A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacional
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/15 |
Resumo: | O processo de industrialização e o decorrente progresso econômico têm sido buscadosincessantemente pela sociedade, e, nessa busca, os recursos naturais têm sido utilizados como se fossem infinitos. O consumidor é ator de transformação, já que tem em suas mãos o poder de exigir um padrão de desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente adequado, através do consumo consciente. Uma das formas mediante as quais o consumidor pode ter acesso às atividades exercidas pelas corporações é através do marketing verde. Assim, objetivamos verificar, em algumas peças publicitárias, se e como as empresas utilizam argumentos ecológicos em sua publicidade. Três revistas de circulação nacional foram analisadas: ÉPOCA, da Editora Globo; Isto É, da Três, e Veja, da Abril. Foram analisados 142 anúncios publicitários e a categoria Transporte possuiu o maior número de anúncios publicitários com argumentos ecológicos (58,82%), visto que tais anúncios se fazem acompanhar do selo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Entretanto, isso ocorre devido à obrigação legal determinada pela Resolução CONAMA Nº 18, de 6 de maio de 1986. Nossos resultados podem, portanto, auxiliar todas as empresas a buscarem melhores relacionamentos com seus públicos e a valorizarem suas ações de responsabilidade sócioambiental. |
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A presença do argumento ecológico em anúncios publicitários em três revistas de circulação nacionalThe Presence of Ecological Arguments in Advertisements in three National Magazinesanúncios publicitáriosargumento ecológicomídia impressaadvertisementsecological appealprinted mediawritten mediaO processo de industrialização e o decorrente progresso econômico têm sido buscadosincessantemente pela sociedade, e, nessa busca, os recursos naturais têm sido utilizados como se fossem infinitos. O consumidor é ator de transformação, já que tem em suas mãos o poder de exigir um padrão de desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente adequado, através do consumo consciente. Uma das formas mediante as quais o consumidor pode ter acesso às atividades exercidas pelas corporações é através do marketing verde. Assim, objetivamos verificar, em algumas peças publicitárias, se e como as empresas utilizam argumentos ecológicos em sua publicidade. Três revistas de circulação nacional foram analisadas: ÉPOCA, da Editora Globo; Isto É, da Três, e Veja, da Abril. Foram analisados 142 anúncios publicitários e a categoria Transporte possuiu o maior número de anúncios publicitários com argumentos ecológicos (58,82%), visto que tais anúncios se fazem acompanhar do selo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Entretanto, isso ocorre devido à obrigação legal determinada pela Resolução CONAMA Nº 18, de 6 de maio de 1986. Nossos resultados podem, portanto, auxiliar todas as empresas a buscarem melhores relacionamentos com seus públicos e a valorizarem suas ações de responsabilidade sócioambiental.Society has been looking for the industrialization process followed by an economic progress.In this search, the environmental resources have been used as unlimited. The consumer whoclaims social justice and environmental sustainability is making a conscientious consumption.One of the ways in which one person may have access to the corporation actions is throughthe green marketing. Thus, in this paper, we have aimed to verify if ecological appeals arepresent in some advertisements. We analyzed three magazines: ÉPOCA, from GloboRevista CientÃfica Hermes 1: 10-18, 2009publishing house; Isto É, from Três publishing house and Veja, from Abril publishing houseand we found 142 advertisements. Transport was the class which presented the greatestecological appeals, 58,82%, because of the Brazilian Institute of Environment and RenewableNatural Resources label, a legal obligation - Resolução CONAMA Nº 18, de 6 de maio de1986. Our results may help companies to have better product-consumer relationship andhigher social and environmental value.Fernando de Almeida Santos2009-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/1510.21710/rch.v1i1.15Revista Científica Hermes; v. 1 (2009): julho a dezembroRevista Científica Hermes ; Vol. 1 (2009): julho a dezembroRevista Científica Hermes ; Vol. 1 (2009): julho a dezembro2175-055610.21710/rch.v1i1reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/15/4Copyright (c) 2009 Klécia Gili Massi, Maria Lucia Gili Massihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMassi, Klécia GiliMassi, Maria Lucia Gili2023-01-25T03:40:22Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/15Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:22Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
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