LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges de Andrade, Maria Eloísa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade de Simões, Pedro Thiago, Domingues Terrível, Hellé Nice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Foco (Aracaju)
Texto Completo: https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963
Resumo: A educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente e desafiadora para o sistema de ensino brasileiro no que diz respeito a criação de condições apropriadas para a formação cidadã e a inserção social de sujeitos historicamente separados do convívio social, como os surdos. O objetivo deste estudo foi revisar a produção científica nacional sobre a função da Língua Brasileira de Sinais no sistema de educação inclusiva dos surdos, com corte cronológico entre 2006 a 2021. Pesquisa bibliográfica realizada através da apuração de artigos disponíveis na BVS e SciELO, os quais foram analisados através da análise de Bardin. Foram selecionados um total de 14 artigos e os resultados sugerem que a educação inclusiva vem ocasionando a inserção do bilinguismo no sistema de ensino e o reconhecimento coletivo da Língua Brasileira de Sinais é um fator fundamental para o arranjo de condições facilitadoras da integralidade do desenvolvimento do aluno surdo.
id FPD-0_e8b792055ef1ca092dc4114747be48d6
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3963
network_acronym_str FPD-0
network_name_str Psicologia em Foco (Aracaju)
repository_id_str
spelling LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICAPsicologia; Ciências HumanasInclusão educacional; Língua de sinais; Surdos.Inclusão educacional; Língua Brasileira de SinaisA educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente e desafiadora para o sistema de ensino brasileiro no que diz respeito a criação de condições apropriadas para a formação cidadã e a inserção social de sujeitos historicamente separados do convívio social, como os surdos. O objetivo deste estudo foi revisar a produção científica nacional sobre a função da Língua Brasileira de Sinais no sistema de educação inclusiva dos surdos, com corte cronológico entre 2006 a 2021. Pesquisa bibliográfica realizada através da apuração de artigos disponíveis na BVS e SciELO, os quais foram analisados através da análise de Bardin. Foram selecionados um total de 14 artigos e os resultados sugerem que a educação inclusiva vem ocasionando a inserção do bilinguismo no sistema de ensino e o reconhecimento coletivo da Língua Brasileira de Sinais é um fator fundamental para o arranjo de condições facilitadoras da integralidade do desenvolvimento do aluno surdo.Universidade Regional Integrada do Médio e Alto UruguaiBorges de Andrade, Maria EloísaAndrade de Simões, Pedro ThiagoDomingues Terrível, Hellé Nice2022-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963Revista Psicologia em Foco; v. 14, n. 20 (2022); 173-1862318-97381981-3236reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)instacron:FPDporhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963/3220Direitos autorais 2022 Revista Psicologia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-16T04:23:00Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3963Revistahttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/indexPRIhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/oaipsicologiaemfoco@piodecimo.edu.br2175-07342175-0734opendoar:2022-01-16T04:23Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)false
dc.title.none.fl_str_mv LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
spellingShingle LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Borges de Andrade, Maria Eloísa
Psicologia; Ciências Humanas
Inclusão educacional; Língua de sinais; Surdos.
Inclusão educacional; Língua Brasileira de Sinais
title_short LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_full LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_fullStr LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_full_unstemmed LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_sort LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
author Borges de Andrade, Maria Eloísa
author_facet Borges de Andrade, Maria Eloísa
Andrade de Simões, Pedro Thiago
Domingues Terrível, Hellé Nice
author_role author
author2 Andrade de Simões, Pedro Thiago
Domingues Terrível, Hellé Nice
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges de Andrade, Maria Eloísa
Andrade de Simões, Pedro Thiago
Domingues Terrível, Hellé Nice
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia; Ciências Humanas
Inclusão educacional; Língua de sinais; Surdos.
Inclusão educacional; Língua Brasileira de Sinais
topic Psicologia; Ciências Humanas
Inclusão educacional; Língua de sinais; Surdos.
Inclusão educacional; Língua Brasileira de Sinais
description A educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente e desafiadora para o sistema de ensino brasileiro no que diz respeito a criação de condições apropriadas para a formação cidadã e a inserção social de sujeitos historicamente separados do convívio social, como os surdos. O objetivo deste estudo foi revisar a produção científica nacional sobre a função da Língua Brasileira de Sinais no sistema de educação inclusiva dos surdos, com corte cronológico entre 2006 a 2021. Pesquisa bibliográfica realizada através da apuração de artigos disponíveis na BVS e SciELO, os quais foram analisados através da análise de Bardin. Foram selecionados um total de 14 artigos e os resultados sugerem que a educação inclusiva vem ocasionando a inserção do bilinguismo no sistema de ensino e o reconhecimento coletivo da Língua Brasileira de Sinais é um fator fundamental para o arranjo de condições facilitadoras da integralidade do desenvolvimento do aluno surdo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963
url https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3963/3220
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Psicologia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Psicologia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicologia em Foco; v. 14, n. 20 (2022); 173-186
2318-9738
1981-3236
reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)
instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron:FPD
instname_str Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron_str FPD
institution FPD
reponame_str Psicologia em Foco (Aracaju)
collection Psicologia em Foco (Aracaju)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)
repository.mail.fl_str_mv psicologiaemfoco@piodecimo.edu.br
_version_ 1798043089228529664