Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Felix de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-21032023-083018/
Resumo: Nas últimas duas décadas, com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), novos atores sociais - e, com eles, relações sociais - emergiram nas interações em redes sociais e plataforma de vídeos. Entre os nichos de público existentes, encontramos os youtubers LGBTQIA+, que se dedicam às temáticas e pautas da comunidade LGBTQIA+, dialogando com jovens a partir de vídeos em seus canais. Nesse contexto, esta pesquisa, desenvolvida a partir da concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin, teve como objetivo geral compreender como jovens LGBTQIA+ dialogam com os discursos enunciados por youtubers LGBTQIA+ em seus respectivos canais. Como objetivos específicos, buscou-se conhecer quem são youtubers LGBTQIA+ para os jovens que participaram da pesquisa; como eles se tornaram seguidores desses youtubers e por quais motivos seguem determinados youtubers ao invés de outros. Para a construção desta pesquisa, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica visando compreender a historicidade das TICs, bem como do coletivo LGBTQIA+, e suas relações com a tecnologia. Para a pesquisa de campo, a coleta de dados se deu por intermédio de um grupo de discussão, que possibilitou que os sujeitos fossem analisados no contexto histórico em que estavam imersos. A análise de dados se orientou pela Análise Dialógica do Discurso (ADD), que permitiu compreender os sentidos construídos no grupo sobre a temática da pesquisa a partir das interações verbais nele constituídas. Concluiu-se que as formas de diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+ são únicas e particulares, uma vez que cada sujeito é constituído por múltiplas vozes sociais, que estão em diálogo com tantas outras, em um processo contínuo e inacabado. O percurso da aproximação, ou do distanciamento, dos jovens, até tornarem-se seguidores dos youtubers LGBTQIA+, dá-se pelos diálogos com os enunciados dos vídeos que envolvem temáticas da comunidade LGBTQIA+, em que o posicionamento do youtuber deve ser alinhado ao horizonte socioideológico da comunidade, ampliando estes debates.
id USP_34830c1b21b695924e826274b5d31d6c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21032023-083018
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+Their speeches bring things that we suffer and achievements that happened! Dialogues between young people and LGBTQIA+ youtubersComunidade LGBTQIA+Jovens LGBTQIA+LGBTQIA+ comunityLGBTQIA+ youthLGBTQIA+ youtubersYoutubers LGBTQIA+Nas últimas duas décadas, com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), novos atores sociais - e, com eles, relações sociais - emergiram nas interações em redes sociais e plataforma de vídeos. Entre os nichos de público existentes, encontramos os youtubers LGBTQIA+, que se dedicam às temáticas e pautas da comunidade LGBTQIA+, dialogando com jovens a partir de vídeos em seus canais. Nesse contexto, esta pesquisa, desenvolvida a partir da concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin, teve como objetivo geral compreender como jovens LGBTQIA+ dialogam com os discursos enunciados por youtubers LGBTQIA+ em seus respectivos canais. Como objetivos específicos, buscou-se conhecer quem são youtubers LGBTQIA+ para os jovens que participaram da pesquisa; como eles se tornaram seguidores desses youtubers e por quais motivos seguem determinados youtubers ao invés de outros. Para a construção desta pesquisa, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica visando compreender a historicidade das TICs, bem como do coletivo LGBTQIA+, e suas relações com a tecnologia. Para a pesquisa de campo, a coleta de dados se deu por intermédio de um grupo de discussão, que possibilitou que os sujeitos fossem analisados no contexto histórico em que estavam imersos. A análise de dados se orientou pela Análise Dialógica do Discurso (ADD), que permitiu compreender os sentidos construídos no grupo sobre a temática da pesquisa a partir das interações verbais nele constituídas. Concluiu-se que as formas de diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+ são únicas e particulares, uma vez que cada sujeito é constituído por múltiplas vozes sociais, que estão em diálogo com tantas outras, em um processo contínuo e inacabado. O percurso da aproximação, ou do distanciamento, dos jovens, até tornarem-se seguidores dos youtubers LGBTQIA+, dá-se pelos diálogos com os enunciados dos vídeos que envolvem temáticas da comunidade LGBTQIA+, em que o posicionamento do youtuber deve ser alinhado ao horizonte socioideológico da comunidade, ampliando estes debates.In the last two decades, with the advances in Information and Communications Technologies (ICTs), new social actors - and, with them, social relationships - have emerged in interactions on social networks and video platforms. Among the existence of audience niches, we find the LGBTQIA+ youtubers, who are dedicated to the themes and agendas of the LGBTQIA+ community, dialoguing with young people through videos on their channels. In this context, this research, developed from the conception of language of the Bakhtin Circle, had the general objective of understanding how LGBTQIA+ young people dialogue with the speeches given by LGBTQIA+ youtubers on their respective channels. As specific objectives, we sought to know who are LGBTQIA+ youtubers for the young people who participated in the research; how they became followers of these youtubers and why they follow certain youtubers over others. For the construction of this research, initially, a bibliographic research was carried out in order to understand the historicity of ICTs, as well as the LGBTQIA+ movement, and its relations with technology. For the field research, data collection took place through a discussion group, which allowed the subjects to be analyzed in the historical context in which they were immersed. Data analysis was guided by the Dialogical Discourse Analysis (DDA), which allowed us to understand the meanings built in the group on the research theme from the verbal interactions built in the group. The research concluded that the forms of dialogue between young people and LGBTQIA+ youtubers are unique and particular, since each subject is constituted by multiple social voices, which are in dialogue with so many others, in a continuous and unfinished process. The path of approximation, or detachment, of young people, until they become followers of LGBTQIA+ youtubers, is given by the dialogues with the statements of the videos that involve themes of the LGBTQIA+ community, in which the positioning of the youtuber must be aligned with the socio-ideological horizon of the community, expanding these debates.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLodi, Ana Claudia BalieiroOliveira, Rafael Felix de2022-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-21032023-083018/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-23T13:44:31Zoai:teses.usp.br:tde-21032023-083018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-23T13:44:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+
Their speeches bring things that we suffer and achievements that happened! Dialogues between young people and LGBTQIA+ youtubers
title Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+
spellingShingle Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+
Oliveira, Rafael Felix de
Comunidade LGBTQIA+
Jovens LGBTQIA+
LGBTQIA+ comunity
LGBTQIA+ youth
LGBTQIA+ youtubers
Youtubers LGBTQIA+
title_short Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+
title_full Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+
title_fullStr Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+
title_full_unstemmed Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+
title_sort Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+
author Oliveira, Rafael Felix de
author_facet Oliveira, Rafael Felix de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lodi, Ana Claudia Balieiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafael Felix de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade LGBTQIA+
Jovens LGBTQIA+
LGBTQIA+ comunity
LGBTQIA+ youth
LGBTQIA+ youtubers
Youtubers LGBTQIA+
topic Comunidade LGBTQIA+
Jovens LGBTQIA+
LGBTQIA+ comunity
LGBTQIA+ youth
LGBTQIA+ youtubers
Youtubers LGBTQIA+
description Nas últimas duas décadas, com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), novos atores sociais - e, com eles, relações sociais - emergiram nas interações em redes sociais e plataforma de vídeos. Entre os nichos de público existentes, encontramos os youtubers LGBTQIA+, que se dedicam às temáticas e pautas da comunidade LGBTQIA+, dialogando com jovens a partir de vídeos em seus canais. Nesse contexto, esta pesquisa, desenvolvida a partir da concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin, teve como objetivo geral compreender como jovens LGBTQIA+ dialogam com os discursos enunciados por youtubers LGBTQIA+ em seus respectivos canais. Como objetivos específicos, buscou-se conhecer quem são youtubers LGBTQIA+ para os jovens que participaram da pesquisa; como eles se tornaram seguidores desses youtubers e por quais motivos seguem determinados youtubers ao invés de outros. Para a construção desta pesquisa, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica visando compreender a historicidade das TICs, bem como do coletivo LGBTQIA+, e suas relações com a tecnologia. Para a pesquisa de campo, a coleta de dados se deu por intermédio de um grupo de discussão, que possibilitou que os sujeitos fossem analisados no contexto histórico em que estavam imersos. A análise de dados se orientou pela Análise Dialógica do Discurso (ADD), que permitiu compreender os sentidos construídos no grupo sobre a temática da pesquisa a partir das interações verbais nele constituídas. Concluiu-se que as formas de diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+ são únicas e particulares, uma vez que cada sujeito é constituído por múltiplas vozes sociais, que estão em diálogo com tantas outras, em um processo contínuo e inacabado. O percurso da aproximação, ou do distanciamento, dos jovens, até tornarem-se seguidores dos youtubers LGBTQIA+, dá-se pelos diálogos com os enunciados dos vídeos que envolvem temáticas da comunidade LGBTQIA+, em que o posicionamento do youtuber deve ser alinhado ao horizonte socioideológico da comunidade, ampliando estes debates.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-21032023-083018/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-21032023-083018/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090955065688064