Gerenciamento dos serviços de água: a batalha entre setor público e privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acevedo, Claudia Rosa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Hermosilla, José Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/221
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a comercialização de água e os argumentos que se baseia. Mais especificamente, esta investigação procura responder í s seguintes perguntas: há interesses econômicos por trás desse discurso? Como está o mercado de água que está sendo estruturado? O método de pesquisa utilizado foi baseado em documentos e bibliografias. Os principais resultados da pesquisa foram: 1) o processo de comercialização da água baseia-se nos seguintes princí­pios: a) o valor econômico da água, b) a eficácia do mecanismo de marketing para otimizar a distribuição e uso eficiente da água, c) a superioridade do investimento privado sobre o investimento público como motor do desenvolvimento econômico e social, d) a necessidade de liberalização dos mercados nacionais, e) a água como uma necessidade e não como um direito; 2) especialistas na área acreditam que fortes interesses existem por trás a comercialização desse ativo, especialmente por parte das empresas transnacionais e instituições financeiras internacionais; 3) os resultados dessas privatizações têm sido muito negativo para as sociedades onde eles ocorreram.
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spelling Gerenciamento dos serviços de água: a batalha entre setor público e privadoManaging water services: the battle between private and public sectorsGESTIÓN DE SERVICIOS DE AGUA: LA BATALLA ENTRE EL SECTOR PÚBLICO Y PRIVADOComercialização da águaPoder das multinacionaisCommercialization of waterPower of the multinationals.Comercialización del aguaPoder de las multinacionales.O objetivo deste estudo é analisar a comercialização de água e os argumentos que se baseia. Mais especificamente, esta investigação procura responder í s seguintes perguntas: há interesses econômicos por trás desse discurso? Como está o mercado de água que está sendo estruturado? O método de pesquisa utilizado foi baseado em documentos e bibliografias. Os principais resultados da pesquisa foram: 1) o processo de comercialização da água baseia-se nos seguintes princí­pios: a) o valor econômico da água, b) a eficácia do mecanismo de marketing para otimizar a distribuição e uso eficiente da água, c) a superioridade do investimento privado sobre o investimento público como motor do desenvolvimento econômico e social, d) a necessidade de liberalização dos mercados nacionais, e) a água como uma necessidade e não como um direito; 2) especialistas na área acreditam que fortes interesses existem por trás a comercialização desse ativo, especialmente por parte das empresas transnacionais e instituições financeiras internacionais; 3) os resultados dessas privatizações têm sido muito negativo para as sociedades onde eles ocorreram.The purpose of this study is to examine the commercialization of water and the arguments it is based on. More specifically this investigation seeks to answer the following questions: Are there economic interests behind this discourse? How is the market of water being structured? The method of research utilized was based on documents and bibliographies. The principal results of the survey were: 1) the process of commercialization of water is based on the following principles: the economic value of water b) the effectiveness of the marketing mechanism to optimize the distribution and efficient use of water; c) the superiority of private investment over the public investment as a motor of economic and social development; d) the necessity of liberalization of national markets; e) water as a necessity and not as a right; 2) specialists in the area believe that strong interests exist behind the commercialization of this asset, especially on the part of transnational companies and international financial institutions. 3) the results of these privatizations have been very negative for the societies where they have taken place.El objetivo de este estudio es analizar la comercialización del agua y de los argumentos que se basan. En concreto, esta investigación busca responder a las siguientes preguntas: ¿Hay intereses económicos detrás de este discurso? ¿Cómo está el mercado del agua está estructurado? El método de investigación utilizado se basó en documentos y bibliografí­as. Los principales resultados de la investigación fueron: 1) el proceso de mercantilización del agua se basa en los siguientes principios: a) el valor económico del agua, b) la eficacia del mecanismo de comercialización para la optimización de la distribución y el uso eficiente del agua, c) la superioridad de la inversión privada en la inversión pública como motor de desarrollo económico y social, d) la necesidad de que la liberalización de los mercados nacionales, e) agua como una necesidad y no como un derecho, 2) expertos en la materia creen que hay fuertes intereses detrás de la comercialización de este recurso, sobre todo por las empresas transnacionales y las instituciones financieras internacionales, 3) los resultados de la privatización han sido muy negativas para las sociedades en las que se produjeron.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2013-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionThe method of research utilized was based on documents and bibliographiesapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/221Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 3 n. 2 (2013): (Maio/Ago.2013) Publicado em Ago./2013; 47-582318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUenghttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/221/pdf_1Acevedo, Claudia RosaHermosilla, José Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-08T14:18:20Zoai:ojs.fmu.br:article/221Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-08T14:18:20Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
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