Modelo de Elaboração da Estratégia: uma proposta para as Escolas de Saúde Pública no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carlos Augusto Correia Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Filho Nascimento, Aloísio Santos, Winkler, Ingrid
Tipo de documento: Conjunto de dados
Título da fonte: Arca Dados (Fiocruz)
Texto Completo: https://doi.org/10.35078/APNTSI
Resumo: 1 Identificando as características do modelo Para identificar as características dos modelos sobre a formulação de estratégia voltada para as escolas de saúde pública foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) apenas com dados contemporâneos dos últimos cinco anos a fim de verificar a fronteira do conhecimento em relação ao tema. Adotou-se uma pesquisa bibliográfica, a análise textual e uma estatística descritiva para a coleta, análise e descrição de dados, respectivamente. A RSL foi dividida em quatro etapas, seguindo a declaração PRISMA 2020, adaptada (PAGE et al., 2021). As etapas propostas foram descritas nas próximas subseções. 1.1 Escopo Nesta etapa foram estabelecidas, com base na pesquisa exploratória da literatura clássica sobre o tema apresentada na fundamentação teórica, duas questões norteadoras (QN) ou perguntas de pesquisa a serem respondidas, de modo a orientar a RSL que compreende o estado da arte, a fim de identificar as características esperadas do modelo e da estratégia. 1.2 Planejamento Na etapa seguinte, foram definidas as bases de conhecimento científico investigadas, descritores e fragmentos de busca. 1.3 Avaliação Nesta fase foram selecionados os documentos identificados na etapa anterior, aplicados critérios de exclusão (quantitativos e qualitativos) e inclusão, de modo a selecionar os trabalhos mais relevantes. Os critérios de exclusão (CE) e de inclusão (CI). 1.4 Síntese Finalmente, na quarta etapa da RSL será realizada a leitura e analisada aprofundada dos estudos provenientes da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, buscando compreender as relações entre os resultados apresentados e identificar padrões, divergências e oportunidades de pesquisa para responder às duas questões norteadoras propostas. O protocolo Prisma adaptado, está publicado em: https://protocols.io/view/systematic-literature-review-cp5pvq5n (2023) (pt) 1 Identifying model characteristics To identify the characteristics of the models on strategy formulation focused on public health schools, a systematic literature review (RSL) was conducted only with contemporary data from the last five years in order to verify the frontier of knowledge regarding the topic. A literature search, textual analysis, and descriptive statistics were adopted for data collection, analysis, and description, respectively. The RSL was divided into four stages, following the adapted PRISMA 2020 statement (PAGE et al., 2021). The proposed steps have been described in the next subsections. 1.1 Scope In this stage two guiding questions (QN) or research questions to be answered were established, based on the exploratory search of the classical literature on the topic presented in the theoretical foundation, in order to guide the RSL comprising the state of the art, in order to identify the expected characteristics of the model and the strategy. 1.2 Planning In the next step, the investigated scientific knowledge bases, descriptors and search fragments were defined. 1.3 Evaluation In this phase the papers identified in the previous step were selected, exclusion (quantitative and qualitative) and inclusion criteria were applied, in order to select the most relevant papers. The exclusion (EC) and inclusion (IC) criteria. 1.4 Synthesis Finally, in the fourth stage of the RSL, an in-depth reading and analysis of the studies arising from the application of the inclusion and exclusion criteria will be performed, seeking to understand the relationships between the results presented and to identify patterns, divergences and research opportunities to answer the two proposed guiding questions. The adapted Prisma protocol is published in: https://protocols.io/view/systematic-literature-review-cp5pvq5n (2023) (en) 1 Identificación de las características de los modelos Para identificar las características de los modelos sobre formulación de estrategias dirigidos a las escuelas de salud pública, se realizó una revisión sistemática de la literatura (RSL) sólo con datos contemporáneos de los últimos cinco años, con el fin de verificar la frontera del conocimiento sobre el tema. Se adoptaron la búsqueda bibliográfica, el análisis textual y la estadística descriptiva para la recolección, el análisis y la descripción de los datos, respectivamente. La RSL se dividió en cuatro etapas, siguiendo la declaración PRISMA 2020, adaptada (PAGE et al., 2021). Las etapas propuestas se han descrito en las siguientes subsecciones. 1.1 Alcance En esta etapa se establecieron dos preguntas orientadoras (QN) o preguntas de investigación a responder, a partir de la investigación exploratoria de la literatura clásica sobre el tema presentado en la fundamentación teórica, con el fin de orientar la RSL comprendiendo el estado del arte, para identificar las características esperadas del modelo y de la estrategia. 1.2 Planificación En el paso siguiente, se definieron las bases de conocimiento científico investigadas, los descriptores y los fragmentos de búsqueda. 1.3 Evaluación En esta fase se seleccionaron los documentos identificados en la etapa anterior, se aplicaron criterios de exclusión (cuantitativos y cualitativos) y de inclusión, con el fin de seleccionar los trabajos más relevantes. Los criterios de exclusión (CE) y de inclusión (CI). 1.4 Síntesis Finalmente, en la cuarta etapa de la RSL, se realizará una lectura y análisis en profundidad de los estudios resultantes de la aplicación de los criterios de inclusión y exclusión, buscando comprender las relaciones entre los resultados presentados e identificar patrones, divergencias y oportunidades de investigación para responder a las dos preguntas orientadoras propuestas. El protocolo Prisma adaptado se publica en: https://protocols.io/view/systematic-literature-review-cp5pvq5n (2023)(es)
id FIOCRUZ-8_92bf93f795e74c8507995d560217ae48
oai_identifier_str doi:10.35078/APNTSI
network_acronym_str FIOCRUZ-8
network_name_str Arca Dados (Fiocruz)
repository_id_str
spelling https://doi.org/10.35078/APNTSIReis, Carlos Augusto Correia LimaFilho Nascimento, Aloísio SantosWinkler, IngridModelo de Elaboração da Estratégia: uma proposta para as Escolas de Saúde Pública no BrasilStrategy development model: a proposal for schools of public health in BrazilArca Dados1 Identificando as características do modelo Para identificar as características dos modelos sobre a formulação de estratégia voltada para as escolas de saúde pública foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) apenas com dados contemporâneos dos últimos cinco anos a fim de verificar a fronteira do conhecimento em relação ao tema. Adotou-se uma pesquisa bibliográfica, a análise textual e uma estatística descritiva para a coleta, análise e descrição de dados, respectivamente. A RSL foi dividida em quatro etapas, seguindo a declaração PRISMA 2020, adaptada (PAGE et al., 2021). As etapas propostas foram descritas nas próximas subseções. 1.1 Escopo Nesta etapa foram estabelecidas, com base na pesquisa exploratória da literatura clássica sobre o tema apresentada na fundamentação teórica, duas questões norteadoras (QN) ou perguntas de pesquisa a serem respondidas, de modo a orientar a RSL que compreende o estado da arte, a fim de identificar as características esperadas do modelo e da estratégia. 1.2 Planejamento Na etapa seguinte, foram definidas as bases de conhecimento científico investigadas, descritores e fragmentos de busca. 1.3 Avaliação Nesta fase foram selecionados os documentos identificados na etapa anterior, aplicados critérios de exclusão (quantitativos e qualitativos) e inclusão, de modo a selecionar os trabalhos mais relevantes. Os critérios de exclusão (CE) e de inclusão (CI). 1.4 Síntese Finalmente, na quarta etapa da RSL será realizada a leitura e analisada aprofundada dos estudos provenientes da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, buscando compreender as relações entre os resultados apresentados e identificar padrões, divergências e oportunidades de pesquisa para responder às duas questões norteadoras propostas. O protocolo Prisma adaptado, está publicado em: https://protocols.io/view/systematic-literature-review-cp5pvq5n (2023) (pt) 1 Identifying model characteristics To identify the characteristics of the models on strategy formulation focused on public health schools, a systematic literature review (RSL) was conducted only with contemporary data from the last five years in order to verify the frontier of knowledge regarding the topic. A literature search, textual analysis, and descriptive statistics were adopted for data collection, analysis, and description, respectively. The RSL was divided into four stages, following the adapted PRISMA 2020 statement (PAGE et al., 2021). The proposed steps have been described in the next subsections. 1.1 Scope In this stage two guiding questions (QN) or research questions to be answered were established, based on the exploratory search of the classical literature on the topic presented in the theoretical foundation, in order to guide the RSL comprising the state of the art, in order to identify the expected characteristics of the model and the strategy. 1.2 Planning In the next step, the investigated scientific knowledge bases, descriptors and search fragments were defined. 1.3 Evaluation In this phase the papers identified in the previous step were selected, exclusion (quantitative and qualitative) and inclusion criteria were applied, in order to select the most relevant papers. The exclusion (EC) and inclusion (IC) criteria. 1.4 Synthesis Finally, in the fourth stage of the RSL, an in-depth reading and analysis of the studies arising from the application of the inclusion and exclusion criteria will be performed, seeking to understand the relationships between the results presented and to identify patterns, divergences and research opportunities to answer the two proposed guiding questions. The adapted Prisma protocol is published in: https://protocols.io/view/systematic-literature-review-cp5pvq5n (2023) (en) 1 Identificación de las características de los modelos Para identificar las características de los modelos sobre formulación de estrategias dirigidos a las escuelas de salud pública, se realizó una revisión sistemática de la literatura (RSL) sólo con datos contemporáneos de los últimos cinco años, con el fin de verificar la frontera del conocimiento sobre el tema. Se adoptaron la búsqueda bibliográfica, el análisis textual y la estadística descriptiva para la recolección, el análisis y la descripción de los datos, respectivamente. La RSL se dividió en cuatro etapas, siguiendo la declaración PRISMA 2020, adaptada (PAGE et al., 2021). Las etapas propuestas se han descrito en las siguientes subsecciones. 1.1 Alcance En esta etapa se establecieron dos preguntas orientadoras (QN) o preguntas de investigación a responder, a partir de la investigación exploratoria de la literatura clásica sobre el tema presentado en la fundamentación teórica, con el fin de orientar la RSL comprendiendo el estado del arte, para identificar las características esperadas del modelo y de la estrategia. 1.2 Planificación En el paso siguiente, se definieron las bases de conocimiento científico investigadas, los descriptores y los fragmentos de búsqueda. 1.3 Evaluación En esta fase se seleccionaron los documentos identificados en la etapa anterior, se aplicaron criterios de exclusión (cuantitativos y cualitativos) y de inclusión, con el fin de seleccionar los trabajos más relevantes. Los criterios de exclusión (CE) y de inclusión (CI). 1.4 Síntesis Finalmente, en la cuarta etapa de la RSL, se realizará una lectura y análisis en profundidad de los estudios resultantes de la aplicación de los criterios de inclusión y exclusión, buscando comprender las relaciones entre los resultados presentados e identificar patrones, divergencias y oportunidades de investigación para responder a las dos preguntas orientadoras propuestas. El protocolo Prisma adaptado se publica en: https://protocols.io/view/systematic-literature-review-cp5pvq5n (2023)(es)2023-04-13info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0Medicine, Health and Life SciencesSocial SciencesRevisão sistemáticaSystematic ReviewRevisión sistemáticaEscola de Saúde PúblicaSchool of Public HealthEscuela de Salud PúblicaBurocracia ProfissionalProfessional BureaucracyBurocracia profesionalEscola de GovernoGovernment SchoolEscuela de GobiernoModelo de administração profissionalProfessional management modelModelo de gestión profesionalinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:Arca Dados (Fiocruz)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZRepositório de Dados de PesquisaPUBhttps://dadosdepesquisa.fiocruz.br/oaivanessa.jorge@fiocruz.bropendoar:2023-12-19T05:00:12Arca Dados (Fiocruz) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)falsedoi:10.35078/APNTSI
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de Elaboração da Estratégia: uma proposta para as Escolas de Saúde Pública no Brasil
Strategy development model: a proposal for schools of public health in Brazil
title Modelo de Elaboração da Estratégia: uma proposta para as Escolas de Saúde Pública no Brasil
spellingShingle Modelo de Elaboração da Estratégia: uma proposta para as Escolas de Saúde Pública no Brasil
Reis, Carlos Augusto Correia Lima
Medicine, Health and Life Sciences
Social Sciences
Revisão sistemática
Systematic Review
Revisión sistemática
Escola de Saúde Pública
School of Public Health
Escuela de Salud Pública
Burocracia Profissional
Professional Bureaucracy
Burocracia profesional
Escola de Governo
Government School
Escuela de Gobierno
Modelo de administração profissional
Professional management model
Modelo de gestión profesional
title_short Modelo de Elaboração da Estratégia: uma proposta para as Escolas de Saúde Pública no Brasil
title_full Modelo de Elaboração da Estratégia: uma proposta para as Escolas de Saúde Pública no Brasil
title_fullStr Modelo de Elaboração da Estratégia: uma proposta para as Escolas de Saúde Pública no Brasil
title_full_unstemmed Modelo de Elaboração da Estratégia: uma proposta para as Escolas de Saúde Pública no Brasil
title_sort Modelo de Elaboração da Estratégia: uma proposta para as Escolas de Saúde Pública no Brasil
author Reis, Carlos Augusto Correia Lima
author_facet Reis, Carlos Augusto Correia Lima
Filho Nascimento, Aloísio Santos
Winkler, Ingrid
author_role author
author2 Filho Nascimento, Aloísio Santos
Winkler, Ingrid
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carlos Augusto Correia Lima
Filho Nascimento, Aloísio Santos
Winkler, Ingrid
dc.subject.none.fl_str_mv Medicine, Health and Life Sciences
Social Sciences
Revisão sistemática
Systematic Review
Revisión sistemática
Escola de Saúde Pública
School of Public Health
Escuela de Salud Pública
Burocracia Profissional
Professional Bureaucracy
Burocracia profesional
Escola de Governo
Government School
Escuela de Gobierno
Modelo de administração profissional
Professional management model
Modelo de gestión profesional
topic Medicine, Health and Life Sciences
Social Sciences
Revisão sistemática
Systematic Review
Revisión sistemática
Escola de Saúde Pública
School of Public Health
Escuela de Salud Pública
Burocracia Profissional
Professional Bureaucracy
Burocracia profesional
Escola de Governo
Government School
Escuela de Gobierno
Modelo de administração profissional
Professional management model
Modelo de gestión profesional
description 1 Identificando as características do modelo Para identificar as características dos modelos sobre a formulação de estratégia voltada para as escolas de saúde pública foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) apenas com dados contemporâneos dos últimos cinco anos a fim de verificar a fronteira do conhecimento em relação ao tema. Adotou-se uma pesquisa bibliográfica, a análise textual e uma estatística descritiva para a coleta, análise e descrição de dados, respectivamente. A RSL foi dividida em quatro etapas, seguindo a declaração PRISMA 2020, adaptada (PAGE et al., 2021). As etapas propostas foram descritas nas próximas subseções. 1.1 Escopo Nesta etapa foram estabelecidas, com base na pesquisa exploratória da literatura clássica sobre o tema apresentada na fundamentação teórica, duas questões norteadoras (QN) ou perguntas de pesquisa a serem respondidas, de modo a orientar a RSL que compreende o estado da arte, a fim de identificar as características esperadas do modelo e da estratégia. 1.2 Planejamento Na etapa seguinte, foram definidas as bases de conhecimento científico investigadas, descritores e fragmentos de busca. 1.3 Avaliação Nesta fase foram selecionados os documentos identificados na etapa anterior, aplicados critérios de exclusão (quantitativos e qualitativos) e inclusão, de modo a selecionar os trabalhos mais relevantes. Os critérios de exclusão (CE) e de inclusão (CI). 1.4 Síntese Finalmente, na quarta etapa da RSL será realizada a leitura e analisada aprofundada dos estudos provenientes da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, buscando compreender as relações entre os resultados apresentados e identificar padrões, divergências e oportunidades de pesquisa para responder às duas questões norteadoras propostas. O protocolo Prisma adaptado, está publicado em: https://protocols.io/view/systematic-literature-review-cp5pvq5n (2023) (pt) 1 Identifying model characteristics To identify the characteristics of the models on strategy formulation focused on public health schools, a systematic literature review (RSL) was conducted only with contemporary data from the last five years in order to verify the frontier of knowledge regarding the topic. A literature search, textual analysis, and descriptive statistics were adopted for data collection, analysis, and description, respectively. The RSL was divided into four stages, following the adapted PRISMA 2020 statement (PAGE et al., 2021). The proposed steps have been described in the next subsections. 1.1 Scope In this stage two guiding questions (QN) or research questions to be answered were established, based on the exploratory search of the classical literature on the topic presented in the theoretical foundation, in order to guide the RSL comprising the state of the art, in order to identify the expected characteristics of the model and the strategy. 1.2 Planning In the next step, the investigated scientific knowledge bases, descriptors and search fragments were defined. 1.3 Evaluation In this phase the papers identified in the previous step were selected, exclusion (quantitative and qualitative) and inclusion criteria were applied, in order to select the most relevant papers. The exclusion (EC) and inclusion (IC) criteria. 1.4 Synthesis Finally, in the fourth stage of the RSL, an in-depth reading and analysis of the studies arising from the application of the inclusion and exclusion criteria will be performed, seeking to understand the relationships between the results presented and to identify patterns, divergences and research opportunities to answer the two proposed guiding questions. The adapted Prisma protocol is published in: https://protocols.io/view/systematic-literature-review-cp5pvq5n (2023) (en) 1 Identificación de las características de los modelos Para identificar las características de los modelos sobre formulación de estrategias dirigidos a las escuelas de salud pública, se realizó una revisión sistemática de la literatura (RSL) sólo con datos contemporáneos de los últimos cinco años, con el fin de verificar la frontera del conocimiento sobre el tema. Se adoptaron la búsqueda bibliográfica, el análisis textual y la estadística descriptiva para la recolección, el análisis y la descripción de los datos, respectivamente. La RSL se dividió en cuatro etapas, siguiendo la declaración PRISMA 2020, adaptada (PAGE et al., 2021). Las etapas propuestas se han descrito en las siguientes subsecciones. 1.1 Alcance En esta etapa se establecieron dos preguntas orientadoras (QN) o preguntas de investigación a responder, a partir de la investigación exploratoria de la literatura clásica sobre el tema presentado en la fundamentación teórica, con el fin de orientar la RSL comprendiendo el estado del arte, para identificar las características esperadas del modelo y de la estrategia. 1.2 Planificación En el paso siguiente, se definieron las bases de conocimiento científico investigadas, los descriptores y los fragmentos de búsqueda. 1.3 Evaluación En esta fase se seleccionaron los documentos identificados en la etapa anterior, se aplicaron criterios de exclusión (cuantitativos y cualitativos) y de inclusión, con el fin de seleccionar los trabajos más relevantes. Los criterios de exclusión (CE) y de inclusión (CI). 1.4 Síntesis Finalmente, en la cuarta etapa de la RSL, se realizará una lectura y análisis en profundidad de los estudios resultantes de la aplicación de los criterios de inclusión y exclusión, buscando comprender las relaciones entre los resultados presentados e identificar patrones, divergencias y oportunidades de investigación para responder a las dos preguntas orientadoras propuestas. El protocolo Prisma adaptado se publica en: https://protocols.io/view/systematic-literature-review-cp5pvq5n (2023)(es)
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
format dataset
status_str publishedVersion
dc.identifier.url.fl_str_mv https://doi.org/10.35078/APNTSI
url https://doi.org/10.35078/APNTSI
dc.rights.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
dc.format.none.fl_str_mv Dataset
dc.publisher.none.fl_str_mv Arca Dados
publisher.none.fl_str_mv Arca Dados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Arca Dados (Fiocruz)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Arca Dados (Fiocruz)
collection Arca Dados (Fiocruz)
repository.name.fl_str_mv Arca Dados (Fiocruz) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv vanessa.jorge@fiocruz.br
_version_ 1797049101646299136