Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, Bruno Gama
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000007sq8
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8303
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços ofertados nos CEO em Pernambuco, Brasil, na perspectiva da satisfação dos usuários. Trata-se de um estudo analítico, quantitativo, de caráter avaliativo, segundo o modelo Donabediano referente ao resultado. As entrevistas foram realizadas através da agregação de formulários previamente validados. A amostra foi composta pelos usuários presentes na sala de espera de cada CEO que tivessem sido submetidos a procedimento clínico ao menos uma vez, totalizando 156 usuários. A análise dos dados foi realizada através do programa Estatístico SPSS versão 13.0, em uma etapa descritiva e outra analítica. Na análise estatítica, foi uilizado o qui-quadrado de Pearson. Para todas as análises foi levada em consideração o nível de significância de 5%. Constatou-se que os usuários estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados nos CEO de Pernambuco. As variáveis autopercepção de saúde e tipo de serviço apresentaram associação positiva e estatisticamente significante com uma maior satisfação dos usuários, sendo esta maior entre os indivíduos que consideraram sua saúde bucal ruim e que freqüentaram o PSF
id UFPE_fee41d19280bb4fcad8a266f9ab526ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/8303
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MAGALHÃES, Bruno GamaLEÃO, Jair Carneiro2014-06-12T22:59:00Z2014-06-12T22:59:00Z2011-01-31Gama Magalhães, Bruno; Carneiro Leão, Jair. Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8303ark:/64986/0013000007sq8O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços ofertados nos CEO em Pernambuco, Brasil, na perspectiva da satisfação dos usuários. Trata-se de um estudo analítico, quantitativo, de caráter avaliativo, segundo o modelo Donabediano referente ao resultado. As entrevistas foram realizadas através da agregação de formulários previamente validados. A amostra foi composta pelos usuários presentes na sala de espera de cada CEO que tivessem sido submetidos a procedimento clínico ao menos uma vez, totalizando 156 usuários. A análise dos dados foi realizada através do programa Estatístico SPSS versão 13.0, em uma etapa descritiva e outra analítica. Na análise estatítica, foi uilizado o qui-quadrado de Pearson. Para todas as análises foi levada em consideração o nível de significância de 5%. Constatou-se que os usuários estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados nos CEO de Pernambuco. As variáveis autopercepção de saúde e tipo de serviço apresentaram associação positiva e estatisticamente significante com uma maior satisfação dos usuários, sendo esta maior entre os indivíduos que consideraram sua saúde bucal ruim e que freqüentaram o PSFCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSatisfação do PacienteAvaliação dos Serviços de SaúdeQualidade da Assistência à SaúdeSaúde Bucal.Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo6613_1.pdf.jpgarquivo6613_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8303/4/arquivo6613_1.pdf.jpg33c4d173da9c4958b2c8c81480642cbfMD54ORIGINALarquivo6613_1.pdfapplication/pdf609212https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8303/1/arquivo6613_1.pdf441c55e59568f47ad82e258d226e38cbMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8303/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo6613_1.pdf.txtarquivo6613_1.pdf.txtExtracted texttext/plain78392https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8303/3/arquivo6613_1.pdf.txt945c1b4881c52f858a95d5b0580a3c82MD53123456789/83032019-11-13 13:34:20.566oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-11-13T16:34:20Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários
title Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários
spellingShingle Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários
MAGALHÃES, Bruno Gama
Satisfação do Paciente
Avaliação dos Serviços de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Saúde Bucal.
title_short Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários
title_full Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários
title_fullStr Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários
title_full_unstemmed Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários
title_sort Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários
author MAGALHÃES, Bruno Gama
author_facet MAGALHÃES, Bruno Gama
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, Bruno Gama
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEÃO, Jair Carneiro
contributor_str_mv LEÃO, Jair Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do Paciente
Avaliação dos Serviços de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Saúde Bucal.
topic Satisfação do Paciente
Avaliação dos Serviços de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Saúde Bucal.
description O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços ofertados nos CEO em Pernambuco, Brasil, na perspectiva da satisfação dos usuários. Trata-se de um estudo analítico, quantitativo, de caráter avaliativo, segundo o modelo Donabediano referente ao resultado. As entrevistas foram realizadas através da agregação de formulários previamente validados. A amostra foi composta pelos usuários presentes na sala de espera de cada CEO que tivessem sido submetidos a procedimento clínico ao menos uma vez, totalizando 156 usuários. A análise dos dados foi realizada através do programa Estatístico SPSS versão 13.0, em uma etapa descritiva e outra analítica. Na análise estatítica, foi uilizado o qui-quadrado de Pearson. Para todas as análises foi levada em consideração o nível de significância de 5%. Constatou-se que os usuários estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados nos CEO de Pernambuco. As variáveis autopercepção de saúde e tipo de serviço apresentaram associação positiva e estatisticamente significante com uma maior satisfação dos usuários, sendo esta maior entre os indivíduos que consideraram sua saúde bucal ruim e que freqüentaram o PSF
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T22:59:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T22:59:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gama Magalhães, Bruno; Carneiro Leão, Jair. Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8303
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000007sq8
identifier_str_mv Gama Magalhães, Bruno; Carneiro Leão, Jair. Avaliação da quantidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
ark:/64986/0013000007sq8
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8303/4/arquivo6613_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8303/1/arquivo6613_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8303/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8303/3/arquivo6613_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 33c4d173da9c4958b2c8c81480642cbf
441c55e59568f47ad82e258d226e38cb
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
945c1b4881c52f858a95d5b0580a3c82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172752672292864