Terceirização de serviços de limpeza, asseio e conservação nas entidades paraestatais: como torná-la mais eficiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Fabiano Soares de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35033
Resumo: Objetivos: o trabalho tem a finalidade de conhecer e avaliar os parâmetros e diretrizes norteadoras das contratações de serviços terceirizados de serviços de limpeza, asseio e conservação pelos Serviços Sociais Autônomos. Logo, esta pesquisa busca, inclusive, identificar lacunas de eficiência e propor melhorias para superá-las. Metodologia: a estratégia metodológica partiu do intento de aplicar um corte transversal em um conjunto de dados computacionais armazenados em uma base pública de informações, mas durante a pesquisa passou-se a adotar um método indutivo para traçar a fotografia das contratações de serviços pelas entidades paraestatais. Resultados: os resultados indicam que em entidades de segmentos diversos, indústria, comércio e agricultura e em unidades da federação diferentes, as inconsistências encontradas são bastante similares demonstram que as instituições executam procedimentos administrativos iguais que levam aos mesmos tipos de contratações. Limitações: por envolver alguns procedimentos licitatórios ocorridos há mais de 3 anos, a maioria dos portais da transparência das entidades não armazenavam os processos com a completude necessária para análise, o que indicou a necessidade de realizar pedidos de acesso à informação que se mostraram improdutivos. Essa situação impôs mudança na metodologia incialmente adotada. Contribuições práticos: os resultados encontrados demonstram aos gestores de entidade paraestatais a necessidade de atualizarem os seus Regulamentos de Licitações e Contratos, bem como adotar melhorias sobretudo na fase de planejamento das contratações dos serviços terceirizados analisados. Originalidade: verificou-se que este é o primeiro trabalho que se discorre sobre a terceirização de limpeza, asseio e conservação nos Serviços Sociais Autônomos.
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Resultados: os resultados indicam que em entidades de segmentos diversos, indústria, comércio e agricultura e em unidades da federação diferentes, as inconsistências encontradas são bastante similares demonstram que as instituições executam procedimentos administrativos iguais que levam aos mesmos tipos de contratações. Limitações: por envolver alguns procedimentos licitatórios ocorridos há mais de 3 anos, a maioria dos portais da transparência das entidades não armazenavam os processos com a completude necessária para análise, o que indicou a necessidade de realizar pedidos de acesso à informação que se mostraram improdutivos. Essa situação impôs mudança na metodologia incialmente adotada. Contribuições práticos: os resultados encontrados demonstram aos gestores de entidade paraestatais a necessidade de atualizarem os seus Regulamentos de Licitações e Contratos, bem como adotar melhorias sobretudo na fase de planejamento das contratações dos serviços terceirizados analisados. Originalidade: verificou-se que este é o primeiro trabalho que se discorre sobre a terceirização de limpeza, asseio e conservação nos Serviços Sociais Autônomos.Purpose: the purpose of this work is to know and evaluate the guiding parameters for contracting outsourced cleaning, cleanliness and conservation services by the Autonomous Social Services. Therefore, this research also seeks to identify efficiency gaps and propose improvements to overcome them. Methodology: the methodological strategy started from the attempt to apply a cross-section to a set of computational data stored in a public information base, but during the research an inductive method was adopted to trace the picture of contracting services by parastatal entities. Findings: the results indicate that in entities from different segments, industry, commerce and agriculture and located in different states, the inconsistencies found are quite similar, demonstrating that the institutions perform the same administrative procedures that lead to the same types of contracts. Research limitations: as it involved some bidding procedures that took place more than 3 years ago, most of the entities' transparency portals did not store processes with the necessary completeness for analysis, which indicated the need to make requests for access to information that proved to be unproductive. This situation imposed a change in the methodology initially adopted. Pratical implications: the results found show that managers of parastatal entities need to update their Bidding and Contracts Regulations, as well as adopting improvements, especially in the planning phase of contracting the outsourced services analyzed. Originality: it was verified that this is the first work that discusses the outsourcing of cleaning, Cleanliness and conservation in the Autonomous Social Services.porLimpezaAsseioConservaçãoTerceirizaçãoFacilitiesParaestataisSistema SServiços Sociais AutônomosAdministração públicaServiços humanos - TerceirizaçãoLimpezaLicitação públicaEntidades paraestataisTerceirização de serviços de limpeza, asseio e conservação nas entidades paraestatais: como torná-la mais eficienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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