Impacto da redução na carga horária de trabalho em colaboradores terceirizados no serviço público: uma análise da motivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, João Juliano Josué
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35659
Resumo: Objetivo – Este estudo buscou investigar os efeitos da diminuição da carga horária de trabalho na motivação dos funcionários terceirizados do setor público, com ênfase na Defensoria Pública da União no estado do Paraná. Metodologia – Foram aplicados questionários para mensurar a satisfação dos trabalhadores em diferentes aspectos do ambiente de trabalho e realizada uma análise bibliográfica de autores tradicionais das teorias motivacionais de conteúdo e de processo. Resultados – Os resultados contribuíram para entender a eficácia das políticas de recursos humanos da Defensoria Pública da União, identificando como a redução da carga horária afeta ou não a motivação dos trabalhadores terceirizados, influenciando potencialmente sua qualidade de vida e produtividade. Limitações – As limitações incluem a subjetividade das respostas dos trabalhadores nos questionários, o que pode afetar a generalização dos resultados. Aplicabilidade do trabalho – Os resultados desta pesquisa subsidiam as práticas de gestão de recursos humanos no serviço público, especialmente em relação à terceirização e à redução da carga horária, visando oferecer um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e satisfatório. Contribuições para a sociedade – Este trabalho contribui para a compreensão dos impactos da redução da carga horária no serviço público, destacando a importância da motivação dos trabalhadores terceirizados. As recomendações resultantes podem promover mudanças positivas na gestão de recursos humanos, beneficiando tanto os trabalhadores quanto a sociedade na sua totalidade, tendo em vista ser um serviço público de alta relevância para a sociedade. Originalidade – Esta pesquisa destaca-se por focar na terceirização em uma instituição pública específica e na sua relação com políticas de redução de carga horária.
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Limitações – As limitações incluem a subjetividade das respostas dos trabalhadores nos questionários, o que pode afetar a generalização dos resultados. Aplicabilidade do trabalho – Os resultados desta pesquisa subsidiam as práticas de gestão de recursos humanos no serviço público, especialmente em relação à terceirização e à redução da carga horária, visando oferecer um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e satisfatório. Contribuições para a sociedade – Este trabalho contribui para a compreensão dos impactos da redução da carga horária no serviço público, destacando a importância da motivação dos trabalhadores terceirizados. As recomendações resultantes podem promover mudanças positivas na gestão de recursos humanos, beneficiando tanto os trabalhadores quanto a sociedade na sua totalidade, tendo em vista ser um serviço público de alta relevância para a sociedade. Originalidade – Esta pesquisa destaca-se por focar na terceirização em uma instituição pública específica e na sua relação com políticas de redução de carga horária.Purpose – This study aimed to investigate the effects of reducing working hours on the motivation of outsourced employees in the public sector, with a focus on the Federal Public Defender’s Office in the state of Paraná. Methodology – Questionnaires were administered to measure workers’ satisfaction with different aspects of the work environment and a bibliographical analysis of traditional authors in content and process motivational theories. Findings – The results contributed to understanding the effectiveness of the human resources policies of the Federal Public Defender’s Office, identifying how the reduction of working hours affects or does not affect the motivation of outsourced workers, potentially influencing their quality of life and productivity. Research limitations – Limitations include the subjectivity of the workers’ responses in the questionnaires, which may impact the generalization of the results. Practical implications – The results of this research inform human resources management practices in the public sector, particularly regarding outsourcing and the reduction of working hours, aiming to provide a healthier, more productive, and satisfying work environment. Social implications – This work contributes to understanding the impacts of reduced working hours in the public sector, highlighting the importance of motivating outsourced workers. The resulting recommendations can foster positive changes in human resources management, benefiting both the workers and society as a whole, given the public service’s high relevance to the community. Originality – This research stands out by focusing on outsourcing within a specific public institution and its relationship with policies for reducing working hours.porTerceirizaçãoHorário de trabalhoMotivação no trabalhoServiço públicoOutsourcingWorking hoursMotivation at workPublic serviceAdministração públicaTerceirização - BrasilHorário de trabalhoMotivação no trabalhoServiço públicoImpacto da redução na carga horária de trabalho em colaboradores terceirizados no serviço público: uma análise da motivaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDISSERTAÇÃO João Juliano Josué Francisco - 2024__.pdfDISSERTAÇÃO João Juliano Josué Francisco - 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