INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Dellagiustina, Ana Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lacerda, Leo Lynce Valle, Broering, Camilla Volpato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/805
Resumo: Habilidades sociais são conjuntos de desempenhos apresentados pelos indivíduos em demandas situacionais-interpessoais, sendo a infância uma fase importante para seu desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi avaliar o jogo Tenha Modos como facilitador do desenvolvimento de habilidades sociais. Tratou-se de pesquisa quantitativa com pareamento de dados do tipo “pré” e “pós teste” em uma amostra de 60 crianças de sete a 12 anos. O instrumento de avaliação utilizado foi o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais. As crianças foram divididas em três grupos: grupo A:controle; grupo B: com aplicação da estratégia uma vez e grupo C: com aplicação da estratégia duas vezes em um intervalo de duas semanas. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas no que se refere ao indicador de frequência da emissão do comportamento socialmente habilidoso para o grupo que utilizou a estratégia lúdica.
id FPM-1_04dcb7be389a3684435e3a9b1d07c804
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/805
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇASINDICATORS OF EFFECTIVENESS OF A PLAYFUL STRATEGY AS FACILITATOR OF THE DEVELOPMENT OF SOCIAL SKILLS IN CHILDRENINDICADORES DE EFICACIA DE UNA ESTRATEGIA LUDICA COMO FACILITADORA DEL DESARROLLO DE HABILIDADES SOCIALES EN NIÑOShabilidades socialesinfanciadesarrollo infantilsocial skillschildhoodchildhood developmenthabilidades sociaisinfânciadesenvolvimento infantilHabilidades sociais são conjuntos de desempenhos apresentados pelos indivíduos em demandas situacionais-interpessoais, sendo a infância uma fase importante para seu desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi avaliar o jogo Tenha Modos como facilitador do desenvolvimento de habilidades sociais. Tratou-se de pesquisa quantitativa com pareamento de dados do tipo “pré” e “pós teste” em uma amostra de 60 crianças de sete a 12 anos. O instrumento de avaliação utilizado foi o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais. As crianças foram divididas em três grupos: grupo A:controle; grupo B: com aplicação da estratégia uma vez e grupo C: com aplicação da estratégia duas vezes em um intervalo de duas semanas. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas no que se refere ao indicador de frequência da emissão do comportamento socialmente habilidoso para o grupo que utilizou a estratégia lúdica.Social skills are sets of performances presented by individuals in situational-interpersonal demands, and childhood is an important phase for its development. Based on a sample of 60 children aged 7 to 12 years, the present study aimed to evaluate a playful strategy as a facilitator of social skills development. It is a quantitative research with matching of data of the type "pre and post-test". The children were divided into three groups: group A control group B application of the strategy once and group C application of the strategy twice in a two-week interval. The evaluation tool used was the multimedia inventory of social skills in children. Interventions were statistically significant, about the frequency indicator of the emission of socially skillful behavior.Las habilidades sociales son conjuntos de actuaciones presentados por individuos en demandas situacionales-interpersonales, y la niñez es una fase importante para su desarrollo. Con base en una muestra de 60 niños de 7 a 12 años, el presente estudio tuvo el objetivo de evaluar una estrategia lúdica como facilitadora del desarrollo de habilidades sociales. Se trata de una investigación cuantitativa con paramiento de datos del tipo "pre y post test". Los niños fueron divididos en tres grupos: grupo A control, grupo B aplicación de la estrategia una vez y grupo C aplicación de la estrategia dos veces en un intervalo de dos semanas. El instrumento de evaluación utilizado fue el inventario multimedia de habilidades sociales en niños. Las77 intervenciones fueron estadísticamente significantes, en lo que se refiere al indicador de frecuencia de la emisión del comportamiento socialmente habilidoso.  Faculdade Patos de Minas2022-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/80510.22289/2446-922X.V8N1A2Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 No. 1 (2022); 14-28Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 14-28Psicologia e Saúde em debate; v. 8 n. 1 (2022); 14-282446-922X10.22289/2446-922X.V8N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/805/514Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Dellagiustina, Ana Paula Lacerda, Leo Lynce ValleBroering, Camilla Volpato2023-08-01T03:31:41Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/805Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:41Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS
INDICATORS OF EFFECTIVENESS OF A PLAYFUL STRATEGY AS FACILITATOR OF THE DEVELOPMENT OF SOCIAL SKILLS IN CHILDREN
INDICADORES DE EFICACIA DE UNA ESTRATEGIA LUDICA COMO FACILITADORA DEL DESARROLLO DE HABILIDADES SOCIALES EN NIÑOS
title INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS
spellingShingle INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS
Garcia Dellagiustina, Ana Paula
habilidades sociales
infancia
desarrollo infantil
social skills
childhood
childhood development
habilidades sociais
infância
desenvolvimento infantil
title_short INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS
title_full INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS
title_fullStr INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS
title_full_unstemmed INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS
title_sort INDICADORES DE EFICÁCIA DO JOGO “TENHA MODOS” COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS
author Garcia Dellagiustina, Ana Paula
author_facet Garcia Dellagiustina, Ana Paula
Lacerda, Leo Lynce Valle
Broering, Camilla Volpato
author_role author
author2 Lacerda, Leo Lynce Valle
Broering, Camilla Volpato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Dellagiustina, Ana Paula
Lacerda, Leo Lynce Valle
Broering, Camilla Volpato
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociales
infancia
desarrollo infantil
social skills
childhood
childhood development
habilidades sociais
infância
desenvolvimento infantil
topic habilidades sociales
infancia
desarrollo infantil
social skills
childhood
childhood development
habilidades sociais
infância
desenvolvimento infantil
description Habilidades sociais são conjuntos de desempenhos apresentados pelos indivíduos em demandas situacionais-interpessoais, sendo a infância uma fase importante para seu desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi avaliar o jogo Tenha Modos como facilitador do desenvolvimento de habilidades sociais. Tratou-se de pesquisa quantitativa com pareamento de dados do tipo “pré” e “pós teste” em uma amostra de 60 crianças de sete a 12 anos. O instrumento de avaliação utilizado foi o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais. As crianças foram divididas em três grupos: grupo A:controle; grupo B: com aplicação da estratégia uma vez e grupo C: com aplicação da estratégia duas vezes em um intervalo de duas semanas. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas no que se refere ao indicador de frequência da emissão do comportamento socialmente habilidoso para o grupo que utilizou a estratégia lúdica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/805
10.22289/2446-922X.V8N1A2
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/805
identifier_str_mv 10.22289/2446-922X.V8N1A2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/805/514
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 No. 1 (2022); 14-28
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 14-28
Psicologia e Saúde em debate; v. 8 n. 1 (2022); 14-28
2446-922X
10.22289/2446-922X.V8N1
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042465535950848