INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/805 |
Resumo: | Habilidades sociais são conjuntos de desempenhos apresentados pelos indivíduos em demandas situacionais-interpessoais, sendo a infância uma fase importante para seu desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi avaliar o jogo Tenha Modos como facilitador do desenvolvimento de habilidades sociais. Tratou-se de pesquisa quantitativa com pareamento de dados do tipo “pré” e “pós teste” em uma amostra de 60 crianças de sete a 12 anos. O instrumento de avaliação utilizado foi o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais. As crianças foram divididas em três grupos: grupo A:controle; grupo B: com aplicação da estratégia uma vez e grupo C: com aplicação da estratégia duas vezes em um intervalo de duas semanas. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas no que se refere ao indicador de frequência da emissão do comportamento socialmente habilidoso para o grupo que utilizou a estratégia lúdica. |
id |
FPM-1_04dcb7be389a3684435e3a9b1d07c804 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/805 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇASINDICATORS OF EFFECTIVENESS OF A PLAYFUL STRATEGY AS FACILITATOR OF THE DEVELOPMENT OF SOCIAL SKILLS IN CHILDRENINDICADORES DE EFICACIA DE UNA ESTRATEGIA LUDICA COMO FACILITADORA DEL DESARROLLO DE HABILIDADES SOCIALES EN NIÑOShabilidades socialesinfanciadesarrollo infantilsocial skillschildhoodchildhood developmenthabilidades sociaisinfânciadesenvolvimento infantilHabilidades sociais são conjuntos de desempenhos apresentados pelos indivíduos em demandas situacionais-interpessoais, sendo a infância uma fase importante para seu desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi avaliar o jogo Tenha Modos como facilitador do desenvolvimento de habilidades sociais. Tratou-se de pesquisa quantitativa com pareamento de dados do tipo “pré” e “pós teste” em uma amostra de 60 crianças de sete a 12 anos. O instrumento de avaliação utilizado foi o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais. As crianças foram divididas em três grupos: grupo A:controle; grupo B: com aplicação da estratégia uma vez e grupo C: com aplicação da estratégia duas vezes em um intervalo de duas semanas. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas no que se refere ao indicador de frequência da emissão do comportamento socialmente habilidoso para o grupo que utilizou a estratégia lúdica.Social skills are sets of performances presented by individuals in situational-interpersonal demands, and childhood is an important phase for its development. Based on a sample of 60 children aged 7 to 12 years, the present study aimed to evaluate a playful strategy as a facilitator of social skills development. It is a quantitative research with matching of data of the type "pre and post-test". The children were divided into three groups: group A control group B application of the strategy once and group C application of the strategy twice in a two-week interval. The evaluation tool used was the multimedia inventory of social skills in children. Interventions were statistically significant, about the frequency indicator of the emission of socially skillful behavior.Las habilidades sociales son conjuntos de actuaciones presentados por individuos en demandas situacionales-interpersonales, y la niñez es una fase importante para su desarrollo. Con base en una muestra de 60 niños de 7 a 12 años, el presente estudio tuvo el objetivo de evaluar una estrategia lúdica como facilitadora del desarrollo de habilidades sociales. Se trata de una investigación cuantitativa con paramiento de datos del tipo "pre y post test". Los niños fueron divididos en tres grupos: grupo A control, grupo B aplicación de la estrategia una vez y grupo C aplicación de la estrategia dos veces en un intervalo de dos semanas. El instrumento de evaluación utilizado fue el inventario multimedia de habilidades sociales en niños. Las77 intervenciones fueron estadísticamente significantes, en lo que se refiere al indicador de frecuencia de la emisión del comportamiento socialmente habilidoso. Faculdade Patos de Minas2022-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/80510.22289/2446-922X.V8N1A2Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 No. 1 (2022); 14-28Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 14-28Psicologia e Saúde em debate; v. 8 n. 1 (2022); 14-282446-922X10.22289/2446-922X.V8N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/805/514Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Dellagiustina, Ana Paula Lacerda, Leo Lynce ValleBroering, Camilla Volpato2023-08-01T03:31:41Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/805Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:41Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS INDICATORS OF EFFECTIVENESS OF A PLAYFUL STRATEGY AS FACILITATOR OF THE DEVELOPMENT OF SOCIAL SKILLS IN CHILDREN INDICADORES DE EFICACIA DE UNA ESTRATEGIA LUDICA COMO FACILITADORA DEL DESARROLLO DE HABILIDADES SOCIALES EN NIÑOS |
title |
INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS |
spellingShingle |
INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS Garcia Dellagiustina, Ana Paula habilidades sociales infancia desarrollo infantil social skills childhood childhood development habilidades sociais infância desenvolvimento infantil |
title_short |
INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS |
title_full |
INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS |
title_fullStr |
INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS |
title_sort |
INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS |
author |
Garcia Dellagiustina, Ana Paula |
author_facet |
Garcia Dellagiustina, Ana Paula Lacerda, Leo Lynce Valle Broering, Camilla Volpato |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Leo Lynce Valle Broering, Camilla Volpato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia Dellagiustina, Ana Paula Lacerda, Leo Lynce Valle Broering, Camilla Volpato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociales infancia desarrollo infantil social skills childhood childhood development habilidades sociais infância desenvolvimento infantil |
topic |
habilidades sociales infancia desarrollo infantil social skills childhood childhood development habilidades sociais infância desenvolvimento infantil |
description |
Habilidades sociais são conjuntos de desempenhos apresentados pelos indivíduos em demandas situacionais-interpessoais, sendo a infância uma fase importante para seu desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi avaliar o jogo Tenha Modos como facilitador do desenvolvimento de habilidades sociais. Tratou-se de pesquisa quantitativa com pareamento de dados do tipo “pré” e “pós teste” em uma amostra de 60 crianças de sete a 12 anos. O instrumento de avaliação utilizado foi o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais. As crianças foram divididas em três grupos: grupo A:controle; grupo B: com aplicação da estratégia uma vez e grupo C: com aplicação da estratégia duas vezes em um intervalo de duas semanas. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas no que se refere ao indicador de frequência da emissão do comportamento socialmente habilidoso para o grupo que utilizou a estratégia lúdica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/805 10.22289/2446-922X.V8N1A2 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/805 |
identifier_str_mv |
10.22289/2446-922X.V8N1A2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/805/514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 No. 1 (2022); 14-28 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 14-28 Psicologia e Saúde em debate; v. 8 n. 1 (2022); 14-28 2446-922X 10.22289/2446-922X.V8N1 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042465535950848 |