Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Rinaldo Henrique Aguilar da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Miguel,Soraida Sozzi, Teixeira,Luciana Scapin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462011000100006
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização nos cenários de prática da graduação em Farmácia. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. O farmacêutico com esse perfil é capaz de atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) articulado com o contexto social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais. Para isso, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível analisar os seguintes aspectos: cenários de prática; orientação discente; reorientação da formação e assistência. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a inadequada capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o objetivo proposto
id FIOCRUZ-2_4723d1600cbacca483634915eb02f3c6
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462011000100006
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de práticaensino superiorFarmáciaproblematizaçãoO objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização nos cenários de prática da graduação em Farmácia. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. O farmacêutico com esse perfil é capaz de atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) articulado com o contexto social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais. Para isso, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível analisar os seguintes aspectos: cenários de prática; orientação discente; reorientação da formação e assistência. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a inadequada capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o objetivo propostoFundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462011000100006Trabalho, Educação e Saúde v.9 n.1 2011reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462011000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Rinaldo Henrique Aguilar daMiguel,Soraida SozziTeixeira,Luciana Scapinpor2011-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462011000100006Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2011-09-01T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática
title Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática
spellingShingle Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática
Silva,Rinaldo Henrique Aguilar da
ensino superior
Farmácia
problematização
title_short Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática
title_full Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática
title_fullStr Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática
title_full_unstemmed Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática
title_sort Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática
author Silva,Rinaldo Henrique Aguilar da
author_facet Silva,Rinaldo Henrique Aguilar da
Miguel,Soraida Sozzi
Teixeira,Luciana Scapin
author_role author
author2 Miguel,Soraida Sozzi
Teixeira,Luciana Scapin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Rinaldo Henrique Aguilar da
Miguel,Soraida Sozzi
Teixeira,Luciana Scapin
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
Farmácia
problematização
topic ensino superior
Farmácia
problematização
description O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização nos cenários de prática da graduação em Farmácia. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. O farmacêutico com esse perfil é capaz de atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) articulado com o contexto social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais. Para isso, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível analisar os seguintes aspectos: cenários de prática; orientação discente; reorientação da formação e assistência. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a inadequada capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o objetivo proposto
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462011000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462011000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462011000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.9 n.1 2011
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115631106490368