A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Parágrafo |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126 |
Resumo: | O presente artigo discute as mudanças no cenário da escola frente í midiatização cada vez mais precoce desde a infância. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, há uma urgência na reformulação de currículos, dos projetos pedagógicos e da identidade do professor. O trabalho pretende refletir como o discurso da inovação é incorporado í educação de maneira pouco crítica, numa espécie de louvação í tecnologia e subordinação ao mercado. A discussão revisa alguns conceitos forjados por Gutierrez, Papert, Tapscott, Postman, Buckingham e Prensky, a fim de estabelecer um eixo teórico do qual parte a reflexão que se propõe. |
id |
FIAMFAAM-1_babf685f5ac6e37558fabde263168920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/126 |
network_acronym_str |
FIAMFAAM-1 |
network_name_str |
Parágrafo |
repository_id_str |
|
spelling |
A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicaçãoO presente artigo discute as mudanças no cenário da escola frente í midiatização cada vez mais precoce desde a infância. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, há uma urgência na reformulação de currículos, dos projetos pedagógicos e da identidade do professor. O trabalho pretende refletir como o discurso da inovação é incorporado í educação de maneira pouco crítica, numa espécie de louvação í tecnologia e subordinação ao mercado. A discussão revisa alguns conceitos forjados por Gutierrez, Papert, Tapscott, Postman, Buckingham e Prensky, a fim de estabelecer um eixo teórico do qual parte a reflexão que se propõe.Parágrafo2013-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126Parágrafo; v. 1 n. 1 (2013): Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2013; 135-1462317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126/224Costa, Elisangela Rodriguesda Silva, Michel Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-28T14:23:38ZRevistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação |
title |
A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação |
spellingShingle |
A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação Costa, Elisangela Rodrigues |
title_short |
A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação |
title_full |
A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação |
title_fullStr |
A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação |
title_full_unstemmed |
A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação |
title_sort |
A geração conectada e a escola: a atualização do discurso educativo diante dos novos dispositivos de comunicação |
author |
Costa, Elisangela Rodrigues |
author_facet |
Costa, Elisangela Rodrigues da Silva, Michel Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Michel Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Elisangela Rodrigues da Silva, Michel Carvalho |
description |
O presente artigo discute as mudanças no cenário da escola frente í midiatização cada vez mais precoce desde a infância. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, há uma urgência na reformulação de currículos, dos projetos pedagógicos e da identidade do professor. O trabalho pretende refletir como o discurso da inovação é incorporado í educação de maneira pouco crítica, numa espécie de louvação í tecnologia e subordinação ao mercado. A discussão revisa alguns conceitos forjados por Gutierrez, Papert, Tapscott, Postman, Buckingham e Prensky, a fim de estabelecer um eixo teórico do qual parte a reflexão que se propõe. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126 |
url |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/126/224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Parágrafo |
publisher.none.fl_str_mv |
Parágrafo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Parágrafo; v. 1 n. 1 (2013): Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2013; 135-146 2317-4919 reponame:Parágrafo instname:Centro Universitário FIAM-FAAM instacron:FIAMFAAM |
instname_str |
Centro Universitário FIAM-FAAM |
instacron_str |
FIAMFAAM |
institution |
FIAMFAAM |
reponame_str |
Parágrafo |
collection |
Parágrafo |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734455884001574912 |