositorio.fgv.br/bitstreams/528ed5a4-159c-4859-8892-c762878b00d1/downloadd9aa6715202e43f1afb698b3b46407dcMD5710438/51382023-11-09 00:30:20.128open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5138https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T00:30:20Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica |
title |
Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica |
spellingShingle |
Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica Chiao, Su Chien Efeito bandwagon Design dominante Padrões de tecnologia Administração de empresas Difusão de inovações Inovações tecnológicas Comportamento do consumidor |
title_short |
Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica |
title_full |
Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica |
title_fullStr |
Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica |
title_full_unstemmed |
Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica |
title_sort |
Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica |
author |
Chiao, Su Chien |
author_facet |
Chiao, Su Chien |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Oliveira, Luciel Henrique de Limeira, Tânia Maria Vidigal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiao, Su Chien |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arruda, Maria Cecilia Coutinho de |
contributor_str_mv |
Arruda, Maria Cecilia Coutinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Efeito bandwagon Design dominante Padrões de tecnologia |
topic |
Efeito bandwagon Design dominante Padrões de tecnologia Administração de empresas Difusão de inovações Inovações tecnológicas Comportamento do consumidor |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Difusão de inovações Inovações tecnológicas Comportamento do consumidor |
description |
Analisa a competição entre produtos com padrões de tecnologia incompatíveis pela dominância do mercado. Um exemplo clássico é a disputa ocorrida entre as plataformas de videocassetes Betamax e VHS. O padrão que vence a disputa é chamado de Design Dominante. Descreve as características que o consumidor avalia na escolha de inovações tecnológicas e as diferentes características encontradas num contexto de disputa de padrões pela dominância. Aborda assuntos como o Efeito Bandwagon e a Rede de Extemalidades que estão presentes nestas disputas. |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999-04-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:15:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:15:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CHIAO, Su Chien. Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1999. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/5138 |
identifier_str_mv |
CHIAO, Su Chien. Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1999. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/5138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2792c31d-ccf5-4349-9a09-e95885e08e98/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/80c7cf86-2fa5-4ed2-9ab9-a12f9e2af0f8/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/528ed5a4-159c-4859-8892-c762878b00d1/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8490eff081fe7271ca06e78ffcba4d10 50ddd876b4c9c714099365de62806584 d9aa6715202e43f1afb698b3b46407dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797654348431360 |