As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Adriana Lenho de Figueiredo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/2025
Resumo: Educational practices are widely used in the health field, both in continuing education for health professionals and health education for the general population. These two fields intersect through the development of educational knowledge oriented by a set of target representations of man and society. Such representations are demonstrated by teaching/learning processes in the four main pedagogical trends in Brazil: traditional, renewed, conditioning-based, and liberating (or the Paulo Freire approach). Based on their respective principles, methods, and individual and social consequences, we contend that liberating pedagogy can produce better results than the others by allowing the student's active participation in the learning process, thus fostering continuous development of human skills in both the health services clientele and health workers.
id FIOCRUZ-5_3c3bf978d7cc8b661b6cca8a3213b729
oai_identifier_str oai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/2025
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúdeEducação ContinuadaModelos EducacionaisEducação em SaúdeEducational practices are widely used in the health field, both in continuing education for health professionals and health education for the general population. These two fields intersect through the development of educational knowledge oriented by a set of target representations of man and society. Such representations are demonstrated by teaching/learning processes in the four main pedagogical trends in Brazil: traditional, renewed, conditioning-based, and liberating (or the Paulo Freire approach). Based on their respective principles, methods, and individual and social consequences, we contend that liberating pedagogy can produce better results than the others by allowing the student's active participation in the learning process, thus fostering continuous development of human skills in both the health services clientele and health workers.As práticas educativas são amplamente utilizadas na área da saúde, tanto na formação contínua dos profissionais que atuam nesta área quanto no campo da educação em saúde para a população em geral. A interseção destes dois campos de conhecimento humano se dá através do desenvolvimento de práticas educativas norteadas por um conjunto de representações de homem e de sociedade que se quer efetivar. Essas representações são demonstradas através da discussão dos processos de ensino-aprendizagem utilizados nas tendências pedagógicas mais dominantes em nosso meio: a pedagogia tradicional, renovada, por condicionamento e a libertadora. A partir dos princípios, métodos e conseqüências ao nível individual e social de cada pedagogia apresentada, concluímos que a pedagogia libertadora pode produzir melhores resultados que as demais correntes pedagógicas estudadas, por possibilitar a participação ativa do educando no processo da aprendizagem, propiciando o desenvolvimento contínuo das habilidades humanas tanto da clientela quanto dos trabalhadores da área de saúde.Reports in Public HealthCadernos de Saúde Pública2003-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Parestext/htmlapplication/pdfhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/2025Reports in Public Health; Vol. 19 No. 5 (2003): September/OctoberCadernos de Saúde Pública; v. 19 n. 5 (2003): Setembro/Outubro1678-44640102-311Xreponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/2025/4037https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/2025/4038Pereira, Adriana Lenho de Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:26:47Zoai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/2025Revistahttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csphttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/oaicadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2024-03-06T13:02:25.071430Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)true
dc.title.none.fl_str_mv As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde
title As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde
spellingShingle As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde
Pereira, Adriana Lenho de Figueiredo
Educação Continuada
Modelos Educacionais
Educação em Saúde
title_short As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde
title_full As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde
title_fullStr As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde
title_full_unstemmed As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde
title_sort As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde
author Pereira, Adriana Lenho de Figueiredo
author_facet Pereira, Adriana Lenho de Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Adriana Lenho de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada
Modelos Educacionais
Educação em Saúde
topic Educação Continuada
Modelos Educacionais
Educação em Saúde
description Educational practices are widely used in the health field, both in continuing education for health professionals and health education for the general population. These two fields intersect through the development of educational knowledge oriented by a set of target representations of man and society. Such representations are demonstrated by teaching/learning processes in the four main pedagogical trends in Brazil: traditional, renewed, conditioning-based, and liberating (or the Paulo Freire approach). Based on their respective principles, methods, and individual and social consequences, we contend that liberating pedagogy can produce better results than the others by allowing the student's active participation in the learning process, thus fostering continuous development of human skills in both the health services clientele and health workers.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/2025
url https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/2025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/2025/4037
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/2025/4038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Reports in Public Health
Cadernos de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Reports in Public Health
Cadernos de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Reports in Public Health; Vol. 19 No. 5 (2003): September/October
Cadernos de Saúde Pública; v. 19 n. 5 (2003): Setembro/Outubro
1678-4464
0102-311X
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1798943352416108544