A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/43 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar a importância da atuação do psicólogo na solução dos problemas de aprendizagem com origem em distúrbios psicológicos e identificar práticas que funcionem neste sentido. Justificam a escolha do tema a sua atualidade, a relevância científica, social e acadêmica: trata-se de tema atual, visto que um dos maiores desafios da educação e dos educadores é lidar com as questões de ordem psicológica com reflexo na aprendizagem. Apresenta a pesquisa relevância científica, pois as conclusões dela decorrentes poderão servir de base para estudos mais criteriosos sobre a atuação do psicólogo na escola. É também relevante do ponto de vista social e acadêmico porque interessa à sociedade a busca pela solução de problemas que dificultam a aprendizagem escolar, sendo que a pesquisadora, enquanto estudante do Curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas - FPM utiliza-se da pesquisa para consolidar e aprimorar conceitos e conhecimentos adquiridos na trajetória acadêmica. A metodologia utilizada consiste na leitura, análise e interpretação de textos de autores nacionais que, na atualidade, dedicam-se ao estudo da relação entre a Psicologia e a Educação. A conclusão apresenta três vertentes: a) as razões do fracasso escolar não repousam apenas na escola e na relação professor/aluno. Muitas vezes o sucesso na aprendizagem depende da solução de problemas psicológicos, o que requer a intervenção de um profissional da psicologia; b) a atuação do psicólogo na escola não pode estar restrita ao atendimento do aluno e da família, a orientação ao profissional da educação (professor, orientador, supervisor) é fundamental para a superação dos entraves psicológicos da aprendizagem; c) o psicólogo na escola deve atuar não apenas de modo curativo, mas principalmente com enfoque preventivo. |
id |
FPM-1_2fe4ccb6179c7c718ca130be192b137f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/43 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidadePsicologiaAprendizagemEscolaO presente trabalho objetivou analisar a importância da atuação do psicólogo na solução dos problemas de aprendizagem com origem em distúrbios psicológicos e identificar práticas que funcionem neste sentido. Justificam a escolha do tema a sua atualidade, a relevância científica, social e acadêmica: trata-se de tema atual, visto que um dos maiores desafios da educação e dos educadores é lidar com as questões de ordem psicológica com reflexo na aprendizagem. Apresenta a pesquisa relevância científica, pois as conclusões dela decorrentes poderão servir de base para estudos mais criteriosos sobre a atuação do psicólogo na escola. É também relevante do ponto de vista social e acadêmico porque interessa à sociedade a busca pela solução de problemas que dificultam a aprendizagem escolar, sendo que a pesquisadora, enquanto estudante do Curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas - FPM utiliza-se da pesquisa para consolidar e aprimorar conceitos e conhecimentos adquiridos na trajetória acadêmica. A metodologia utilizada consiste na leitura, análise e interpretação de textos de autores nacionais que, na atualidade, dedicam-se ao estudo da relação entre a Psicologia e a Educação. A conclusão apresenta três vertentes: a) as razões do fracasso escolar não repousam apenas na escola e na relação professor/aluno. Muitas vezes o sucesso na aprendizagem depende da solução de problemas psicológicos, o que requer a intervenção de um profissional da psicologia; b) a atuação do psicólogo na escola não pode estar restrita ao atendimento do aluno e da família, a orientação ao profissional da educação (professor, orientador, supervisor) é fundamental para a superação dos entraves psicológicos da aprendizagem; c) o psicólogo na escola deve atuar não apenas de modo curativo, mas principalmente com enfoque preventivo.Faculdade Patos de Minas2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/4310.22289/2446-922X.V2EEA2Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Ed. Esp. 1 (2016); 14-27Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Ed. Esp. 1 (2016); 14-27Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Ed. Esp. 1 (2016); 14-272446-922X10.22289/issn.2446-922X.V2EE1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/43/30Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Ivana GomesOliveira, Renata Santos2023-08-01T03:31:08Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/43Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:08Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade |
title |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade Moreira, Ivana Gomes Psicologia Aprendizagem Escola |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade |
author |
Moreira, Ivana Gomes |
author_facet |
Moreira, Ivana Gomes Oliveira, Renata Santos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Renata Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ivana Gomes Oliveira, Renata Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Aprendizagem Escola |
topic |
Psicologia Aprendizagem Escola |
description |
O presente trabalho objetivou analisar a importância da atuação do psicólogo na solução dos problemas de aprendizagem com origem em distúrbios psicológicos e identificar práticas que funcionem neste sentido. Justificam a escolha do tema a sua atualidade, a relevância científica, social e acadêmica: trata-se de tema atual, visto que um dos maiores desafios da educação e dos educadores é lidar com as questões de ordem psicológica com reflexo na aprendizagem. Apresenta a pesquisa relevância científica, pois as conclusões dela decorrentes poderão servir de base para estudos mais criteriosos sobre a atuação do psicólogo na escola. É também relevante do ponto de vista social e acadêmico porque interessa à sociedade a busca pela solução de problemas que dificultam a aprendizagem escolar, sendo que a pesquisadora, enquanto estudante do Curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas - FPM utiliza-se da pesquisa para consolidar e aprimorar conceitos e conhecimentos adquiridos na trajetória acadêmica. A metodologia utilizada consiste na leitura, análise e interpretação de textos de autores nacionais que, na atualidade, dedicam-se ao estudo da relação entre a Psicologia e a Educação. A conclusão apresenta três vertentes: a) as razões do fracasso escolar não repousam apenas na escola e na relação professor/aluno. Muitas vezes o sucesso na aprendizagem depende da solução de problemas psicológicos, o que requer a intervenção de um profissional da psicologia; b) a atuação do psicólogo na escola não pode estar restrita ao atendimento do aluno e da família, a orientação ao profissional da educação (professor, orientador, supervisor) é fundamental para a superação dos entraves psicológicos da aprendizagem; c) o psicólogo na escola deve atuar não apenas de modo curativo, mas principalmente com enfoque preventivo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/43 10.22289/2446-922X.V2EEA2 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/43 |
identifier_str_mv |
10.22289/2446-922X.V2EEA2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/43/30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Ed. Esp. 1 (2016); 14-27 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Ed. Esp. 1 (2016); 14-27 Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Ed. Esp. 1 (2016); 14-27 2446-922X 10.22289/issn.2446-922X.V2EE1 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042462707941376 |