O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rosana Passos Quitério de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Couto, Rita de Cassia Olivério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
Texto Completo: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/216
Resumo: Através de pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca abordar os desafios e problemas observados no ensino da gramática da educação básica da rede pública de ensino. Para tanto, parte-se da diversidade de linguagens utilizadas pelos alunos e do despreparo da escola para lidar com essa situação, com programas e professores antigos e inadequados para essa realidade. Os autores Travaglia (2006) e Cagliari (2009) servirão de base teórica para esta reflexão, além da contribuição de outros pesquisadores de igual importância.
id FICSALLES-1_a7c069333ae22787613ec65906870fe1
oai_identifier_str oai:www.fics.edu.br:article/216
network_acronym_str FICSALLES-1
network_name_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticasgramática; diversidade; linguagens; ensino; Língua; PortuguesaAtravés de pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca abordar os desafios e problemas observados no ensino da gramática da educação básica da rede pública de ensino. Para tanto, parte-se da diversidade de linguagens utilizadas pelos alunos e do despreparo da escola para lidar com essa situação, com programas e professores antigos e inadequados para essa realidade. Os autores Travaglia (2006) e Cagliari (2009) servirão de base teórica para esta reflexão, além da contribuição de outros pesquisadores de igual importância.Faculdades Integradas Campos Salles2014-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/21610.22287/ag.v1i13.216Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 13 (2014): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 104-1132316-38521518-959710.22287/ag.v1i13reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/216/310Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Rosana Passos Quitério deCouto, Rita de Cassia Olivério2014-11-10T08:06:27Zoai:www.fics.edu.br:article/216Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2014-11-10T08:06:27Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas
title O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas
spellingShingle O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas
Carvalho, Rosana Passos Quitério de
gramática; diversidade; linguagens; ensino; Língua; Portuguesa
title_short O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas
title_full O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas
title_fullStr O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas
title_full_unstemmed O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas
title_sort O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas
author Carvalho, Rosana Passos Quitério de
author_facet Carvalho, Rosana Passos Quitério de
Couto, Rita de Cassia Olivério
author_role author
author2 Couto, Rita de Cassia Olivério
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rosana Passos Quitério de
Couto, Rita de Cassia Olivério
dc.subject.por.fl_str_mv gramática; diversidade; linguagens; ensino; Língua; Portuguesa
topic gramática; diversidade; linguagens; ensino; Língua; Portuguesa
description Através de pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca abordar os desafios e problemas observados no ensino da gramática da educação básica da rede pública de ensino. Para tanto, parte-se da diversidade de linguagens utilizadas pelos alunos e do despreparo da escola para lidar com essa situação, com programas e professores antigos e inadequados para essa realidade. Os autores Travaglia (2006) e Cagliari (2009) servirão de base teórica para esta reflexão, além da contribuição de outros pesquisadores de igual importância.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/216
10.22287/ag.v1i13.216
url http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/216
identifier_str_mv 10.22287/ag.v1i13.216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/216/310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
dc.source.none.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 13 (2014): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 104-113
2316-3852
1518-9597
10.22287/ag.v1i13
reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron:FICSALLES
instname_str Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron_str FICSALLES
institution FICSALLES
reponame_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
collection Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository.name.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
repository.mail.fl_str_mv revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]
_version_ 1754115654048284672