Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654 |
Resumo: | Esta dissertação objetivou investigar como as práticas de consumo colaborativo se configuram em plataformas de social commerce na relação com confiança e a experiência social. Com base na literatura os ambientes de social commerce são facilitadores e propulsores na construção de práticas de consumo colaborativo. Em termos metodológicos corresponder à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a investigar os fatores que conduzem a confiança e por consequência estimulam as experiências sociais em serviços de transporte compartilhado. Os resultados evidenciaram que a confiança é estimulada pelos comentários e avaliações dos ambientes de social commerce e por aspectos relacionados a consciência ambiental, evidenciam também que os aspectos financeiros impactam na decisão de uso das práticas de consumo colaborativo, mas não é uma variável base para a construção da confiança e da experiência social. Os resultados do presente estudo podem contribuir para compreender como os aspectos ligados a motivação do consumo colaborativo impactam na confiança e estimulam melhores experiencias sociais. |
id |
UFCG_3f1efd71908c13decce13a3935396d79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27654 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.Collaborative imput on social commerse platforms: reseorching the impact of motivations on the relationship between trust and social experiences.Social commerceConsumo colaborativoConfiança e experiência socialTransporte compartilhadoSocial commerceCollaborative consumptionTrust and experienceShared transportAdministraçãoEsta dissertação objetivou investigar como as práticas de consumo colaborativo se configuram em plataformas de social commerce na relação com confiança e a experiência social. Com base na literatura os ambientes de social commerce são facilitadores e propulsores na construção de práticas de consumo colaborativo. Em termos metodológicos corresponder à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a investigar os fatores que conduzem a confiança e por consequência estimulam as experiências sociais em serviços de transporte compartilhado. Os resultados evidenciaram que a confiança é estimulada pelos comentários e avaliações dos ambientes de social commerce e por aspectos relacionados a consciência ambiental, evidenciam também que os aspectos financeiros impactam na decisão de uso das práticas de consumo colaborativo, mas não é uma variável base para a construção da confiança e da experiência social. Os resultados do presente estudo podem contribuir para compreender como os aspectos ligados a motivação do consumo colaborativo impactam na confiança e estimulam melhores experiencias sociais.This dissertation aimed to investigate how collaborative consumption practices are configured in social commerce platforms in the relationship with trust and social experience. Based on the literature, social commerce environments are facilitators and drivers in the construction of collaborative consumption practices. In methodological terms, it corresponds to the application of a survey and the use of structural equation modeling that aimed to investigate the factors that lead to trust and, consequently, stimulate social experiences in shared transport services. The results showed that trust is stimulated by the comments and evaluations of social commerce environments and by aspects related to environmental awareness, they also show that the financial aspects impact on the decision to use collaborative consumption practices, but it is not a base variable for the building trust and social experience. The results of the present study can contribute to understanding how aspects related to the motivation of collaborative consumption impact on trust and stimulate better social experiences.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, EDVAN CRUZ.AGUIAR, E.C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.VASCONCELOS, ANA CECÍLIA FEITOSA DE.http://lattes.cnpq.br/6492366302935662CORREIA NETO, Jorge da Silva.CORREIA NETO, J. S.CORREIA NETO, JORGE DA SILVA.CORREIA NETO, JORGE S.http://lattes.cnpq.br/6369240444943934FRANÇA, Rosimara Oliveira.2022-08-122022-10-17T11:54:04Z2022-10-172022-10-17T11:54:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654FRANÇA, Rosimara Oliveira. Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. 2022. 88 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-17T11:58:22Zoai:localhost:riufcg/27654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-17T11:58:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. Collaborative imput on social commerse platforms: reseorching the impact of motivations on the relationship between trust and social experiences. |
title |
Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. |
spellingShingle |
Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. FRANÇA, Rosimara Oliveira. Social commerce Consumo colaborativo Confiança e experiência social Transporte compartilhado Social commerce Collaborative consumption Trust and experience Shared transport Administração |
title_short |
Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. |
title_full |
Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. |
title_fullStr |
Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. |
title_full_unstemmed |
Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. |
title_sort |
Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. |
author |
FRANÇA, Rosimara Oliveira. |
author_facet |
FRANÇA, Rosimara Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AGUIAR, Edvan Cruz. AGUIAR, Edvan Cruz. AGUIAR, EDVAN CRUZ. AGUIAR, E.C. http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de. VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de. VASCONCELOS, ANA CECÍLIA FEITOSA DE. http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 CORREIA NETO, Jorge da Silva. CORREIA NETO, J. S. CORREIA NETO, JORGE DA SILVA. CORREIA NETO, JORGE S. http://lattes.cnpq.br/6369240444943934 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANÇA, Rosimara Oliveira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social commerce Consumo colaborativo Confiança e experiência social Transporte compartilhado Social commerce Collaborative consumption Trust and experience Shared transport Administração |
topic |
Social commerce Consumo colaborativo Confiança e experiência social Transporte compartilhado Social commerce Collaborative consumption Trust and experience Shared transport Administração |
description |
Esta dissertação objetivou investigar como as práticas de consumo colaborativo se configuram em plataformas de social commerce na relação com confiança e a experiência social. Com base na literatura os ambientes de social commerce são facilitadores e propulsores na construção de práticas de consumo colaborativo. Em termos metodológicos corresponder à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a investigar os fatores que conduzem a confiança e por consequência estimulam as experiências sociais em serviços de transporte compartilhado. Os resultados evidenciaram que a confiança é estimulada pelos comentários e avaliações dos ambientes de social commerce e por aspectos relacionados a consciência ambiental, evidenciam também que os aspectos financeiros impactam na decisão de uso das práticas de consumo colaborativo, mas não é uma variável base para a construção da confiança e da experiência social. Os resultados do presente estudo podem contribuir para compreender como os aspectos ligados a motivação do consumo colaborativo impactam na confiança e estimulam melhores experiencias sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-12 2022-10-17T11:54:04Z 2022-10-17 2022-10-17T11:54:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654 FRANÇA, Rosimara Oliveira. Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. 2022. 88 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654 |
identifier_str_mv |
FRANÇA, Rosimara Oliveira. Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. 2022. 88 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744559118221312 |