A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Leandro
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/449
Resumo: Death - this certainty, which is directly or indirectly present somewhere in every human being's life - has been a forbidden, denied, and forgotten matter, especially in the twentieth century. Although physicians have a closer experience with death through their daily professional contact, they are unable to become familiar with it, although facing this reality always provokes conflicting feelings like defeat, guilt, and impotence. In spite of the traditional silence on this matter in medical schools, it is important to introduce discussions about death and dying in the medical school curriculum. This idea was suggested by all the interviewees and we completely agree with it. It may facilitate the process of understanding death as an integral part of life and promote humanization in caring for dying patients and their families.
id FIOCRUZ-5_91e3884eb2c35acd00d8bc9574c51a24
oai_identifier_str oai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/449
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextosAtitude Frente a MorteÉtica MédicaPapel do MédicoPediatriaMorte, CriançaDeath - this certainty, which is directly or indirectly present somewhere in every human being's life - has been a forbidden, denied, and forgotten matter, especially in the twentieth century. Although physicians have a closer experience with death through their daily professional contact, they are unable to become familiar with it, although facing this reality always provokes conflicting feelings like defeat, guilt, and impotence. In spite of the traditional silence on this matter in medical schools, it is important to introduce discussions about death and dying in the medical school curriculum. This idea was suggested by all the interviewees and we completely agree with it. It may facilitate the process of understanding death as an integral part of life and promote humanization in caring for dying patients and their families.A morte - essa certeza presente direta ou indiretamente em algum momento da vida de todo ser humano - tem sido, especialmente no século XX, um tema proibido, negado, esquecido. Os médicos, apesar de uma experiência mais próxima com a morte, através da sua vivência profissional cotidiana, não conseguem se familiarizar com ela; pelo contrário, o confronto com a morte sempre desperta sentimentos conflitantes de fracasso, culpa, impotência. Através da análise e reflexão de diferentes vivências, principalmente frente à crucialidade da morte na infância, buscou-se compreender a representação deste momento na vida do médico. Apesar do tradicional silêncio das escolas médicas frente a este questionamento, assinala-se, com o apoio da unanimidade dos entrevistados, a importância da introdução de discussões sobre a morte e o morrer no processo de formação do médico, com o objetivo de compreender a morte enquanto parte integrante da vida e promover a humanização do atendimento aos pacientes terminais e seus familiares.Reports in Public HealthCadernos de Saúde Pública1993-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/449Reports in Public Health; Vol. 9 No. 3 (1993): July/SeptemberCadernos de Saúde Pública; v. 9 n. 3 (1993): Julho/Setembro1678-44640102-311Xreponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/449/907https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/449/908Hoffmann, Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:25:52Zoai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/449Revistahttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csphttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/oaicadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2024-03-06T13:00:38.374191Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)true
dc.title.none.fl_str_mv A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos
title A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos
spellingShingle A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos
Hoffmann, Leandro
Atitude Frente a Morte
Ética Médica
Papel do Médico
Pediatria
Morte, Criança
title_short A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos
title_full A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos
title_fullStr A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos
title_full_unstemmed A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos
title_sort A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos
author Hoffmann, Leandro
author_facet Hoffmann, Leandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude Frente a Morte
Ética Médica
Papel do Médico
Pediatria
Morte, Criança
topic Atitude Frente a Morte
Ética Médica
Papel do Médico
Pediatria
Morte, Criança
description Death - this certainty, which is directly or indirectly present somewhere in every human being's life - has been a forbidden, denied, and forgotten matter, especially in the twentieth century. Although physicians have a closer experience with death through their daily professional contact, they are unable to become familiar with it, although facing this reality always provokes conflicting feelings like defeat, guilt, and impotence. In spite of the traditional silence on this matter in medical schools, it is important to introduce discussions about death and dying in the medical school curriculum. This idea was suggested by all the interviewees and we completely agree with it. It may facilitate the process of understanding death as an integral part of life and promote humanization in caring for dying patients and their families.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/449
url https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/449/907
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/449/908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Reports in Public Health
Cadernos de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Reports in Public Health
Cadernos de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Reports in Public Health; Vol. 9 No. 3 (1993): July/September
Cadernos de Saúde Pública; v. 9 n. 3 (1993): Julho/Setembro
1678-4464
0102-311X
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1798943341475266560