Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Rosimara Oliveira.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654
Resumo: Esta dissertação objetivou investigar como as práticas de consumo colaborativo se configuram em plataformas de social commerce na relação com confiança e a experiência social. Com base na literatura os ambientes de social commerce são facilitadores e propulsores na construção de práticas de consumo colaborativo. Em termos metodológicos corresponder à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a investigar os fatores que conduzem a confiança e por consequência estimulam as experiências sociais em serviços de transporte compartilhado. Os resultados evidenciaram que a confiança é estimulada pelos comentários e avaliações dos ambientes de social commerce e por aspectos relacionados a consciência ambiental, evidenciam também que os aspectos financeiros impactam na decisão de uso das práticas de consumo colaborativo, mas não é uma variável base para a construção da confiança e da experiência social. Os resultados do presente estudo podem contribuir para compreender como os aspectos ligados a motivação do consumo colaborativo impactam na confiança e estimulam melhores experiencias sociais.
id UFCG_3f1efd71908c13decce13a3935396d79
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27654
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.Collaborative imput on social commerse platforms: reseorching the impact of motivations on the relationship between trust and social experiences.Social commerceConsumo colaborativoConfiança e experiência socialTransporte compartilhadoSocial commerceCollaborative consumptionTrust and experienceShared transportAdministraçãoEsta dissertação objetivou investigar como as práticas de consumo colaborativo se configuram em plataformas de social commerce na relação com confiança e a experiência social. Com base na literatura os ambientes de social commerce são facilitadores e propulsores na construção de práticas de consumo colaborativo. Em termos metodológicos corresponder à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a investigar os fatores que conduzem a confiança e por consequência estimulam as experiências sociais em serviços de transporte compartilhado. Os resultados evidenciaram que a confiança é estimulada pelos comentários e avaliações dos ambientes de social commerce e por aspectos relacionados a consciência ambiental, evidenciam também que os aspectos financeiros impactam na decisão de uso das práticas de consumo colaborativo, mas não é uma variável base para a construção da confiança e da experiência social. Os resultados do presente estudo podem contribuir para compreender como os aspectos ligados a motivação do consumo colaborativo impactam na confiança e estimulam melhores experiencias sociais.This dissertation aimed to investigate how collaborative consumption practices are configured in social commerce platforms in the relationship with trust and social experience. Based on the literature, social commerce environments are facilitators and drivers in the construction of collaborative consumption practices. In methodological terms, it corresponds to the application of a survey and the use of structural equation modeling that aimed to investigate the factors that lead to trust and, consequently, stimulate social experiences in shared transport services. The results showed that trust is stimulated by the comments and evaluations of social commerce environments and by aspects related to environmental awareness, they also show that the financial aspects impact on the decision to use collaborative consumption practices, but it is not a base variable for the building trust and social experience. The results of the present study can contribute to understanding how aspects related to the motivation of collaborative consumption impact on trust and stimulate better social experiences.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, EDVAN CRUZ.AGUIAR, E.C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.VASCONCELOS, ANA CECÍLIA FEITOSA DE.http://lattes.cnpq.br/6492366302935662CORREIA NETO, Jorge da Silva.CORREIA NETO, J. S.CORREIA NETO, JORGE DA SILVA.CORREIA NETO, JORGE S.http://lattes.cnpq.br/6369240444943934FRANÇA, Rosimara Oliveira.2022-08-122022-10-17T11:54:04Z2022-10-172022-10-17T11:54:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654FRANÇA, Rosimara Oliveira. Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. 2022. 88 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-17T11:58:22Zoai:localhost:riufcg/27654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-17T11:58:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.
Collaborative imput on social commerse platforms: reseorching the impact of motivations on the relationship between trust and social experiences.
title Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.
spellingShingle Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.
FRANÇA, Rosimara Oliveira.
Social commerce
Consumo colaborativo
Confiança e experiência social
Transporte compartilhado
Social commerce
Collaborative consumption
Trust and experience
Shared transport
Administração
title_short Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.
title_full Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.
title_fullStr Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.
title_full_unstemmed Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.
title_sort Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais.
author FRANÇA, Rosimara Oliveira.
author_facet FRANÇA, Rosimara Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGUIAR, Edvan Cruz.
AGUIAR, Edvan Cruz.
AGUIAR, EDVAN CRUZ.
AGUIAR, E.C.
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
VASCONCELOS, ANA CECÍLIA FEITOSA DE.
http://lattes.cnpq.br/6492366302935662
CORREIA NETO, Jorge da Silva.
CORREIA NETO, J. S.
CORREIA NETO, JORGE DA SILVA.
CORREIA NETO, JORGE S.
http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANÇA, Rosimara Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Social commerce
Consumo colaborativo
Confiança e experiência social
Transporte compartilhado
Social commerce
Collaborative consumption
Trust and experience
Shared transport
Administração
topic Social commerce
Consumo colaborativo
Confiança e experiência social
Transporte compartilhado
Social commerce
Collaborative consumption
Trust and experience
Shared transport
Administração
description Esta dissertação objetivou investigar como as práticas de consumo colaborativo se configuram em plataformas de social commerce na relação com confiança e a experiência social. Com base na literatura os ambientes de social commerce são facilitadores e propulsores na construção de práticas de consumo colaborativo. Em termos metodológicos corresponder à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a investigar os fatores que conduzem a confiança e por consequência estimulam as experiências sociais em serviços de transporte compartilhado. Os resultados evidenciaram que a confiança é estimulada pelos comentários e avaliações dos ambientes de social commerce e por aspectos relacionados a consciência ambiental, evidenciam também que os aspectos financeiros impactam na decisão de uso das práticas de consumo colaborativo, mas não é uma variável base para a construção da confiança e da experiência social. Os resultados do presente estudo podem contribuir para compreender como os aspectos ligados a motivação do consumo colaborativo impactam na confiança e estimulam melhores experiencias sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-12
2022-10-17T11:54:04Z
2022-10-17
2022-10-17T11:54:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654
FRANÇA, Rosimara Oliveira. Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. 2022. 88 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654
identifier_str_mv FRANÇA, Rosimara Oliveira. Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. 2022. 88 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744559118221312