Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): uma análise da evolução do programa a partir dos referenciais normativos de 2007 a 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Lidiana Cavalcante da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35102
Resumo: Objetivo: Compreender as principais alterações realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da análise de seus normativos no período de 2007 a 2022. Metodologia: O estudo adota uma abordagem qualitativa, com a utilização dos documentos normativos que estruturam o programa como fonte de análise. É do tipo documental e de natureza aplicada. Resultados: Este trabalho demonstra a continuidade dos aspectos estruturantes do PIBID, que é uma política importante para a formação docente e valorização da carreira do magistério no Brasil. O PIBID, operacionalizado por meio de seus normativos, tem o objetivo de valorizar a formação docente e contribuir com a melhoria da qualidade da educação. Porém, constata-se que há necessidade de se aperfeiçoar tais normativos, na tentativa de sanar inconsistências, o que tornaria os normativos mais específicos, discriminando em mais detalhes todos os itens que o compõem, medida que colaboraria para o desenvolvimento do programa. Limitações: O campo de pesquisa sobre o PIBID é amplo, a literatura produzida sobre o tema é vasta e há renomados autores estudando a respeito do programa. Entretanto, os estudos encontrados não focam nos aspectos normativos do PIBID, o que gerou dificuldade para realizar análises comparativas mais detalhadas. Aplicabilidade do trabalho: O presente estudo possibilitou analisar e refletir acerca das necessárias mudanças em relação aos normativos do PIBID, apontando às áreas técnicas envolvidas na elaboração e desenvolvimento do programa, particularmente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ajustes para aprimoramento em sua formulação. Contribuições para a sociedade: Por meio deste estudo, é possível compreender as principais alterações trazidas pelos normativos do PIBID e indicar os ajustes que podem contribuir para permanência do programa, para a valorização do magistério e para elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, trazendo valor social aos envolvidos direta ou indiretamente. Originalidade: A literatura sobre o PIBID é vasta e bem discutida no meio acadêmico. No entanto, até o momento de finalização desta pesquisa, estudos a respeito especificamente de normativos são escassos.
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Porém, constata-se que há necessidade de se aperfeiçoar tais normativos, na tentativa de sanar inconsistências, o que tornaria os normativos mais específicos, discriminando em mais detalhes todos os itens que o compõem, medida que colaboraria para o desenvolvimento do programa. Limitações: O campo de pesquisa sobre o PIBID é amplo, a literatura produzida sobre o tema é vasta e há renomados autores estudando a respeito do programa. Entretanto, os estudos encontrados não focam nos aspectos normativos do PIBID, o que gerou dificuldade para realizar análises comparativas mais detalhadas. Aplicabilidade do trabalho: O presente estudo possibilitou analisar e refletir acerca das necessárias mudanças em relação aos normativos do PIBID, apontando às áreas técnicas envolvidas na elaboração e desenvolvimento do programa, particularmente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ajustes para aprimoramento em sua formulação. Contribuições para a sociedade: Por meio deste estudo, é possível compreender as principais alterações trazidas pelos normativos do PIBID e indicar os ajustes que podem contribuir para permanência do programa, para a valorização do magistério e para elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, trazendo valor social aos envolvidos direta ou indiretamente. Originalidade: A literatura sobre o PIBID é vasta e bem discutida no meio acadêmico. No entanto, até o momento de finalização desta pesquisa, estudos a respeito especificamente de normativos são escassos.Purpose: To understand the main changes made to the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), based on the analysis of its regulations in the period from 2007 to 2022. Methodology: The study adopts a qualitative approach, using the normative documents that structure the program as a source of analysis. Documentary type and applied nature. Findings: This work demonstrates the continuity of the structuring aspects of PIBID, which is an important policy for teacher training and enhancement of the teaching career in Brazil. PIBID, operationalized through its regulations, aims to value teacher training and contribute to improving the quality of education. However, it appears that there is a need to improve these regulations, in an attempt to resolve inconsistencies, which would make the regulations more specific, discriminating in more details all the items that compose it, measure that would contribute to the development of the program. Limitations: The field of research on PIBID is wide, the literature produced on the topic is vast and there are renowned authors studying the program. However, the studies found do not focus on the normative aspects of PIBID, which has created difficulties in carrying out more detailed comparative analyses. Practical implications: The present study made it possible to analyze and reflect on the necessary changes in relation to PIBID regulations, to provide the technical areas involved in the elaboration and development of the program, particularly the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), with adjustments in search of improvements in its formulation. Social implications: Through this study, it is possible to understand the main changes brought about by PIBID regulations and indicate the adjustments that can contribute to the permanence of the program, to the valorization of teaching and to raising the quality of initial teacher training in courses degree, bringing social value to those involved directly or indirectly. Originality: The literature on PIBID is vast and well discussed in academia. However, until the completion of this research, studies specifically regarding regulations are scarce.porPIBIDLicenciaturasIniciação à docênciaPolíticas PúblicasNormativosProfessores - FormaçãoPolíticas públicasEducação - Controle de qualidadePrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): uma análise da evolução do programa a partir dos referenciais normativos de 2007 a 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ea8f140d-b5dd-4f31-bd02-f79ca5ec5078/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALDISSERTAÇÃO FINAL EBAPE LIDIANA CAVALCANTE DA SILVA SANTIAGO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL EBAPE LIDIANA CAVALCANTE DA SILVA 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description Objetivo: Compreender as principais alterações realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da análise de seus normativos no período de 2007 a 2022. Metodologia: O estudo adota uma abordagem qualitativa, com a utilização dos documentos normativos que estruturam o programa como fonte de análise. É do tipo documental e de natureza aplicada. Resultados: Este trabalho demonstra a continuidade dos aspectos estruturantes do PIBID, que é uma política importante para a formação docente e valorização da carreira do magistério no Brasil. O PIBID, operacionalizado por meio de seus normativos, tem o objetivo de valorizar a formação docente e contribuir com a melhoria da qualidade da educação. Porém, constata-se que há necessidade de se aperfeiçoar tais normativos, na tentativa de sanar inconsistências, o que tornaria os normativos mais específicos, discriminando em mais detalhes todos os itens que o compõem, medida que colaboraria para o desenvolvimento do programa. Limitações: O campo de pesquisa sobre o PIBID é amplo, a literatura produzida sobre o tema é vasta e há renomados autores estudando a respeito do programa. Entretanto, os estudos encontrados não focam nos aspectos normativos do PIBID, o que gerou dificuldade para realizar análises comparativas mais detalhadas. Aplicabilidade do trabalho: O presente estudo possibilitou analisar e refletir acerca das necessárias mudanças em relação aos normativos do PIBID, apontando às áreas técnicas envolvidas na elaboração e desenvolvimento do programa, particularmente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ajustes para aprimoramento em sua formulação. Contribuições para a sociedade: Por meio deste estudo, é possível compreender as principais alterações trazidas pelos normativos do PIBID e indicar os ajustes que podem contribuir para permanência do programa, para a valorização do magistério e para elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, trazendo valor social aos envolvidos direta ou indiretamente. Originalidade: A literatura sobre o PIBID é vasta e bem discutida no meio acadêmico. No entanto, até o momento de finalização desta pesquisa, estudos a respeito especificamente de normativos são escassos.
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