Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989 |
Resumo: | In this paper, the first of a series dealing with the development of a methodology for assessing quality of ambulatory care, a sample of 270 outpatients from the same health center were presented with a list of 12 questions. Although different versions of the questionnaire were tested, we found a high degree of agreement between the results. The findings indicate that the parameter "satisfaction" lends itself readily to measurement, thus becoming a useful instrument for guiding active intervention. |
id |
FIOCRUZ-5_60fa2a65ee8c769fbdd75a6a4757c44a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/989 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-5 |
network_name_str |
Cadernos de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuárioSatisfação dos Consumidores dos Serviços de SaúdeControle de QualidadeCuidados Primários de SaúdeIn this paper, the first of a series dealing with the development of a methodology for assessing quality of ambulatory care, a sample of 270 outpatients from the same health center were presented with a list of 12 questions. Although different versions of the questionnaire were tested, we found a high degree of agreement between the results. The findings indicate that the parameter "satisfaction" lends itself readily to measurement, thus becoming a useful instrument for guiding active intervention.Neste trabalho, o primeiro de uma série visando desenvolver uma metodologia para a avaliação da qualidade dos serviços ambulatoriais, uma amostra de 270 freqüentadores de uma unidade de saúde de Pelotas (RS), submetida a quatro versões de um mesmo questionário, foi solicitada a expressar sua satisfação com respeito a diferentes aspectos do atendimento. A comparação dos resultados demonstrou excelente concordância, embora a sensibilidade dos métodos variasse. Conclui-se que a satisfação expressa pelo usuário é um parâmetro facilmente mensurável, podendo tornar-se um instrumento útil na orientação das medidas corretivas.Reports in Public HealthCadernos de Saúde Pública1998-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989Reports in Public Health; Vol. 14 No. 3 (1998): July/SeptemberCadernos de Saúde Pública; v. 14 n. 3 (1998): Julho/Setembro1678-44640102-311Xreponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989/1968https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989/1969Kloetzel, KurtBertoni, Anete MachadoIrazoqui, Maristela CostaCampos, Valdaci Padão GarciaSantos, Rosane Nunes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:26:10Zoai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/989Revistahttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csphttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/oaicadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2024-03-06T13:01:12.416885Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário |
title |
Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário |
spellingShingle |
Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário Kloetzel, Kurt Satisfação dos Consumidores dos Serviços de Saúde Controle de Qualidade Cuidados Primários de Saúde |
title_short |
Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário |
title_full |
Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário |
title_fullStr |
Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário |
title_full_unstemmed |
Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário |
title_sort |
Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I A satisfação do usuário |
author |
Kloetzel, Kurt |
author_facet |
Kloetzel, Kurt Bertoni, Anete Machado Irazoqui, Maristela Costa Campos, Valdaci Padão Garcia Santos, Rosane Nunes dos |
author_role |
author |
author2 |
Bertoni, Anete Machado Irazoqui, Maristela Costa Campos, Valdaci Padão Garcia Santos, Rosane Nunes dos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kloetzel, Kurt Bertoni, Anete Machado Irazoqui, Maristela Costa Campos, Valdaci Padão Garcia Santos, Rosane Nunes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação dos Consumidores dos Serviços de Saúde Controle de Qualidade Cuidados Primários de Saúde |
topic |
Satisfação dos Consumidores dos Serviços de Saúde Controle de Qualidade Cuidados Primários de Saúde |
description |
In this paper, the first of a series dealing with the development of a methodology for assessing quality of ambulatory care, a sample of 270 outpatients from the same health center were presented with a list of 12 questions. Although different versions of the questionnaire were tested, we found a high degree of agreement between the results. The findings indicate that the parameter "satisfaction" lends itself readily to measurement, thus becoming a useful instrument for guiding active intervention. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989 |
url |
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989/1968 https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/989/1969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Reports in Public Health Cadernos de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Reports in Public Health Cadernos de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Reports in Public Health; Vol. 14 No. 3 (1998): July/September Cadernos de Saúde Pública; v. 14 n. 3 (1998): Julho/Setembro 1678-4464 0102-311X reponame:Cadernos de Saúde Pública instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Cadernos de Saúde Pública |
collection |
Cadernos de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br |
_version_ |
1798943344889430016 |