Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vinicius Gomes de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ponczek, Vladimir Pinheiro, Tavares, Priscilla Albuquerque
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/27678
Resumo: This paper investigates peer effects in higher education in an environment of active learning that gives great importance for students' interaction through group work. Our empirical strategy uses exogenous variation in group composition to estimate peer effects in different exercises. We find no evidence of peer effects in a basic linear-in-means specification. However, we find positive impact of mid-ability peers on high-ability students' achievement and negative effect from low-ability peers on low-ability students. We find no evidence of impact from peers with previous interaction.
id FGV_e1525abb3bfde493f15a10916f4d1df4
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/27678
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Lima, Vinicius Gomes dePonczek, Vladimir PinheiroTavares, Priscilla AlbuquerqueDemais unidadesEscolas2019-07-05T18:14:41Z2019-07-05T18:14:41Z2018https://hdl.handle.net/10438/27678This paper investigates peer effects in higher education in an environment of active learning that gives great importance for students' interaction through group work. Our empirical strategy uses exogenous variation in group composition to estimate peer effects in different exercises. We find no evidence of peer effects in a basic linear-in-means specification. However, we find positive impact of mid-ability peers on high-ability students' achievement and negative effect from low-ability peers on low-ability students. We find no evidence of impact from peers with previous interaction.Este artigo investiga efeito de pares em ambiente de active learning que coloca grande importância na interação entre alunos como insumo na funç˜ao de produç˜ao de educaç˜ao. A estratégia empírica usa a variaç˜ao exógena na alocaç˜ao dos alunos em grupos de trabalho para estimar efeito de pares em diferentes exercícios. N˜ao há evidência de impacto da habilidade média dos pares (linearin- means). Há evidência de um efeito n˜ao linear. O desempenho dos alunos no topo da distribuç˜ao de habilidade melhora na presença de pares de habilidade intermediária e o desempenho de alunos na faixa inferior piora na presença de alunos desse mesmo grupo. N˜ao há evidência de que interaç˜ao prévia dos alunos seja relevante para o desempenho.porActive learningPeer effectsHigher educationEfeito de paresEnsino superiorEconomiaTrabalho de grupo na educaçãoAprendizagem por atividadesEnsino superiorEfeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de gruposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVRede de Pesquisa e Conhecimento AplicadoORIGINALEfeitos de pares em active learning.PDFEfeitos de pares em active learning.PDFapplication/pdf232817https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5dca3c28-ffa4-42e2-aff1-795a53aed32b/download6bdc1ba988851a27dbda3f9c6893d575MD51TEXTEfeitos de pares em active learning.PDF.txtEfeitos de pares em active learning.PDF.txtExtracted texttext/plain40495https://repositorio.fgv.br/bitstreams/72f3e8db-2a53-4b3c-aeb5-a24c641395cb/downloadfdffc250de7dc8bc250daf72eb00fa7cMD54THUMBNAILEfeitos de pares em active learning.PDF.jpgEfeitos de pares em active learning.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4629https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b4492fe1-126b-45a8-9df0-8072719f52fd/downloadf18ff451e526a7a02773959f32d2ca5bMD5510438/276782023-11-25 02:29:14.216open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/27678https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T02:29:14Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos
title Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos
spellingShingle Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos
Lima, Vinicius Gomes de
Active learning
Peer effects
Higher education
Efeito de pares
Ensino superior
Economia
Trabalho de grupo na educação
Aprendizagem por atividades
Ensino superior
title_short Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos
title_full Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos
title_fullStr Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos
title_full_unstemmed Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos
title_sort Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos
author Lima, Vinicius Gomes de
author_facet Lima, Vinicius Gomes de
Ponczek, Vladimir Pinheiro
Tavares, Priscilla Albuquerque
author_role author
author2 Ponczek, Vladimir Pinheiro
Tavares, Priscilla Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Demais unidades
Escolas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vinicius Gomes de
Ponczek, Vladimir Pinheiro
Tavares, Priscilla Albuquerque
dc.subject.eng.fl_str_mv Active learning
Peer effects
Higher education
topic Active learning
Peer effects
Higher education
Efeito de pares
Ensino superior
Economia
Trabalho de grupo na educação
Aprendizagem por atividades
Ensino superior
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito de pares
Ensino superior
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Trabalho de grupo na educação
Aprendizagem por atividades
Ensino superior
description This paper investigates peer effects in higher education in an environment of active learning that gives great importance for students' interaction through group work. Our empirical strategy uses exogenous variation in group composition to estimate peer effects in different exercises. We find no evidence of peer effects in a basic linear-in-means specification. However, we find positive impact of mid-ability peers on high-ability students' achievement and negative effect from low-ability peers on low-ability students. We find no evidence of impact from peers with previous interaction.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-05T18:14:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-05T18:14:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/27678
url https://hdl.handle.net/10438/27678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5dca3c28-ffa4-42e2-aff1-795a53aed32b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/72f3e8db-2a53-4b3c-aeb5-a24c641395cb/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b4492fe1-126b-45a8-9df0-8072719f52fd/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bdc1ba988851a27dbda3f9c6893d575
fdffc250de7dc8bc250daf72eb00fa7c
f18ff451e526a7a02773959f32d2ca5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749776929751040