A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ivana Gomes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Renata Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/43
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a importância da atuação do psicólogo na solução dos problemas de aprendizagem com origem em distúrbios psicológicos e identificar práticas que funcionem neste sentido. Justificam a escolha do tema a sua atualidade, a relevância científica, social e acadêmica: trata-se de tema atual, visto que um dos maiores desafios da educação e dos educadores é lidar com as questões de ordem psicológica com reflexo na aprendizagem. Apresenta a pesquisa relevância científica, pois as conclusões dela decorrentes poderão servir de base para estudos mais criteriosos sobre a atuação do psicólogo na escola. É também relevante do ponto de vista social e acadêmico porque interessa à sociedade a busca pela solução de problemas que dificultam a aprendizagem escolar, sendo que a pesquisadora, enquanto estudante do Curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas - FPM utiliza-se da pesquisa para consolidar e aprimorar conceitos e conhecimentos adquiridos na trajetória acadêmica. A metodologia utilizada consiste na leitura, análise e interpretação de textos de autores nacionais que, na atualidade, dedicam-se ao estudo da relação entre a Psicologia e a Educação. A conclusão apresenta três vertentes: a) as razões do fracasso escolar não repousam apenas na escola e na relação professor/aluno. Muitas vezes o sucesso na aprendizagem depende da solução de problemas psicológicos, o que requer a intervenção de um profissional da psicologia; b) a atuação do psicólogo na escola não pode estar restrita ao atendimento do aluno e da família, a orientação ao profissional da educação (professor, orientador, supervisor) é fundamental para a superação dos entraves psicológicos da aprendizagem; c) o psicólogo na escola deve atuar não apenas de modo curativo, mas principalmente com enfoque preventivo.
id FPM-1_2fe4ccb6179c7c718ca130be192b137f
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/43
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidadePsicologiaAprendizagemEscolaO presente trabalho objetivou analisar a importância da atuação do psicólogo na solução dos problemas de aprendizagem com origem em distúrbios psicológicos e identificar práticas que funcionem neste sentido. Justificam a escolha do tema a sua atualidade, a relevância científica, social e acadêmica: trata-se de tema atual, visto que um dos maiores desafios da educação e dos educadores é lidar com as questões de ordem psicológica com reflexo na aprendizagem. Apresenta a pesquisa relevância científica, pois as conclusões dela decorrentes poderão servir de base para estudos mais criteriosos sobre a atuação do psicólogo na escola. É também relevante do ponto de vista social e acadêmico porque interessa à sociedade a busca pela solução de problemas que dificultam a aprendizagem escolar, sendo que a pesquisadora, enquanto estudante do Curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas - FPM utiliza-se da pesquisa para consolidar e aprimorar conceitos e conhecimentos adquiridos na trajetória acadêmica. A metodologia utilizada consiste na leitura, análise e interpretação de textos de autores nacionais que, na atualidade, dedicam-se ao estudo da relação entre a Psicologia e a Educação. A conclusão apresenta três vertentes: a) as razões do fracasso escolar não repousam apenas na escola e na relação professor/aluno. Muitas vezes o sucesso na aprendizagem depende da solução de problemas psicológicos, o que requer a intervenção de um profissional da psicologia; b) a atuação do psicólogo na escola não pode estar restrita ao atendimento do aluno e da família, a orientação ao profissional da educação (professor, orientador, supervisor) é fundamental para a superação dos entraves psicológicos da aprendizagem; c) o psicólogo na escola deve atuar não apenas de modo curativo, mas principalmente com enfoque preventivo.Faculdade Patos de Minas2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/4310.22289/2446-922X.V2EEA2Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Ed. Esp. 1 (2016); 14-27Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Ed. Esp. 1 (2016); 14-27Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Ed. Esp. 1 (2016); 14-272446-922X10.22289/issn.2446-922X.V2EE1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/43/30Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Ivana GomesOliveira, Renata Santos2023-08-01T03:31:08Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/43Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:08Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade
title A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade
Moreira, Ivana Gomes
Psicologia
Aprendizagem
Escola
title_short A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade
title_full A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade
title_sort A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade
author Moreira, Ivana Gomes
author_facet Moreira, Ivana Gomes
Oliveira, Renata Santos
author_role author
author2 Oliveira, Renata Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ivana Gomes
Oliveira, Renata Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Aprendizagem
Escola
topic Psicologia
Aprendizagem
Escola
description O presente trabalho objetivou analisar a importância da atuação do psicólogo na solução dos problemas de aprendizagem com origem em distúrbios psicológicos e identificar práticas que funcionem neste sentido. Justificam a escolha do tema a sua atualidade, a relevância científica, social e acadêmica: trata-se de tema atual, visto que um dos maiores desafios da educação e dos educadores é lidar com as questões de ordem psicológica com reflexo na aprendizagem. Apresenta a pesquisa relevância científica, pois as conclusões dela decorrentes poderão servir de base para estudos mais criteriosos sobre a atuação do psicólogo na escola. É também relevante do ponto de vista social e acadêmico porque interessa à sociedade a busca pela solução de problemas que dificultam a aprendizagem escolar, sendo que a pesquisadora, enquanto estudante do Curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas - FPM utiliza-se da pesquisa para consolidar e aprimorar conceitos e conhecimentos adquiridos na trajetória acadêmica. A metodologia utilizada consiste na leitura, análise e interpretação de textos de autores nacionais que, na atualidade, dedicam-se ao estudo da relação entre a Psicologia e a Educação. A conclusão apresenta três vertentes: a) as razões do fracasso escolar não repousam apenas na escola e na relação professor/aluno. Muitas vezes o sucesso na aprendizagem depende da solução de problemas psicológicos, o que requer a intervenção de um profissional da psicologia; b) a atuação do psicólogo na escola não pode estar restrita ao atendimento do aluno e da família, a orientação ao profissional da educação (professor, orientador, supervisor) é fundamental para a superação dos entraves psicológicos da aprendizagem; c) o psicólogo na escola deve atuar não apenas de modo curativo, mas principalmente com enfoque preventivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/43
10.22289/2446-922X.V2EEA2
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/43
identifier_str_mv 10.22289/2446-922X.V2EEA2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/43/30
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Ed. Esp. 1 (2016); 14-27
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Ed. Esp. 1 (2016); 14-27
Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Ed. Esp. 1 (2016); 14-27
2446-922X
10.22289/issn.2446-922X.V2EE1
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042462707941376