O papel das empresas especializadas na promoção do trabalho para pessoas acima de 50 anos no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/30318 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi entender as estratégias das empresas especializadas em promover o trabalho para profissionais acima de 50 anos no Brasil e como essas estratégias podem colaborar para a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho. Para isso, buscou-se identificar as empresas que têm trabalhado com essa temática nos últimos anos. A despeito de já conhecer algumas delas, após pesquisa na internet, nos sites das empresas e nas redes sociais, foram escolhidas as empresas citadas neste trabalho, e pesquisadas em maior profundidade, assim como foram feitas entrevistas com os responsáveis pelas companhias e pelas publicações sobre o tema nas mídias digitais. Nas entrevistas com os Chief Executive Officers (CEOs) das organizações pesquisadas, o objetivo foi identificar, analisar, e discutir o cenário atual e futuro no que diz respeito à atuação delas, relacionando os seus objetivos a temas como novas oportunidades de trabalho em um ambiente e contexto de constantes mudanças e transformações tecnológicas, novas relações de trabalho na sociedade brasileira, e no que diz respeito a questões importantes, como diversidade etária e ageísmo, fato este observado nas empresas e na sociedade, e muito pesquisado pelos acadêmicos nos últimos anos. Todas têm, dentre os seus principais objetivos, e de diferentes formas, direta ou indiretamente, ajudar as pessoas acima de 50 anos a conseguir oportunidades de trabalho por meio de capacitação, desenvolvimento humano e empreendedorismo, e colaborar com o ecossistema para a inclusão daqueles profissionais no mercado de trabalho, discutindo e debatendo o tema da longevidade sobre os mais variados aspectos. A escolha de realizar essa pesquisa se justifica pelo contexto do grande desafio da longevidade, do envelhecimento das pessoas na sociedade e no mercado de trabalho brasileiro, temas que ficarão mais explícitos nos próximos anos, pelo crescente surgimento de empresas especializadas em buscar novas perspectivas e oportunidades de trabalho para os profissionais mais velhos, especialmente acima de 50 anos de idade. O cenário é cada vez mais desafiador e é necessário entender o que está sendo feito para a inclusão ou reinserção dos profissionais mais velhos nas empresas brasileiras. |
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Cabrera, Antonio NavattaEscolas::EAESPRosenthal, BenjaminOltramari, Andrea PoletoTonelli, Maria José2021-04-08T12:51:32Z2021-04-08T12:51:32Z2021https://hdl.handle.net/10438/30318O objetivo desta pesquisa foi entender as estratégias das empresas especializadas em promover o trabalho para profissionais acima de 50 anos no Brasil e como essas estratégias podem colaborar para a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho. Para isso, buscou-se identificar as empresas que têm trabalhado com essa temática nos últimos anos. A despeito de já conhecer algumas delas, após pesquisa na internet, nos sites das empresas e nas redes sociais, foram escolhidas as empresas citadas neste trabalho, e pesquisadas em maior profundidade, assim como foram feitas entrevistas com os responsáveis pelas companhias e pelas publicações sobre o tema nas mídias digitais. Nas entrevistas com os Chief Executive Officers (CEOs) das organizações pesquisadas, o objetivo foi identificar, analisar, e discutir o cenário atual e futuro no que diz respeito à atuação delas, relacionando os seus objetivos a temas como novas oportunidades de trabalho em um ambiente e contexto de constantes mudanças e transformações tecnológicas, novas relações de trabalho na sociedade brasileira, e no que diz respeito a questões importantes, como diversidade etária e ageísmo, fato este observado nas empresas e na sociedade, e muito pesquisado pelos acadêmicos nos últimos anos. Todas têm, dentre os seus principais objetivos, e de diferentes formas, direta ou indiretamente, ajudar as pessoas acima de 50 anos a conseguir oportunidades de trabalho por meio de capacitação, desenvolvimento humano e empreendedorismo, e colaborar com o ecossistema para a inclusão daqueles profissionais no mercado de trabalho, discutindo e debatendo o tema da longevidade sobre os mais variados aspectos. A escolha de realizar essa pesquisa se justifica pelo contexto do grande desafio da longevidade, do envelhecimento das pessoas na sociedade e no mercado de trabalho brasileiro, temas que ficarão mais explícitos nos próximos anos, pelo crescente surgimento de empresas especializadas em buscar novas perspectivas e oportunidades de trabalho para os profissionais mais velhos, especialmente acima de 50 anos de idade. O cenário é cada vez mais desafiador e é necessário entender o que está sendo feito para a inclusão ou reinserção dos profissionais mais velhos nas empresas brasileiras.The objective of this research was to understand the specialized companies’ strategies in promoting work for elderly professionals over 50 years-old in Brazil and how these strategies can collaborate for the inclusion of these professionals in the job market. To this end, we sought to identify some companies that have been working with this theme in the recent years. Despite already knowing some of them, after researching on the internet on the companies’ websites and in the social network, the companies mentioned in this thesis were chosen and researched in greater depth, as well as interviews with those responsible for the companies and the publications about the topic in digital media. In the interviews with the Chief Executive officers (CEOs) of the researched organizations, the goal was to identify, analyze and discuss the current and future scenario about their performance, relating their objectives to themes like new job opportunities in an environment and context of constant technological changes and transformations, new job relations in the Brazilian society and about important issues like aging diversity and ageism. These last facts were observed in the companies and in the society and were researched a lot by the academics in the last years. All of them have in their main objectives and in different ways, direct or indirectly, helping people above 50 years-old to get job opportunities through capacitation, human development and entrepreneurship and collaborate with the ecosystem to the inclusion of those professionals in the labor market, discussing and debating the longevity theme about the most varied aspects. The choice to carry out this research is justified by the context of the grate challenge of longevity, people aging in society and in Brazilian labor market, themes that will become more explicit in the coming years, due to the growing appearance of companies specialized in seeking new perspectives and opportunities for older professionals especially above the age of 50 years. The scenario is increasingly challenging, and it is necessary to understand what is being done for the inclusion or reinsertion of older professionals in Brazilian companies.porLongevidadeAgeísmoEnvelhecimentoDiversidade etáriaMercado de trabalhoLongevityAgeismAgingAge diversityLabor marketAdministração de empresasIdade e empregoEnvelhecimentoLongevidadeAdministração de pessoalDiversidade no ambiente de trabalhoO papel das empresas especializadas na promoção do trabalho para pessoas acima de 50 anos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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