Estudos referenciados a serviços nos ENANPADS de 2005 a 2010: um levantamento bibliométrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varanda, José Antonio Menezes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Silva, Kelen Aparecida, de Oliveira, Márcia Lima, Troccoli, Irene Raguenet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/165
Resumo: Este artigo constitui-se em levantamento bibliométrico, relativo aos artigos publicados na Divisão Acadêmica Marketing dos EnANPADs de 2005 a 2010, com a palavra serviço e ou serviços no título. Dos 51 selecionados, foi levantado o número de autores por artigo, as respectivas instituições de afiliação, a quantidade de comparecimentos aos eventos, as abordagens metodológicas utilizadas, os meios e fins das pesquisas e os instrumentos de coleta de dados usados. Os dados foram tabulados e tratados por meio de estatística descritiva e dentre os resultados salientou-se que o tema serviços alcança relevância na comunidade acadêmica pesquisadora de Marketing, quer como foco central do estudo, quer como foco periférico. Nas conclusões salientaram-se cinco pontos de alerta, incluindo o desequilíbrio entre as instituições privadas e públicas quanto ao esforço de pesquisa e a concentração geográfica das IES participantes. Ao final, lançam-se sugestões para futuros estudos.
id FIPEN-1_87ebf7e1237064a0d30ff16f63c69ac2
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/165
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Estudos referenciados a serviços nos ENANPADS de 2005 a 2010: um levantamento bibliométricoStudies Refered to Services in the 2005-2010 Enanpads: A Bibliometric SurveyBibliometry. EnANPADs. Services. Marketing.bibliometriaEnANPADserviçosmarketingEste artigo constitui-se em levantamento bibliométrico, relativo aos artigos publicados na Divisão Acadêmica Marketing dos EnANPADs de 2005 a 2010, com a palavra serviço e ou serviços no título. Dos 51 selecionados, foi levantado o número de autores por artigo, as respectivas instituições de afiliação, a quantidade de comparecimentos aos eventos, as abordagens metodológicas utilizadas, os meios e fins das pesquisas e os instrumentos de coleta de dados usados. Os dados foram tabulados e tratados por meio de estatística descritiva e dentre os resultados salientou-se que o tema serviços alcança relevância na comunidade acadêmica pesquisadora de Marketing, quer como foco central do estudo, quer como foco periférico. Nas conclusões salientaram-se cinco pontos de alerta, incluindo o desequilíbrio entre as instituições privadas e públicas quanto ao esforço de pesquisa e a concentração geográfica das IES participantes. Ao final, lançam-se sugestões para futuros estudos.This bibliometric survey concerns articles published in the Marketing Academic Division ofthe EnANPADs with the word service(s) in the title from 2005 to 2010. The research selected51 articles with the following characteristics: number of authors per article, their respectiveinstitutions of affiliation, the frequency of attendance to the events, the methodologicalapproaches, the means and ends of the researches and the data collection tools used. Datawere tabulated and processed with descriptive statistics, and results showed that services are arelevant theme in Marketing research, either with a central or peripheral position. In theconclusions, five alerts were thrown, including the imbalance of research between private andpublic institutions and the geographic concentration of the participating institutions. Futurestudies are suggested.Fernando de Almeida Santos2014-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/16510.21710/rch.v12i0.165Revista Científica Hermes; v. 12 (2014): Edição Especial - DezembroRevista Cientí­fica Hermes ; Vol. 12 (2014): Edição Especial - DezembroRevista Científica Hermes ; Vol. 12 (2014): Edição Especial - Dezembro2175-055610.21710/rch.v12i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/165/pdfCopyright (c) 2014 José Antonio Menezes Varanda, Kelen Aparecida da Silva, Márcia Lima de Oliveira, Irene Raguenet Troccolihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVaranda, José Antonio Menezesda Silva, Kelen Aparecidade Oliveira, Márcia LimaTroccoli, Irene Raguenet2023-01-25T03:40:29Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/165Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:29Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos referenciados a serviços nos ENANPADS de 2005 a 2010: um levantamento bibliométrico
Studies Refered to Services in the 2005-2010 Enanpads: A Bibliometric Survey
title Estudos referenciados a serviços nos ENANPADS de 2005 a 2010: um levantamento bibliométrico
spellingShingle Estudos referenciados a serviços nos ENANPADS de 2005 a 2010: um levantamento bibliométrico
Varanda, José Antonio Menezes
Bibliometry. EnANPADs. Services. Marketing.
bibliometria
EnANPAD
serviços
marketing
title_short Estudos referenciados a serviços nos ENANPADS de 2005 a 2010: um levantamento bibliométrico
title_full Estudos referenciados a serviços nos ENANPADS de 2005 a 2010: um levantamento bibliométrico
title_fullStr Estudos referenciados a serviços nos ENANPADS de 2005 a 2010: um levantamento bibliométrico
title_full_unstemmed Estudos referenciados a serviços nos ENANPADS de 2005 a 2010: um levantamento bibliométrico
title_sort Estudos referenciados a serviços nos ENANPADS de 2005 a 2010: um levantamento bibliométrico
author Varanda, José Antonio Menezes
author_facet Varanda, José Antonio Menezes
da Silva, Kelen Aparecida
de Oliveira, Márcia Lima
Troccoli, Irene Raguenet
author_role author
author2 da Silva, Kelen Aparecida
de Oliveira, Márcia Lima
Troccoli, Irene Raguenet
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varanda, José Antonio Menezes
da Silva, Kelen Aparecida
de Oliveira, Márcia Lima
Troccoli, Irene Raguenet
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometry. EnANPADs. Services. Marketing.
bibliometria
EnANPAD
serviços
marketing
topic Bibliometry. EnANPADs. Services. Marketing.
bibliometria
EnANPAD
serviços
marketing
description Este artigo constitui-se em levantamento bibliométrico, relativo aos artigos publicados na Divisão Acadêmica Marketing dos EnANPADs de 2005 a 2010, com a palavra serviço e ou serviços no título. Dos 51 selecionados, foi levantado o número de autores por artigo, as respectivas instituições de afiliação, a quantidade de comparecimentos aos eventos, as abordagens metodológicas utilizadas, os meios e fins das pesquisas e os instrumentos de coleta de dados usados. Os dados foram tabulados e tratados por meio de estatística descritiva e dentre os resultados salientou-se que o tema serviços alcança relevância na comunidade acadêmica pesquisadora de Marketing, quer como foco central do estudo, quer como foco periférico. Nas conclusões salientaram-se cinco pontos de alerta, incluindo o desequilíbrio entre as instituições privadas e públicas quanto ao esforço de pesquisa e a concentração geográfica das IES participantes. Ao final, lançam-se sugestões para futuros estudos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/165
10.21710/rch.v12i0.165
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/165
identifier_str_mv 10.21710/rch.v12i0.165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/165/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 12 (2014): Edição Especial - Dezembro
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 12 (2014): Edição Especial - Dezembro
Revista Científica Hermes ; Vol. 12 (2014): Edição Especial - Dezembro
2175-0556
10.21710/rch.v12i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945177713246208