Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Menezes, Uiara Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632
Resumo: Dada a crescente preocupação com impactos causados pelos altos padrões de consumo, este trabalho busca analisar uma forma diferente de acessar bens e serviços por meio da colaboração, sem a necessidade de ter a propriedade sobre esse bem. Várias iniciativas de consumo colaborativo têm conquistado adeptos no mundo e também no Brasil, mas pouco se conhece sobre essas iniciativas. Por envolver grupos de pessoas, aspectos relacionados à confiança e cooperação são considerados relevantes para a operação do consumo colaborativo. Esses dois aspectos foram analisados em oito diferentes iniciativas de consumo colaborativo, através de entrevistas com oito respectivos usuários. O resultado que se pode extrair dessa análise foi de que nem todas as iniciativas estão baseadas na confiança, embora haja colaboração para o alcance dos objetivos pretendidos. Os tipos de iniciativas que apresentaram maior ênfase na confiança, por tratá-la de forma indispensável, foram couchsurfing, coworking, crowdsourcing e biblioteca em alguns pontos de ônibus. Nessas formas de consumo, a confiança é a base para a cooperação, pois sem confiança os indiví­duos não teriam como alcançar o resultado desejado. Demais resultados e especificidades são apresentados no artigo.
id FMU-2_372279a437a13742fb52c7fe3cdff87d
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/632
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperaçãoCollaborative consumption: relationship between trust and cooperationConsumo de colaboración: relación entre la confianza y cooperaciónconfiançacooperaçãoconsumo colaborativo.TrustCooperationCollaborative consumption.ConfianzaCooperaciónEl consumo de colaboración.Dada a crescente preocupação com impactos causados pelos altos padrões de consumo, este trabalho busca analisar uma forma diferente de acessar bens e serviços por meio da colaboração, sem a necessidade de ter a propriedade sobre esse bem. Várias iniciativas de consumo colaborativo têm conquistado adeptos no mundo e também no Brasil, mas pouco se conhece sobre essas iniciativas. Por envolver grupos de pessoas, aspectos relacionados à confiança e cooperação são considerados relevantes para a operação do consumo colaborativo. Esses dois aspectos foram analisados em oito diferentes iniciativas de consumo colaborativo, através de entrevistas com oito respectivos usuários. O resultado que se pode extrair dessa análise foi de que nem todas as iniciativas estão baseadas na confiança, embora haja colaboração para o alcance dos objetivos pretendidos. Os tipos de iniciativas que apresentaram maior ênfase na confiança, por tratá-la de forma indispensável, foram couchsurfing, coworking, crowdsourcing e biblioteca em alguns pontos de ônibus. Nessas formas de consumo, a confiança é a base para a cooperação, pois sem confiança os indiví­duos não teriam como alcançar o resultado desejado. Demais resultados e especificidades são apresentados no artigo.Given the growing concern about impacts caused by high consumption patterns, this paper seeks to analyze a different way to access goods and services through collaboration, without the ownership of a good. Several initiatives of collaborative consumption have won fans in the world and also in Brazil, but little is known about these arrangements. By involving groups of people, aspects related to trust and cooperation are considered relevant to the operation of collaborative consumption. These two aspects were analyzed in eight different initiatives of collaborative consumption, through interviews with eight respective users. The result that emerges from this analysis is that not all initiatives are based on trust, although there is collaboration to achieve the intended goals. The types of initiatives that had greater emphasis on trust, for treating it so indispensable, were couchsurfing, coworking, crowdsourcing and library at bus stops. These forms of consumption, trust is the basis for cooperation, because without it individuals would be unable to achieve the desired result. Other results and specifics are presented in the article. Dada la creciente preocupación por los impactos causados por los patrones de alto consumo, este trabajo pretende analizar de una manera diferente de acceder a bienes y servicios a través de la colaboración, sin la necesidad de tener la propiedad del bien. Varias iniciativas de consumo de colaboración han ganado aficionados en el mundo y también en Brasil, pero poco se sabe acerca de estas iniciativas. Con la participación de grupos de personas, las cuestiones relacionadas con la confianza y la cooperación se consideran relevantes para la operación del consumo colaborativo. Se analizaron estos dos aspectos en ocho diferentes iniciativas de consumo colaborativo, a través de entrevistas con ocho usuarios respectivos. El resultado que se desprende de este análisis es que no todas las iniciativas se basan en la confianza, aunque existe una cooperación para alcanzar los objetivos previstos. Los tipos de iniciativas que mostraron un mayor énfasis en la confianza, tratándola como una forma indispensable, fueron couchsurfing, coworking, crowdsourcing y la biblioteca de alguna paradas de autobús. En estas formas de consumo, la confianza es la base de la cooperación, ya que sin las personas de confianza no tendrí­an manera de lograr el resultado deseado. Otros resultados y especificidades se presentan en el artí­culo.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 5 n. 2 (2015): (Maio/Ago. 2015) Publicada em 25/ago./2015; 195-1112318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632/pdfDe Menezes, Uiara Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T14:30:23Zoai:ojs.fmu.br:article/632Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-06T14:30:23Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação
Collaborative consumption: relationship between trust and cooperation
Consumo de colaboración: relación entre la confianza y cooperación
title Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação
spellingShingle Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação
De Menezes, Uiara Gonçalves
confiança
cooperação
consumo colaborativo.
Trust
Cooperation
Collaborative consumption.
Confianza
Cooperación
El consumo de colaboración.
title_short Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação
title_full Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação
title_fullStr Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação
title_full_unstemmed Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação
title_sort Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação
author De Menezes, Uiara Gonçalves
author_facet De Menezes, Uiara Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Menezes, Uiara Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv confiança
cooperação
consumo colaborativo.
Trust
Cooperation
Collaborative consumption.
Confianza
Cooperación
El consumo de colaboración.
topic confiança
cooperação
consumo colaborativo.
Trust
Cooperation
Collaborative consumption.
Confianza
Cooperación
El consumo de colaboración.
description Dada a crescente preocupação com impactos causados pelos altos padrões de consumo, este trabalho busca analisar uma forma diferente de acessar bens e serviços por meio da colaboração, sem a necessidade de ter a propriedade sobre esse bem. Várias iniciativas de consumo colaborativo têm conquistado adeptos no mundo e também no Brasil, mas pouco se conhece sobre essas iniciativas. Por envolver grupos de pessoas, aspectos relacionados à confiança e cooperação são considerados relevantes para a operação do consumo colaborativo. Esses dois aspectos foram analisados em oito diferentes iniciativas de consumo colaborativo, através de entrevistas com oito respectivos usuários. O resultado que se pode extrair dessa análise foi de que nem todas as iniciativas estão baseadas na confiança, embora haja colaboração para o alcance dos objetivos pretendidos. Os tipos de iniciativas que apresentaram maior ênfase na confiança, por tratá-la de forma indispensável, foram couchsurfing, coworking, crowdsourcing e biblioteca em alguns pontos de ônibus. Nessas formas de consumo, a confiança é a base para a cooperação, pois sem confiança os indiví­duos não teriam como alcançar o resultado desejado. Demais resultados e especificidades são apresentados no artigo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 5 n. 2 (2015): (Maio/Ago. 2015) Publicada em 25/ago./2015; 195-111
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945135520645120