Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/27678 |
Resumo: | This paper investigates peer effects in higher education in an environment of active learning that gives great importance for students' interaction through group work. Our empirical strategy uses exogenous variation in group composition to estimate peer effects in different exercises. We find no evidence of peer effects in a basic linear-in-means specification. However, we find positive impact of mid-ability peers on high-ability students' achievement and negative effect from low-ability peers on low-ability students. We find no evidence of impact from peers with previous interaction. |
id |
FGV_e1525abb3bfde493f15a10916f4d1df4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/27678 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Lima, Vinicius Gomes dePonczek, Vladimir PinheiroTavares, Priscilla AlbuquerqueDemais unidadesEscolas2019-07-05T18:14:41Z2019-07-05T18:14:41Z2018https://hdl.handle.net/10438/27678This paper investigates peer effects in higher education in an environment of active learning that gives great importance for students' interaction through group work. Our empirical strategy uses exogenous variation in group composition to estimate peer effects in different exercises. We find no evidence of peer effects in a basic linear-in-means specification. However, we find positive impact of mid-ability peers on high-ability students' achievement and negative effect from low-ability peers on low-ability students. We find no evidence of impact from peers with previous interaction.Este artigo investiga efeito de pares em ambiente de active learning que coloca grande importância na interação entre alunos como insumo na funç˜ao de produç˜ao de educaç˜ao. A estratégia empírica usa a variaç˜ao exógena na alocaç˜ao dos alunos em grupos de trabalho para estimar efeito de pares em diferentes exercícios. N˜ao há evidência de impacto da habilidade média dos pares (linearin- means). Há evidência de um efeito n˜ao linear. O desempenho dos alunos no topo da distribuç˜ao de habilidade melhora na presença de pares de habilidade intermediária e o desempenho de alunos na faixa inferior piora na presença de alunos desse mesmo grupo. N˜ao há evidência de que interaç˜ao prévia dos alunos seja relevante para o desempenho.porActive learningPeer effectsHigher educationEfeito de paresEnsino superiorEconomiaTrabalho de grupo na educaçãoAprendizagem por atividadesEnsino superiorEfeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de gruposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVRede de Pesquisa e Conhecimento AplicadoORIGINALEfeitos de pares em active learning.PDFEfeitos de pares em active learning.PDFapplication/pdf232817https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5dca3c28-ffa4-42e2-aff1-795a53aed32b/download6bdc1ba988851a27dbda3f9c6893d575MD51TEXTEfeitos de pares em active learning.PDF.txtEfeitos de pares em active learning.PDF.txtExtracted texttext/plain40495https://repositorio.fgv.br/bitstreams/72f3e8db-2a53-4b3c-aeb5-a24c641395cb/downloadfdffc250de7dc8bc250daf72eb00fa7cMD54THUMBNAILEfeitos de pares em active learning.PDF.jpgEfeitos de pares em active learning.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4629https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b4492fe1-126b-45a8-9df0-8072719f52fd/downloadf18ff451e526a7a02773959f32d2ca5bMD5510438/276782023-11-25 02:29:14.216open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/27678https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T02:29:14Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos |
title |
Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos |
spellingShingle |
Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos Lima, Vinicius Gomes de Active learning Peer effects Higher education Efeito de pares Ensino superior Economia Trabalho de grupo na educação Aprendizagem por atividades Ensino superior |
title_short |
Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos |
title_full |
Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos |
title_fullStr |
Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos |
title_full_unstemmed |
Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos |
title_sort |
Efeitos de pares em active learning: explorando alocação exógena de grupos |
author |
Lima, Vinicius Gomes de |
author_facet |
Lima, Vinicius Gomes de Ponczek, Vladimir Pinheiro Tavares, Priscilla Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Ponczek, Vladimir Pinheiro Tavares, Priscilla Albuquerque |
author2_role |
author author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Demais unidades Escolas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Vinicius Gomes de Ponczek, Vladimir Pinheiro Tavares, Priscilla Albuquerque |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Active learning Peer effects Higher education |
topic |
Active learning Peer effects Higher education Efeito de pares Ensino superior Economia Trabalho de grupo na educação Aprendizagem por atividades Ensino superior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Efeito de pares Ensino superior |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Economia |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Trabalho de grupo na educação Aprendizagem por atividades Ensino superior |
description |
This paper investigates peer effects in higher education in an environment of active learning that gives great importance for students' interaction through group work. Our empirical strategy uses exogenous variation in group composition to estimate peer effects in different exercises. We find no evidence of peer effects in a basic linear-in-means specification. However, we find positive impact of mid-ability peers on high-ability students' achievement and negative effect from low-ability peers on low-ability students. We find no evidence of impact from peers with previous interaction. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-05T18:14:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-05T18:14:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/27678 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/27678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5dca3c28-ffa4-42e2-aff1-795a53aed32b/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/72f3e8db-2a53-4b3c-aeb5-a24c641395cb/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b4492fe1-126b-45a8-9df0-8072719f52fd/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6bdc1ba988851a27dbda3f9c6893d575 fdffc250de7dc8bc250daf72eb00fa7c f18ff451e526a7a02773959f32d2ca5b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023796552237056 |