LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Foco (Aracaju) |
Texto Completo: | https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963 |
Resumo: | A educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente e desafiadora para o sistema de ensino brasileiro no que diz respeito a criação de condições apropriadas para a formação cidadã e a inserção social de sujeitos historicamente separados do convívio social, como os surdos. O objetivo deste estudo foi revisar a produção científica nacional sobre a função da Língua Brasileira de Sinais no sistema de educação inclusiva dos surdos, com corte cronológico entre 2006 a 2021. Pesquisa bibliográfica realizada através da apuração de artigos disponíveis na BVS e SciELO, os quais foram analisados através da análise de Bardin. Foram selecionados um total de 14 artigos e os resultados sugerem que a educação inclusiva vem ocasionando a inserção do bilinguismo no sistema de ensino e o reconhecimento coletivo da Língua Brasileira de Sinais é um fator fundamental para o arranjo de condições facilitadoras da integralidade do desenvolvimento do aluno surdo. |
id |
FPD-0_e8b792055ef1ca092dc4114747be48d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3963 |
network_acronym_str |
FPD-0 |
network_name_str |
Psicologia em Foco (Aracaju) |
repository_id_str |
|
spelling |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICAPsicologia; Ciências HumanasInclusão educacional; Língua de sinais; Surdos.Inclusão educacional; Língua Brasileira de SinaisA educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente e desafiadora para o sistema de ensino brasileiro no que diz respeito a criação de condições apropriadas para a formação cidadã e a inserção social de sujeitos historicamente separados do convívio social, como os surdos. O objetivo deste estudo foi revisar a produção científica nacional sobre a função da Língua Brasileira de Sinais no sistema de educação inclusiva dos surdos, com corte cronológico entre 2006 a 2021. Pesquisa bibliográfica realizada através da apuração de artigos disponíveis na BVS e SciELO, os quais foram analisados através da análise de Bardin. Foram selecionados um total de 14 artigos e os resultados sugerem que a educação inclusiva vem ocasionando a inserção do bilinguismo no sistema de ensino e o reconhecimento coletivo da Língua Brasileira de Sinais é um fator fundamental para o arranjo de condições facilitadoras da integralidade do desenvolvimento do aluno surdo.Universidade Regional Integrada do Médio e Alto UruguaiBorges de Andrade, Maria EloísaAndrade de Simões, Pedro ThiagoDomingues Terrível, Hellé Nice2022-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963Revista Psicologia em Foco; v. 14, n. 20 (2022); 173-1862318-97381981-3236reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)instacron:FPDporhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963/3220Direitos autorais 2022 Revista Psicologia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-16T04:23:00Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3963Revistahttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/indexPRIhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/oaipsicologiaemfoco@piodecimo.edu.br2175-07342175-0734opendoar:2022-01-16T04:23Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
spellingShingle |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Borges de Andrade, Maria Eloísa Psicologia; Ciências Humanas Inclusão educacional; Língua de sinais; Surdos. Inclusão educacional; Língua Brasileira de Sinais |
title_short |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_full |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_fullStr |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_full_unstemmed |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_sort |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
author |
Borges de Andrade, Maria Eloísa |
author_facet |
Borges de Andrade, Maria Eloísa Andrade de Simões, Pedro Thiago Domingues Terrível, Hellé Nice |
author_role |
author |
author2 |
Andrade de Simões, Pedro Thiago Domingues Terrível, Hellé Nice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges de Andrade, Maria Eloísa Andrade de Simões, Pedro Thiago Domingues Terrível, Hellé Nice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia; Ciências Humanas Inclusão educacional; Língua de sinais; Surdos. Inclusão educacional; Língua Brasileira de Sinais |
topic |
Psicologia; Ciências Humanas Inclusão educacional; Língua de sinais; Surdos. Inclusão educacional; Língua Brasileira de Sinais |
description |
A educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente e desafiadora para o sistema de ensino brasileiro no que diz respeito a criação de condições apropriadas para a formação cidadã e a inserção social de sujeitos historicamente separados do convívio social, como os surdos. O objetivo deste estudo foi revisar a produção científica nacional sobre a função da Língua Brasileira de Sinais no sistema de educação inclusiva dos surdos, com corte cronológico entre 2006 a 2021. Pesquisa bibliográfica realizada através da apuração de artigos disponíveis na BVS e SciELO, os quais foram analisados através da análise de Bardin. Foram selecionados um total de 14 artigos e os resultados sugerem que a educação inclusiva vem ocasionando a inserção do bilinguismo no sistema de ensino e o reconhecimento coletivo da Língua Brasileira de Sinais é um fator fundamental para o arranjo de condições facilitadoras da integralidade do desenvolvimento do aluno surdo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963 |
url |
https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963/3220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Psicologia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Psicologia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Psicologia em Foco; v. 14, n. 20 (2022); 173-186 2318-9738 1981-3236 reponame:Psicologia em Foco (Aracaju) instname:Faculdade Pio Décimo (FPD) instacron:FPD |
instname_str |
Faculdade Pio Décimo (FPD) |
instacron_str |
FPD |
institution |
FPD |
reponame_str |
Psicologia em Foco (Aracaju) |
collection |
Psicologia em Foco (Aracaju) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicologiaemfoco@piodecimo.edu.br |
_version_ |
1798043089228529664 |