RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/746 |
Resumo: | A(o) psicóloga(o) do CRAS trabalha com a prevenção e o fortalecimento de vínculos, seja de maneira individual ou coletiva, no contexto de vulnerabilidade social a partir de intervenções que promovam a proteção básica, pautada(o) no pensamento ético que garanta a efetivação de direitos das pessoas. O estudo trata-se de relato de experiência de estágio em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico desenvolvido por acadêmicos do 7º período do curso de Psicologia. Objetivou discutir demanda de Avaliação Psicológica, na atividade do profissional de Psicologia em Políticas Públicas assistenciais. O estágio ocorreu entre os meses de agosto a dezembro de 2020 em um Centro de Referência de Assistência Social de um bairro periférico, em uma cidade no interior do estado do Maranhão, após a autorização do Ministério da Educação (MEC), para o retorno dos estágios curriculares ocasionada pelas contingências do COVID-19. A experiência da realização do estágio em avaliação psicológica em uma instituição pública como o CRAS é desafiador para qualquer estudante de Psicologia, pelo fato da instituição não disponibilizar ambiente físico, estrutural e instrumental apropriado para o processo de avaliação psicológica, e obter-se êxito ao rastrear usuários do serviço que necessitavam de intervenções psicológicas e foram encaminhados aos serviços de saúde. |
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RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)EXPERIENCE REPORT: PSYCHOLOGICAL EVALUATION PROCESS IN A REFERENCE AND SOCIAL ASSISTANCE CENTER (CRAS)INFORME DE EXPERIENCIA: PROCESO DE EVALUACIÓN PSICOLÓGICA EN UN CENTRO DE REFERENCIA DE ASISTENCIA SOCIAL (CRAS)Palavras clave: Práticas; Políticas públicas; psicodiagnóstico, COVID-19.Keywords: Internship; Public policy; Psychodiagnosis, COVID-19.Palavras-Chave: Estágio; Políticas Públicas; Psicodiagnóstico, COVID-19.A(o) psicóloga(o) do CRAS trabalha com a prevenção e o fortalecimento de vínculos, seja de maneira individual ou coletiva, no contexto de vulnerabilidade social a partir de intervenções que promovam a proteção básica, pautada(o) no pensamento ético que garanta a efetivação de direitos das pessoas. O estudo trata-se de relato de experiência de estágio em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico desenvolvido por acadêmicos do 7º período do curso de Psicologia. Objetivou discutir demanda de Avaliação Psicológica, na atividade do profissional de Psicologia em Políticas Públicas assistenciais. O estágio ocorreu entre os meses de agosto a dezembro de 2020 em um Centro de Referência de Assistência Social de um bairro periférico, em uma cidade no interior do estado do Maranhão, após a autorização do Ministério da Educação (MEC), para o retorno dos estágios curriculares ocasionada pelas contingências do COVID-19. A experiência da realização do estágio em avaliação psicológica em uma instituição pública como o CRAS é desafiador para qualquer estudante de Psicologia, pelo fato da instituição não disponibilizar ambiente físico, estrutural e instrumental apropriado para o processo de avaliação psicológica, e obter-se êxito ao rastrear usuários do serviço que necessitavam de intervenções psicológicas e foram encaminhados aos serviços de saúde.The CRAS psychologist works with the prevention and strengthening of bonds, whether individually or collectively, in the context of social vulnerability based on interventions that promote basic protection, based on ethical thinking that guarantees the realization of people's rights. The study is a report of an internship experience in Psychological Assessment and Psychodiagnosis developed by academics from the 7th period of the Psychology course, aiming to discuss the practice of the Psychological Assessment process, in the activity of the Public Policy psychology professional assistants. The internship took place between the months of August and December 2020 at a Reference Center for Social Assistance in a peripheral neighborhood in a city in the interior of the state of Maranhão, after authorization from the Ministry of Education - MEC, for the return of curricular internships. caused by COVID-19 contingencies. The experience of conducting the internship in psychological assessment in a public institution like CRAS is challenging for any student of psychology, since the institution does not provide the appropriate physical, structural and instrumental environment for the psychological assessment process, being successful in tracking users of the service that needed psychological interventions and were referred to health services.El psicóloga CRAS trabaja con la prevención y fortalecimiento de los lazos, ya sea de manera individual o colectiva, en el contexto de la vulnerabilidad social a partir de intervenciones que promueven la protección básica, basada en un pensamiento ético que garantiza la realización de los derechos de las personas. El estudio es un informe de una experiencia de pasantía en Evaluación Psicológica y Psicodiagnóstico desarrollada por académicos del 7mo período de la carrera de Psicología, con el objetivo de discutir la práctica del proceso de Evaluación Psicológica, en la actividad de los asistentes profesionales de psicología de Políticas Públicas. La pasantía se llevó a cabo entre los meses de agosto y diciembre de 2020 en un Centro de Referencia de Asistencia Social en un barrio periférico de una ciudad del interior del estado de Maranhão, previa autorización del Ministerio de Educación - MEC, para la devolución de currículum. pasantías causadas por contingencias COVID-19. La experiencia de realizar la pasantía en evaluación psicológica en una institución pública como CRAS es un desafío para cualquier estudiante de psicología, ya que la institución no brinda el entorno físico, estructural e instrumental adecuado para el proceso de evaluación psicológica, siendo exitoso en el seguimiento de los usuarios de el servicio que necesitó intervenciones psicológicas y fueron remitidos a los servicios de salud.Faculdade Patos de Minas2021-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/74610.22289/2446-922X.V7N1A19Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 268-279Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 268-279Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 268-2792446-922X10.22289/2446-922X.V7N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/746/482Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Pedro Henrique Silva de Bezerra, Noé do Carmo Aguiar, Karoline Giele Martins de 2023-08-01T03:31:38Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/746Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:38Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
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