Disfunção competitiva: análise do nível das lacunas (GAPS), pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/69 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar, pela aplicação do modelo SERVQUAL, o nível das lacunas (gaps) nos serviços oferecidos pelas farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo. Trabalhou-se com uma amostra de 306 respondentes composta pelos proprietários, farmacêutico responsável e clientes relacionados a quinze farmácias de manipulação localizadas em Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Valinhos e Vinhedo. Com este trabalho se buscou avaliar a dimensão de gaps referentes às disfunções competitiva, estratégica e operacional, verificando quais disfunções são significativas, e quais são os resultados do serviço prestado em relação aos fatores competitivos valorizados pelos clientes. A presente pesquisa lidou com dados qualitativos e quantitativos, o instrumento de coleta de dados foi um questionário do modelo validado como SERVQUAL, publicado por Parasuraman et al. (1988), destinado a medir a qualidade de serviço, composto das cinco dimensões: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. As técnicas de análise de cunho estatístico expressados foram do software BioEstat V.05. Os resultados demonstraram que existe uma forte aderência das amostras obtidas e que a dimensão da qualidade que mais se destacou foi a confiabilidade e em relação às disfunções pesquisadas indicam uma perfeita interação entre os agentes e que não há disfunção competitiva significativa. |
id |
FIPEN-1_2af1af9d48ee48ba08881d6ec21442cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/69 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
Disfunção competitiva: análise do nível das lacunas (GAPS), pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do estado de São PauloCompetitive dysfunction: analysis the level of the gaps, the servqual model in compounding pharmacies the municipalities of São Paulo state.CompetitivenessCompetitive AdvantageQuality of ServicesSERVQUALCompounding Pharmacies.CompetitividadeVantagem CompetitivaQualidade de serviçosSERVQUALfarmácias de manipulaçãoEsta pesquisa teve como objetivo investigar, pela aplicação do modelo SERVQUAL, o nível das lacunas (gaps) nos serviços oferecidos pelas farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo. Trabalhou-se com uma amostra de 306 respondentes composta pelos proprietários, farmacêutico responsável e clientes relacionados a quinze farmácias de manipulação localizadas em Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Valinhos e Vinhedo. Com este trabalho se buscou avaliar a dimensão de gaps referentes às disfunções competitiva, estratégica e operacional, verificando quais disfunções são significativas, e quais são os resultados do serviço prestado em relação aos fatores competitivos valorizados pelos clientes. A presente pesquisa lidou com dados qualitativos e quantitativos, o instrumento de coleta de dados foi um questionário do modelo validado como SERVQUAL, publicado por Parasuraman et al. (1988), destinado a medir a qualidade de serviço, composto das cinco dimensões: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. As técnicas de análise de cunho estatístico expressados foram do software BioEstat V.05. Os resultados demonstraram que existe uma forte aderência das amostras obtidas e que a dimensão da qualidade que mais se destacou foi a confiabilidade e em relação às disfunções pesquisadas indicam uma perfeita interação entre os agentes e que não há disfunção competitiva significativa.This research aimed to investigate the application of SERVQUAL model, the level of gaps inthe services offered by compounding pharmacies in the cities of São Paulo state. We haveworked with a sample of 306 respondents comprised of owners, pharmacists responsible andclients related to fifteen from compounding pharmacies located in Campo Limpo Paulista,JundiaÃ, Valinhos and Vinhedo. This work sought to assess the extent of gaps relating tocompetitive dysfunction, strategic dysfunction and operational dysfunction, to determinewhich disorders are significant, and what are the results of service provided in relation tocompetitive factors valued by customers. This research has dealt with qualitative andquantitative data, the data collection instrument was a questionnaire validated model asSERVQUAL, published by Parasuraman et al. (1988), aimed at measuring the quality ofservice, consisting of five dimensions: tangibility, reliability, responsiveness, assurance andempathy. The techniques of statistical analysis of nature were expressed in software BioEstatV.05. The results showed that there is a strong adherence of the samples and that thedimension of quality that stood out was the reliability and regarding dysfunctions surveyedindicate a perfect interaction between agents and that there is significant competitivedysfunction.Fernando de Almeida Santos2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/6910.21710/rch.v8i0.69Revista Científica Hermes; v. 8 (2013): janeiro a junhoRevista Científica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junhoRevista Científica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junho2175-055610.21710/rch.v8i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/69/71Copyright (c) 2013 Rubens Cukier, Manuel Antonio Meireles da Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCukier, Rubensda Costa, Manuel Antonio Meireles2023-01-25T03:40:24Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/69Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:24Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disfunção competitiva: análise do nível das lacunas (GAPS), pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo Competitive dysfunction: analysis the level of the gaps, the servqual model in compounding pharmacies the municipalities of São Paulo state. |
title |
Disfunção competitiva: análise do nível das lacunas (GAPS), pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo |
spellingShingle |
Disfunção competitiva: análise do nível das lacunas (GAPS), pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo Cukier, Rubens Competitiveness Competitive Advantage Quality of Services SERVQUAL Compounding Pharmacies. Competitividade Vantagem Competitiva Qualidade de serviços SERVQUAL farmácias de manipulação |
title_short |
Disfunção competitiva: análise do nível das lacunas (GAPS), pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo |
title_full |
Disfunção competitiva: análise do nível das lacunas (GAPS), pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo |
title_fullStr |
Disfunção competitiva: análise do nível das lacunas (GAPS), pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Disfunção competitiva: análise do nível das lacunas (GAPS), pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo |
title_sort |
Disfunção competitiva: análise do nível das lacunas (GAPS), pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo |
author |
Cukier, Rubens |
author_facet |
Cukier, Rubens da Costa, Manuel Antonio Meireles |
author_role |
author |
author2 |
da Costa, Manuel Antonio Meireles |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cukier, Rubens da Costa, Manuel Antonio Meireles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competitiveness Competitive Advantage Quality of Services SERVQUAL Compounding Pharmacies. Competitividade Vantagem Competitiva Qualidade de serviços SERVQUAL farmácias de manipulação |
topic |
Competitiveness Competitive Advantage Quality of Services SERVQUAL Compounding Pharmacies. Competitividade Vantagem Competitiva Qualidade de serviços SERVQUAL farmácias de manipulação |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar, pela aplicação do modelo SERVQUAL, o nível das lacunas (gaps) nos serviços oferecidos pelas farmácias de manipulação em municípios do estado de São Paulo. Trabalhou-se com uma amostra de 306 respondentes composta pelos proprietários, farmacêutico responsável e clientes relacionados a quinze farmácias de manipulação localizadas em Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Valinhos e Vinhedo. Com este trabalho se buscou avaliar a dimensão de gaps referentes às disfunções competitiva, estratégica e operacional, verificando quais disfunções são significativas, e quais são os resultados do serviço prestado em relação aos fatores competitivos valorizados pelos clientes. A presente pesquisa lidou com dados qualitativos e quantitativos, o instrumento de coleta de dados foi um questionário do modelo validado como SERVQUAL, publicado por Parasuraman et al. (1988), destinado a medir a qualidade de serviço, composto das cinco dimensões: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. As técnicas de análise de cunho estatístico expressados foram do software BioEstat V.05. Os resultados demonstraram que existe uma forte aderência das amostras obtidas e que a dimensão da qualidade que mais se destacou foi a confiabilidade e em relação às disfunções pesquisadas indicam uma perfeita interação entre os agentes e que não há disfunção competitiva significativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/69 10.21710/rch.v8i0.69 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/69 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v8i0.69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/69/71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Rubens Cukier, Manuel Antonio Meireles da Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Rubens Cukier, Manuel Antonio Meireles da Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 8 (2013): janeiro a junho Revista Científica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junho Revista Científica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junho 2175-0556 10.21710/rch.v8i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945177512968192 |