Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kloetzel, Kurt
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Bertoni, Anete Machado, Irazoqui, Maristela Costa, Campos, Valdaci Padão Garcia, Santos, Rosane Nunes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989
Resumo: In this paper, the first of a series dealing with the development of a methodology for assessing quality of ambulatory care, a sample of 270 outpatients from the same health center were presented with a list of 12 questions. Although different versions of the questionnaire were tested, we found a high degree of agreement between the results. The findings indicate that the parameter "satisfaction" lends itself readily to measurement, thus becoming a useful instrument for guiding active intervention.
id FIOCRUZ-5_60fa2a65ee8c769fbdd75a6a4757c44a
oai_identifier_str oai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/989
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuárioSatisfação dos Consumidores dos Serviços de SaúdeControle de QualidadeCuidados Primários de SaúdeIn this paper, the first of a series dealing with the development of a methodology for assessing quality of ambulatory care, a sample of 270 outpatients from the same health center were presented with a list of 12 questions. Although different versions of the questionnaire were tested, we found a high degree of agreement between the results. The findings indicate that the parameter "satisfaction" lends itself readily to measurement, thus becoming a useful instrument for guiding active intervention.Neste trabalho, o primeiro de uma série visando desenvolver uma metodologia para a avaliação da qualidade dos serviços ambulatoriais, uma amostra de 270 freqüentadores de uma unidade de saúde de Pelotas (RS), submetida a quatro versões de um mesmo questionário, foi solicitada a expressar sua satisfação com respeito a diferentes aspectos do atendimento. A comparação dos resultados demonstrou excelente concordância, embora a sensibilidade dos métodos variasse. Conclui-se que a satisfação expressa pelo usuário é um parâmetro facilmente mensurável, podendo tornar-se um instrumento útil na orientação das medidas corretivas.Reports in Public HealthCadernos de Saúde Pública1998-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989Reports in Public Health; Vol. 14 No. 3 (1998): July/SeptemberCadernos de Saúde Pública; v. 14 n. 3 (1998): Julho/Setembro1678-44640102-311Xreponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989/1968https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989/1969Kloetzel, KurtBertoni, Anete MachadoIrazoqui, Maristela CostaCampos, Valdaci Padão GarciaSantos, Rosane Nunes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:26:10Zoai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/989Revistahttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csphttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/oaicadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2024-03-06T13:01:12.416885Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)true
dc.title.none.fl_str_mv Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário
title Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário
spellingShingle Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário
Kloetzel, Kurt
Satisfação dos Consumidores dos Serviços de Saúde
Controle de Qualidade
Cuidados Primários de Saúde
title_short Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário
title_full Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário
title_fullStr Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário
title_full_unstemmed Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário
title_sort Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário
author Kloetzel, Kurt
author_facet Kloetzel, Kurt
Bertoni, Anete Machado
Irazoqui, Maristela Costa
Campos, Valdaci Padão Garcia
Santos, Rosane Nunes dos
author_role author
author2 Bertoni, Anete Machado
Irazoqui, Maristela Costa
Campos, Valdaci Padão Garcia
Santos, Rosane Nunes dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kloetzel, Kurt
Bertoni, Anete Machado
Irazoqui, Maristela Costa
Campos, Valdaci Padão Garcia
Santos, Rosane Nunes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação dos Consumidores dos Serviços de Saúde
Controle de Qualidade
Cuidados Primários de Saúde
topic Satisfação dos Consumidores dos Serviços de Saúde
Controle de Qualidade
Cuidados Primários de Saúde
description In this paper, the first of a series dealing with the development of a methodology for assessing quality of ambulatory care, a sample of 270 outpatients from the same health center were presented with a list of 12 questions. Although different versions of the questionnaire were tested, we found a high degree of agreement between the results. The findings indicate that the parameter "satisfaction" lends itself readily to measurement, thus becoming a useful instrument for guiding active intervention.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989
url https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989/1968
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989/1969
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Reports in Public Health
Cadernos de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Reports in Public Health
Cadernos de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Reports in Public Health; Vol. 14 No. 3 (1998): July/September
Cadernos de Saúde Pública; v. 14 n. 3 (1998): Julho/Setembro
1678-4464
0102-311X
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1798943344889430016