Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000100076 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços ofertados nos Centros de Especializações Odontológicas (CEOs) em Pernambuco, Brasil, na perspectiva da satisfação dos usuários. Trata-se de um estudo analítico, quantitativo, de caráter avaliativo, segundo o modelo Donabediano referente ao resultado. As entrevistas foram realizadas por meio da agregação de formulários previamente validados. A amostra foi composta pelos usuários presentes na sala de espera de cada CEO que tivessem sido submetidos a procedimento clínico ao menos uma vez, totalizando 156 usuários. A análise dos dados foi realizada por intermédio do programa estatístico SPSS, versão 13.0, em uma etapa descritiva e outra analítica. Na análise estatística foi utilizado o teste do χ2 de Pearson. Para todas as análises foi levado em consideração o nível de significância de 5%. Constatou-se que os usuários estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados nos CEOs de Pernambuco. As variáveis "autopercepção de saúde" e "tipo de serviço" apresentaram associação positiva e estatisticamente significante com uma maior satisfação dos usuários, sendo esta maior entre os indivíduos que consideraram sua saúde bucal ruim e que frequentaram o Programa Saúde da Família (PSF). |
id |
UFRJ-7_c9500e3f5c2484b9f62a01b42b6aeed7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-462X2015000100076 |
network_acronym_str |
UFRJ-7 |
network_name_str |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuáriossatisfação do pacienteavaliação de serviços de saúdequalidade da assistência à saúdesaúde bucalO estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços ofertados nos Centros de Especializações Odontológicas (CEOs) em Pernambuco, Brasil, na perspectiva da satisfação dos usuários. Trata-se de um estudo analítico, quantitativo, de caráter avaliativo, segundo o modelo Donabediano referente ao resultado. As entrevistas foram realizadas por meio da agregação de formulários previamente validados. A amostra foi composta pelos usuários presentes na sala de espera de cada CEO que tivessem sido submetidos a procedimento clínico ao menos uma vez, totalizando 156 usuários. A análise dos dados foi realizada por intermédio do programa estatístico SPSS, versão 13.0, em uma etapa descritiva e outra analítica. Na análise estatística foi utilizado o teste do χ2 de Pearson. Para todas as análises foi levado em consideração o nível de significância de 5%. Constatou-se que os usuários estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados nos CEOs de Pernambuco. As variáveis "autopercepção de saúde" e "tipo de serviço" apresentaram associação positiva e estatisticamente significante com uma maior satisfação dos usuários, sendo esta maior entre os indivíduos que consideraram sua saúde bucal ruim e que frequentaram o Programa Saúde da Família (PSF).Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000100076Cadernos Saúde Coletiva v.23 n.1 2015reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462X201500010013info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães,Bruno GamaOliveira,Raquel Santos deGóes,Paulo Sávio Angeiras deFigueiredo,Nilcemapor2015-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2015000100076Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2015-06-23T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários |
title |
Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários |
spellingShingle |
Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários Magalhães,Bruno Gama satisfação do paciente avaliação de serviços de saúde qualidade da assistência à saúde saúde bucal |
title_short |
Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários |
title_full |
Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários |
title_fullStr |
Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários |
title_full_unstemmed |
Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários |
title_sort |
Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários |
author |
Magalhães,Bruno Gama |
author_facet |
Magalhães,Bruno Gama Oliveira,Raquel Santos de Góes,Paulo Sávio Angeiras de Figueiredo,Nilcema |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Raquel Santos de Góes,Paulo Sávio Angeiras de Figueiredo,Nilcema |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães,Bruno Gama Oliveira,Raquel Santos de Góes,Paulo Sávio Angeiras de Figueiredo,Nilcema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
satisfação do paciente avaliação de serviços de saúde qualidade da assistência à saúde saúde bucal |
topic |
satisfação do paciente avaliação de serviços de saúde qualidade da assistência à saúde saúde bucal |
description |
O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços ofertados nos Centros de Especializações Odontológicas (CEOs) em Pernambuco, Brasil, na perspectiva da satisfação dos usuários. Trata-se de um estudo analítico, quantitativo, de caráter avaliativo, segundo o modelo Donabediano referente ao resultado. As entrevistas foram realizadas por meio da agregação de formulários previamente validados. A amostra foi composta pelos usuários presentes na sala de espera de cada CEO que tivessem sido submetidos a procedimento clínico ao menos uma vez, totalizando 156 usuários. A análise dos dados foi realizada por intermédio do programa estatístico SPSS, versão 13.0, em uma etapa descritiva e outra analítica. Na análise estatística foi utilizado o teste do χ2 de Pearson. Para todas as análises foi levado em consideração o nível de significância de 5%. Constatou-se que os usuários estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados nos CEOs de Pernambuco. As variáveis "autopercepção de saúde" e "tipo de serviço" apresentaram associação positiva e estatisticamente significante com uma maior satisfação dos usuários, sendo esta maior entre os indivíduos que consideraram sua saúde bucal ruim e que frequentaram o Programa Saúde da Família (PSF). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000100076 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000100076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1414-462X201500010013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Saúde Coletiva v.23 n.1 2015 reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br |
_version_ |
1750128224437796864 |