Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632 |
Resumo: | Dada a crescente preocupação com impactos causados pelos altos padrões de consumo, este trabalho busca analisar uma forma diferente de acessar bens e serviços por meio da colaboração, sem a necessidade de ter a propriedade sobre esse bem. Várias iniciativas de consumo colaborativo têm conquistado adeptos no mundo e também no Brasil, mas pouco se conhece sobre essas iniciativas. Por envolver grupos de pessoas, aspectos relacionados à confiança e cooperação são considerados relevantes para a operação do consumo colaborativo. Esses dois aspectos foram analisados em oito diferentes iniciativas de consumo colaborativo, através de entrevistas com oito respectivos usuários. O resultado que se pode extrair dessa análise foi de que nem todas as iniciativas estão baseadas na confiança, embora haja colaboração para o alcance dos objetivos pretendidos. Os tipos de iniciativas que apresentaram maior ênfase na confiança, por tratá-la de forma indispensável, foram couchsurfing, coworking, crowdsourcing e biblioteca em alguns pontos de ônibus. Nessas formas de consumo, a confiança é a base para a cooperação, pois sem confiança os indivíduos não teriam como alcançar o resultado desejado. Demais resultados e especificidades são apresentados no artigo. |
id |
FMU-2_372279a437a13742fb52c7fe3cdff87d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fmu.br:article/632 |
network_acronym_str |
FMU-2 |
network_name_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperaçãoCollaborative consumption: relationship between trust and cooperationConsumo de colaboración: relación entre la confianza y cooperaciónconfiançacooperaçãoconsumo colaborativo.TrustCooperationCollaborative consumption.ConfianzaCooperaciónEl consumo de colaboración.Dada a crescente preocupação com impactos causados pelos altos padrões de consumo, este trabalho busca analisar uma forma diferente de acessar bens e serviços por meio da colaboração, sem a necessidade de ter a propriedade sobre esse bem. Várias iniciativas de consumo colaborativo têm conquistado adeptos no mundo e também no Brasil, mas pouco se conhece sobre essas iniciativas. Por envolver grupos de pessoas, aspectos relacionados à confiança e cooperação são considerados relevantes para a operação do consumo colaborativo. Esses dois aspectos foram analisados em oito diferentes iniciativas de consumo colaborativo, através de entrevistas com oito respectivos usuários. O resultado que se pode extrair dessa análise foi de que nem todas as iniciativas estão baseadas na confiança, embora haja colaboração para o alcance dos objetivos pretendidos. Os tipos de iniciativas que apresentaram maior ênfase na confiança, por tratá-la de forma indispensável, foram couchsurfing, coworking, crowdsourcing e biblioteca em alguns pontos de ônibus. Nessas formas de consumo, a confiança é a base para a cooperação, pois sem confiança os indivíduos não teriam como alcançar o resultado desejado. Demais resultados e especificidades são apresentados no artigo.Given the growing concern about impacts caused by high consumption patterns, this paper seeks to analyze a different way to access goods and services through collaboration, without the ownership of a good. Several initiatives of collaborative consumption have won fans in the world and also in Brazil, but little is known about these arrangements. By involving groups of people, aspects related to trust and cooperation are considered relevant to the operation of collaborative consumption. These two aspects were analyzed in eight different initiatives of collaborative consumption, through interviews with eight respective users. The result that emerges from this analysis is that not all initiatives are based on trust, although there is collaboration to achieve the intended goals. The types of initiatives that had greater emphasis on trust, for treating it so indispensable, were couchsurfing, coworking, crowdsourcing and library at bus stops. These forms of consumption, trust is the basis for cooperation, because without it individuals would be unable to achieve the desired result. Other results and specifics are presented in the article. Dada la creciente preocupación por los impactos causados por los patrones de alto consumo, este trabajo pretende analizar de una manera diferente de acceder a bienes y servicios a través de la colaboración, sin la necesidad de tener la propiedad del bien. Varias iniciativas de consumo de colaboración han ganado aficionados en el mundo y también en Brasil, pero poco se sabe acerca de estas iniciativas. Con la participación de grupos de personas, las cuestiones relacionadas con la confianza y la cooperación se consideran relevantes para la operación del consumo colaborativo. Se analizaron estos dos aspectos en ocho diferentes iniciativas de consumo colaborativo, a través de entrevistas con ocho usuarios respectivos. El resultado que se desprende de este análisis es que no todas las iniciativas se basan en la confianza, aunque existe una cooperación para alcanzar los objetivos previstos. Los tipos de iniciativas que mostraron un mayor énfasis en la confianza, tratándola como una forma indispensable, fueron couchsurfing, coworking, crowdsourcing y la biblioteca de alguna paradas de autobús. En estas formas de consumo, la confianza es la base de la cooperación, ya que sin las personas de confianza no tendrían manera de lograr el resultado deseado. Otros resultados y especificidades se presentan en el artículo.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 5 n. 2 (2015): (Maio/Ago. 2015) Publicada em 25/ago./2015; 195-1112318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632/pdfDe Menezes, Uiara Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T14:30:23Zoai:ojs.fmu.br:article/632Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-06T14:30:23Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação Collaborative consumption: relationship between trust and cooperation Consumo de colaboración: relación entre la confianza y cooperación |
title |
Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação |
spellingShingle |
Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação De Menezes, Uiara Gonçalves confiança cooperação consumo colaborativo. Trust Cooperation Collaborative consumption. Confianza Cooperación El consumo de colaboración. |
title_short |
Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação |
title_full |
Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação |
title_fullStr |
Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação |
title_full_unstemmed |
Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação |
title_sort |
Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação |
author |
De Menezes, Uiara Gonçalves |
author_facet |
De Menezes, Uiara Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Menezes, Uiara Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
confiança cooperação consumo colaborativo. Trust Cooperation Collaborative consumption. Confianza Cooperación El consumo de colaboración. |
topic |
confiança cooperação consumo colaborativo. Trust Cooperation Collaborative consumption. Confianza Cooperación El consumo de colaboración. |
description |
Dada a crescente preocupação com impactos causados pelos altos padrões de consumo, este trabalho busca analisar uma forma diferente de acessar bens e serviços por meio da colaboração, sem a necessidade de ter a propriedade sobre esse bem. Várias iniciativas de consumo colaborativo têm conquistado adeptos no mundo e também no Brasil, mas pouco se conhece sobre essas iniciativas. Por envolver grupos de pessoas, aspectos relacionados à confiança e cooperação são considerados relevantes para a operação do consumo colaborativo. Esses dois aspectos foram analisados em oito diferentes iniciativas de consumo colaborativo, através de entrevistas com oito respectivos usuários. O resultado que se pode extrair dessa análise foi de que nem todas as iniciativas estão baseadas na confiança, embora haja colaboração para o alcance dos objetivos pretendidos. Os tipos de iniciativas que apresentaram maior ênfase na confiança, por tratá-la de forma indispensável, foram couchsurfing, coworking, crowdsourcing e biblioteca em alguns pontos de ônibus. Nessas formas de consumo, a confiança é a base para a cooperação, pois sem confiança os indivíduos não teriam como alcançar o resultado desejado. Demais resultados e especificidades são apresentados no artigo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632 |
url |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 5 n. 2 (2015): (Maio/Ago. 2015) Publicada em 25/ago./2015; 195-111 2318-3233 reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) instacron:FMU |
instname_str |
Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
instacron_str |
FMU |
institution |
FMU |
reponame_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
collection |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
repository.mail.fl_str_mv |
celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945135520645120 |