A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacional

Bibliographic Details
Main Author: Massi, Klécia Gili
Publication Date: 2009
Other Authors: Massi, Maria Lucia Gili
Format: Article
Language: por
Source: Revista Científica Hermes
Download full: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/15
Summary: O processo de industrialização e o decorrente progresso econômico têm sido buscadosincessantemente pela sociedade, e, nessa busca, os recursos naturais têm sido utilizados como se fossem infinitos. O consumidor é ator de transformação, já que tem em suas mãos o poder de exigir um padrão de desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente adequado, através do consumo consciente. Uma das formas mediante as quais o consumidor pode ter acesso às atividades exercidas pelas corporações é através do marketing verde. Assim, objetivamos verificar, em algumas peças publicitárias, se e como as empresas utilizam argumentos ecológicos em sua publicidade. Três revistas de circulação nacional foram analisadas: ÉPOCA, da Editora Globo; Isto É, da Três, e Veja, da Abril. Foram analisados 142 anúncios publicitários e a categoria Transporte possuiu o maior número de anúncios publicitários com argumentos ecológicos (58,82%), visto que tais anúncios se fazem acompanhar do selo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Entretanto, isso ocorre devido à obrigação legal determinada pela Resolução CONAMA Nº 18, de 6 de maio de 1986. Nossos resultados podem, portanto, auxiliar todas as empresas a buscarem melhores relacionamentos com seus públicos e a valorizarem suas ações de responsabilidade sócioambiental.
id FIPEN-1_ea2b506b54023dcbf051a21e0147a7e8
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/15
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacionalThe Presence of Ecological Arguments in Advertisements in three National Magazinesanúncios publicitáriosargumento ecológicomídia impressaadvertisementsecological appealprinted mediawritten mediaO processo de industrialização e o decorrente progresso econômico têm sido buscadosincessantemente pela sociedade, e, nessa busca, os recursos naturais têm sido utilizados como se fossem infinitos. O consumidor é ator de transformação, já que tem em suas mãos o poder de exigir um padrão de desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente adequado, através do consumo consciente. Uma das formas mediante as quais o consumidor pode ter acesso às atividades exercidas pelas corporações é através do marketing verde. Assim, objetivamos verificar, em algumas peças publicitárias, se e como as empresas utilizam argumentos ecológicos em sua publicidade. Três revistas de circulação nacional foram analisadas: ÉPOCA, da Editora Globo; Isto É, da Três, e Veja, da Abril. Foram analisados 142 anúncios publicitários e a categoria Transporte possuiu o maior número de anúncios publicitários com argumentos ecológicos (58,82%), visto que tais anúncios se fazem acompanhar do selo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Entretanto, isso ocorre devido à obrigação legal determinada pela Resolução CONAMA Nº 18, de 6 de maio de 1986. Nossos resultados podem, portanto, auxiliar todas as empresas a buscarem melhores relacionamentos com seus públicos e a valorizarem suas ações de responsabilidade sócioambiental.Society has been looking for the industrialization process followed by an economic progress.In this search, the environmental resources have been used as unlimited. The consumer whoclaims social justice and environmental sustainability is making a conscientious consumption.One of the ways in which one person may have access to the corporation actions is throughthe green marketing. Thus, in this paper, we have aimed to verify if ecological appeals arepresent in some advertisements. We analyzed three magazines: ÉPOCA, from GloboRevista Científica Hermes 1: 10-18, 2009publishing house; Isto É, from Três publishing house and Veja, from Abril publishing houseand we found 142 advertisements. Transport was the class which presented the greatestecological appeals, 58,82%, because of the Brazilian Institute of Environment and RenewableNatural Resources label, a legal obligation - Resolução CONAMA Nº 18, de 6 de maio de1986. Our results may help companies to have better product-consumer relationship andhigher social and environmental value.Fernando de Almeida Santos2009-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/1510.21710/rch.v1i1.15Revista Científica Hermes; v. 1 (2009): julho a dezembroRevista Cientí­fica Hermes ; Vol. 1 (2009): julho a dezembroRevista Científica Hermes ; Vol. 1 (2009): julho a dezembro2175-055610.21710/rch.v1i1reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/15/4Copyright (c) 2009 Klécia Gili Massi, Maria Lucia Gili Massihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMassi, Klécia GiliMassi, Maria Lucia Gili2023-01-25T03:40:22Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/15Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:22Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacional
The Presence of Ecological Arguments in Advertisements in three National Magazines
title A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacional
spellingShingle A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacional
Massi, Klécia Gili
anúncios publicitários
argumento ecológico
mídia impressa
advertisements
ecological appeal
printed media
written media
title_short A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacional
title_full A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacional
title_fullStr A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacional
title_full_unstemmed A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacional
title_sort A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacional
author Massi, Klécia Gili
author_facet Massi, Klécia Gili
Massi, Maria Lucia Gili
author_role author
author2 Massi, Maria Lucia Gili
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massi, Klécia Gili
Massi, Maria Lucia Gili
dc.subject.por.fl_str_mv anúncios publicitários
argumento ecológico
mídia impressa
advertisements
ecological appeal
printed media
written media
topic anúncios publicitários
argumento ecológico
mídia impressa
advertisements
ecological appeal
printed media
written media
description O processo de industrialização e o decorrente progresso econômico têm sido buscadosincessantemente pela sociedade, e, nessa busca, os recursos naturais têm sido utilizados como se fossem infinitos. O consumidor é ator de transformação, já que tem em suas mãos o poder de exigir um padrão de desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente adequado, através do consumo consciente. Uma das formas mediante as quais o consumidor pode ter acesso às atividades exercidas pelas corporações é através do marketing verde. Assim, objetivamos verificar, em algumas peças publicitárias, se e como as empresas utilizam argumentos ecológicos em sua publicidade. Três revistas de circulação nacional foram analisadas: ÉPOCA, da Editora Globo; Isto É, da Três, e Veja, da Abril. Foram analisados 142 anúncios publicitários e a categoria Transporte possuiu o maior número de anúncios publicitários com argumentos ecológicos (58,82%), visto que tais anúncios se fazem acompanhar do selo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Entretanto, isso ocorre devido à obrigação legal determinada pela Resolução CONAMA Nº 18, de 6 de maio de 1986. Nossos resultados podem, portanto, auxiliar todas as empresas a buscarem melhores relacionamentos com seus públicos e a valorizarem suas ações de responsabilidade sócioambiental.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/15
10.21710/rch.v1i1.15
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/15
identifier_str_mv 10.21710/rch.v1i1.15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/15/4
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Klécia Gili Massi, Maria Lucia Gili Massi
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Klécia Gili Massi, Maria Lucia Gili Massi
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 1 (2009): julho a dezembro
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 1 (2009): julho a dezembro
Revista Científica Hermes ; Vol. 1 (2009): julho a dezembro
2175-0556
10.21710/rch.v1i1
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945177425936384