Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiao, Su Chien
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/5138
Resumo: Analisa a competição entre produtos com padrões de tecnologia incompatíveis pela dominância do mercado. Um exemplo clássico é a disputa ocorrida entre as plataformas de videocassetes Betamax e VHS. O padrão que vence a disputa é chamado de Design Dominante. Descreve as características que o consumidor avalia na escolha de inovações tecnológicas e as diferentes características encontradas num contexto de disputa de padrões pela dominância. Aborda assuntos como o Efeito Bandwagon e a Rede de Extemalidades que estão presentes nestas disputas.
id FGV_dc7e1fa78b9d72f2782e389b19623236
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/5138
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Chiao, Su ChienEscolas::EAESPOliveira, Luciel Henrique deLimeira, Tânia Maria VidigalArruda, Maria Cecilia Coutinho de2010-04-20T20:15:39Z2010-04-20T20:15:39Z1999-04-09CHIAO, Su Chien. Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1999.http://hdl.handle.net/10438/5138Analisa a competição entre produtos com padrões de tecnologia incompatíveis pela dominância do mercado. Um exemplo clássico é a disputa ocorrida entre as plataformas de videocassetes Betamax e VHS. O padrão que vence a disputa é chamado de Design Dominante. Descreve as características que o consumidor avalia na escolha de inovações tecnológicas e as diferentes características encontradas num contexto de disputa de padrões pela dominância. Aborda assuntos como o Efeito Bandwagon e a Rede de Extemalidades que estão presentes nestas disputas.porEfeito bandwagonDesign dominantePadrões de tecnologiaAdministração de empresasDifusão de inovaçõesInovações tecnológicasComportamento do consumidorDesign dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1199901390.pdf1199901390.pdfapplication/pdf15309970https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2792c31d-ccf5-4349-9a09-e95885e08e98/download8490eff081fe7271ca06e78ffcba4d10MD51TEXT1199901390.pdf.txt1199901390.pdf.txtExtracted texttext/plain102411https://repositorio.fgv.br/bitstreams/80c7cf86-2fa5-4ed2-9ab9-a12f9e2af0f8/download50ddd876b4c9c714099365de62806584MD56THUMBNAIL1199901390.pdf.jpg1199901390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1640https://repositorio.fgv.br/bitstreams/528ed5a4-159c-4859-8892-c762878b00d1/downloadd9aa6715202e43f1afb698b3b46407dcMD5710438/51382023-11-09 00:30:20.128open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5138https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T00:30:20Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica
title Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica
spellingShingle Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica
Chiao, Su Chien
Efeito bandwagon
Design dominante
Padrões de tecnologia
Administração de empresas
Difusão de inovações
Inovações tecnológicas
Comportamento do consumidor
title_short Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica
title_full Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica
title_fullStr Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica
title_full_unstemmed Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica
title_sort Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica
author Chiao, Su Chien
author_facet Chiao, Su Chien
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Oliveira, Luciel Henrique de
Limeira, Tânia Maria Vidigal
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiao, Su Chien
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arruda, Maria Cecilia Coutinho de
contributor_str_mv Arruda, Maria Cecilia Coutinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito bandwagon
Design dominante
Padrões de tecnologia
topic Efeito bandwagon
Design dominante
Padrões de tecnologia
Administração de empresas
Difusão de inovações
Inovações tecnológicas
Comportamento do consumidor
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Difusão de inovações
Inovações tecnológicas
Comportamento do consumidor
description Analisa a competição entre produtos com padrões de tecnologia incompatíveis pela dominância do mercado. Um exemplo clássico é a disputa ocorrida entre as plataformas de videocassetes Betamax e VHS. O padrão que vence a disputa é chamado de Design Dominante. Descreve as características que o consumidor avalia na escolha de inovações tecnológicas e as diferentes características encontradas num contexto de disputa de padrões pela dominância. Aborda assuntos como o Efeito Bandwagon e a Rede de Extemalidades que estão presentes nestas disputas.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999-04-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:15:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:15:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHIAO, Su Chien. Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1999.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/5138
identifier_str_mv CHIAO, Su Chien. Design dominante: comportamento do consumidor e as estratégias de uma inovação tecnológica. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1999.
url http://hdl.handle.net/10438/5138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2792c31d-ccf5-4349-9a09-e95885e08e98/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/80c7cf86-2fa5-4ed2-9ab9-a12f9e2af0f8/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/528ed5a4-159c-4859-8892-c762878b00d1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 8490eff081fe7271ca06e78ffcba4d10
50ddd876b4c9c714099365de62806584
d9aa6715202e43f1afb698b3b46407dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797654348431360