Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio Teórico
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
DOI: | 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.565 |
Texto Completo: | https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/565 |
Resumo: | Objetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança de dados são determinantes no modo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teórica de estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimento de proposições, e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big Data e a Ciência de Dados redefiniram a produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciência de Dados depende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que o modelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciência de Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizações precisem formular sua estratégia de dados, além de estabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciência de Dados em prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados, estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações, e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas. |
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Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio TeóricoCiência de DadosEstratégia de DadosCultura Orientada por DadosGovernança de DadosVantagem CompetitivaObjetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança de dados são determinantes no modo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teórica de estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimento de proposições, e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big Data e a Ciência de Dados redefiniram a produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciência de Dados depende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que o modelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciência de Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizações precisem formular sua estratégia de dados, além de estabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciência de Dados em prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados, estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações, e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/56510.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.565Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 13 No. 3 (2021): September - December; 325-355Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 13 n. 3 (2021): September - December; 325-3552175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/565/492Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategieshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Mauricius Munhoz deMaçada, Antônio Carlos GastaudFreitas Júnior, José Carlos da Silva2021-12-13T21:08:17Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/565Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2021-12-13T21:08:17Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false |
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