Educação em saúde: uma nova abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: L'Abbate,Solange
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000400008
Resumo: Este artigo desenvolve reflexão sobre um conjunto de experiências na área de Educação em Saúde, entendida como campo privilegiado de práticas que ocorrem no nível das relações sociais estabelecidas cotidianamente pelos profissionais de saúde, no âmbito institucional, envolvendo os diversos atores presentes. Assumindo que é sobretudo por meio dessas práticas que se presta o atendimento de saúde ao usuário, torna-se necessário colocar à disposição do profissional de saúde. Capacitação didático-pedagógica específica e a possibilidade de participação em estratégias, visando ao desenvolvimento do papel profissional. Nesse sentido, as experiências analisadas apontam para a importância de se dispor de abordagens teórico-metodológicas adequadas, como a do Psicodrama Pedagógico e da Metodologia Arvoredo, mediante as quais tem sido possível instrumentalizar os profissionais interessados em aperfeiçoar-se nesse campo. Ao mesmo tempo, dados os pressupostos das abordagens referidas, tem sido possível demonstrar ser imprescindível adotar postura ética de busca constante da autonomia como pressuposto básico do processo de construção de sujeitos\cidadãos, sejam eles outros profissionais ou usuários. Entre as possibilidades trazidas por tal abordagem e os limites da atual constituição dos serviços de saúde, situa-se a proposta em pauta.
id FIOCRUZ-5_18e959c78e90c40e0d48f02d68cfb795
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-311X1994000400008
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Educação em saúde: uma nova abordagemEducação em SaúdeCapacitação Didático-PedagógicaDesenvolvimento do Papel ProfissionalEste artigo desenvolve reflexão sobre um conjunto de experiências na área de Educação em Saúde, entendida como campo privilegiado de práticas que ocorrem no nível das relações sociais estabelecidas cotidianamente pelos profissionais de saúde, no âmbito institucional, envolvendo os diversos atores presentes. Assumindo que é sobretudo por meio dessas práticas que se presta o atendimento de saúde ao usuário, torna-se necessário colocar à disposição do profissional de saúde. Capacitação didático-pedagógica específica e a possibilidade de participação em estratégias, visando ao desenvolvimento do papel profissional. Nesse sentido, as experiências analisadas apontam para a importância de se dispor de abordagens teórico-metodológicas adequadas, como a do Psicodrama Pedagógico e da Metodologia Arvoredo, mediante as quais tem sido possível instrumentalizar os profissionais interessados em aperfeiçoar-se nesse campo. Ao mesmo tempo, dados os pressupostos das abordagens referidas, tem sido possível demonstrar ser imprescindível adotar postura ética de busca constante da autonomia como pressuposto básico do processo de construção de sujeitos\cidadãos, sejam eles outros profissionais ou usuários. Entre as possibilidades trazidas por tal abordagem e os limites da atual constituição dos serviços de saúde, situa-se a proposta em pauta.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz1994-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000400008Cadernos de Saúde Pública v.10 n.4 1994reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X1994000400008info:eu-repo/semantics/openAccessL'Abbate,Solangepor2003-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X1994000400008Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2003-12-15T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde: uma nova abordagem
title Educação em saúde: uma nova abordagem
spellingShingle Educação em saúde: uma nova abordagem
L'Abbate,Solange
Educação em Saúde
Capacitação Didático-Pedagógica
Desenvolvimento do Papel Profissional
title_short Educação em saúde: uma nova abordagem
title_full Educação em saúde: uma nova abordagem
title_fullStr Educação em saúde: uma nova abordagem
title_full_unstemmed Educação em saúde: uma nova abordagem
title_sort Educação em saúde: uma nova abordagem
author L'Abbate,Solange
author_facet L'Abbate,Solange
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv L'Abbate,Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Capacitação Didático-Pedagógica
Desenvolvimento do Papel Profissional
topic Educação em Saúde
Capacitação Didático-Pedagógica
Desenvolvimento do Papel Profissional
description Este artigo desenvolve reflexão sobre um conjunto de experiências na área de Educação em Saúde, entendida como campo privilegiado de práticas que ocorrem no nível das relações sociais estabelecidas cotidianamente pelos profissionais de saúde, no âmbito institucional, envolvendo os diversos atores presentes. Assumindo que é sobretudo por meio dessas práticas que se presta o atendimento de saúde ao usuário, torna-se necessário colocar à disposição do profissional de saúde. Capacitação didático-pedagógica específica e a possibilidade de participação em estratégias, visando ao desenvolvimento do papel profissional. Nesse sentido, as experiências analisadas apontam para a importância de se dispor de abordagens teórico-metodológicas adequadas, como a do Psicodrama Pedagógico e da Metodologia Arvoredo, mediante as quais tem sido possível instrumentalizar os profissionais interessados em aperfeiçoar-se nesse campo. Ao mesmo tempo, dados os pressupostos das abordagens referidas, tem sido possível demonstrar ser imprescindível adotar postura ética de busca constante da autonomia como pressuposto básico do processo de construção de sujeitos\cidadãos, sejam eles outros profissionais ou usuários. Entre as possibilidades trazidas por tal abordagem e os limites da atual constituição dos serviços de saúde, situa-se a proposta em pauta.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-311X1994000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública v.10 n.4 1994
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1754115717139005440