A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elisangela Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da Silva, Michel Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Parágrafo
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126
Resumo: O presente artigo discute as mudanças no cenário da escola frente í  midiatização cada vez mais precoce desde a infância. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, há uma urgência na reformulação de currículos, dos projetos pedagógicos e da identidade do professor. O trabalho pretende refletir como o discurso da inovação é incorporado í  educação de maneira pouco crítica, numa espécie de louvação í  tecnologia e subordinação ao mercado. A discussão revisa alguns conceitos forjados por Gutierrez, Papert, Tapscott, Postman, Buckingham e Prensky, a fim de estabelecer um eixo teórico do qual parte a reflexão que se propõe.
id FIAMFAAM-1_babf685f5ac6e37558fabde263168920
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/126
network_acronym_str FIAMFAAM-1
network_name_str Parágrafo
repository_id_str
spelling A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicaçãoO presente artigo discute as mudanças no cenário da escola frente í  midiatização cada vez mais precoce desde a infância. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, há uma urgência na reformulação de currículos, dos projetos pedagógicos e da identidade do professor. O trabalho pretende refletir como o discurso da inovação é incorporado í  educação de maneira pouco crítica, numa espécie de louvação í  tecnologia e subordinação ao mercado. A discussão revisa alguns conceitos forjados por Gutierrez, Papert, Tapscott, Postman, Buckingham e Prensky, a fim de estabelecer um eixo teórico do qual parte a reflexão que se propõe.Parágrafo2013-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126Parágrafo; v. 1 n. 1 (2013): Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2013; 135-1462317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126/224Costa, Elisangela Rodriguesda Silva, Michel Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-28T14:23:38ZRevistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRI
dc.title.none.fl_str_mv A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação
title A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação
spellingShingle A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação
Costa, Elisangela Rodrigues
title_short A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação
title_full A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação
title_fullStr A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação
title_full_unstemmed A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação
title_sort A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação
author Costa, Elisangela Rodrigues
author_facet Costa, Elisangela Rodrigues
da Silva, Michel Carvalho
author_role author
author2 da Silva, Michel Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elisangela Rodrigues
da Silva, Michel Carvalho
description O presente artigo discute as mudanças no cenário da escola frente í  midiatização cada vez mais precoce desde a infância. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, há uma urgência na reformulação de currículos, dos projetos pedagógicos e da identidade do professor. O trabalho pretende refletir como o discurso da inovação é incorporado í  educação de maneira pouco crítica, numa espécie de louvação í  tecnologia e subordinação ao mercado. A discussão revisa alguns conceitos forjados por Gutierrez, Papert, Tapscott, Postman, Buckingham e Prensky, a fim de estabelecer um eixo teórico do qual parte a reflexão que se propõe.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126
url https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126/224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
dc.source.none.fl_str_mv Parágrafo; v. 1 n. 1 (2013): Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2013; 135-146
2317-4919
reponame:Parágrafo
instname:Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron:FIAMFAAM
instname_str Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron_str FIAMFAAM
institution FIAMFAAM
reponame_str Parágrafo
collection Parágrafo
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734455884001574912