OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tse, Carolina de Fátima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Glauber, Avoglia , Hilda Rosa Capelão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1045
Resumo: O processo de aprendizagem envolve complexas variáveis que podem ser discutidas a partir das mais diversas perspectivas. Dificuldades enfrentadas nesse percurso comumente são atribuídas, por pais e professores, a problemas de comportamento, desatenção, descaso diante dos estudos, entre outras. No entanto, a prática diagnóstica clínica em casos de queixa escolar, muitas vezes identifica que as crianças dispõem de bom nível intelectual, mesmo com desempenho escolar insatisfatório. Assim, o objetivo desse estudo foi relacionar o desempenho escolar com o nível de inteligência em alunos de uma unidade pública de ensino fundamental I. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e de corte transversal, que contou com uma amostra de 180 crianças com idades entre 7 anos e 11 anos e 11 meses, do ensino fundamental de uma escola pública da região do Grande ABC-SP. Foram utilizados como instrumentos o Teste do Desempenho Escolar (TDE) e o Teste Não-verbal de Inteligência (R2), aplicados coletivamente. Os resultados indicaram que cerca de 85% das crianças apresentaram baixo desempenho escolar, ao mesmo tempo que 81% das crianças obtiveram scores na média ou acima dela no que se refere ao nível de inteligência. Esses dados apontam que, apesar de inteligentes, o desempenho escolar se apresentou comprometido. Os resultados articularam o entorno, os fatores sociais, políticos, econômicos e a própria instituição como fatores fundantes dessa problemática. Desse modo, é possível refletir que nos processos de aprendizagem não considera-se apenas os níveis de inteligência, fatores orgânicos ou déficits intelectuais, mas um olhar para a instituição e a singularidade dessas crianças que tem seu desempenho acadêmico prejudicado e, por conseguinte, apresentaram severas dificuldades de aprendizagem.
id FPM-1_8719d863f2b3ff81dd0cda9286777c53
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/1045
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligênciaLEARNING PROCESSES IN CHILDHOOD: A study on school performance and intelligence levelsPROCESOS DE APRENDIZAJE EN LA INFANCIA: Un estudio sobre el rendimiento escolar y los niveles de inteligenciaRendimiento académicoInteligenciaDificultades de aprendizajeAcademic achievementIntelligenceLearning difficultiesDesempenho AcadêmicoInteligênciaDificuldades de AprendizagemO processo de aprendizagem envolve complexas variáveis que podem ser discutidas a partir das mais diversas perspectivas. Dificuldades enfrentadas nesse percurso comumente são atribuídas, por pais e professores, a problemas de comportamento, desatenção, descaso diante dos estudos, entre outras. No entanto, a prática diagnóstica clínica em casos de queixa escolar, muitas vezes identifica que as crianças dispõem de bom nível intelectual, mesmo com desempenho escolar insatisfatório. Assim, o objetivo desse estudo foi relacionar o desempenho escolar com o nível de inteligência em alunos de uma unidade pública de ensino fundamental I. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e de corte transversal, que contou com uma amostra de 180 crianças com idades entre 7 anos e 11 anos e 11 meses, do ensino fundamental de uma escola pública da região do Grande ABC-SP. Foram utilizados como instrumentos o Teste do Desempenho Escolar (TDE) e o Teste Não-verbal de Inteligência (R2), aplicados coletivamente. Os resultados indicaram que cerca de 85% das crianças apresentaram baixo desempenho escolar, ao mesmo tempo que 81% das crianças obtiveram scores na média ou acima dela no que se refere ao nível de inteligência. Esses dados apontam que, apesar de inteligentes, o desempenho escolar se apresentou comprometido. Os resultados articularam o entorno, os fatores sociais, políticos, econômicos e a própria instituição como fatores fundantes dessa problemática. Desse modo, é possível refletir que nos processos de aprendizagem não considera-se apenas os níveis de inteligência, fatores orgânicos ou déficits intelectuais, mas um olhar para a instituição e a singularidade dessas crianças que tem seu desempenho acadêmico prejudicado e, por conseguinte, apresentaram severas dificuldades de aprendizagem.The learning process involves complex variables that can be discussed from the most diverse perspectives. Difficulties faced on this path are commonly attributed, by parents and teachers, to behavioral problems, inattention, neglect of studies, among others. However, clinical diagnostic practice in cases of school complaints often identifies that children have a good intellectual level, even with unsatisfactory school performance. Thus, the objective of this study was to relate school performance with the level of intelligence in students from a public elementary school unit. It was a quantitative, exploratory and cross-sectional research, which included a sample of 180 children with ages between 7 years and 11 years and 11 months, from elementary school at a public school in the Greater ABC-SP region. The School Performance Test (TDE) and the Non-verbal Intelligence Test (R2) were used as instruments, applied collectively. The results indicate that around 85% of children presented low academic performance, while 81% of children obtained scores at or above average in terms of intelligence level. These data indicate that, despite being intelligent, their academic performance was compromised. The results articulated the environment, social, political, economic factors and the institution itself as fundamental factors of this problem. In this way, it is possible to reflect that in the learning processes we do not only consider levels of intelligence, organic factors or intellectual deficits, but a look at the institution and the uniqueness of these children whose academic performance is impaired and, therefore, present severe learning difficulties.El proceso de aprendizaje involucra variables complejas que pueden discutirse desde las más diversas perspectivas. Las dificultades que se enfrentan en este camino son comúnmente atribuidas, por parte de padres y profesores, a problemas de conducta, falta de atención, abandono de los estudios, entre otros. Sin embargo, la práctica de diagnóstico clínico en casos de malestar escolar identifica frecuentemente que los niños tienen un buen nivel intelectual, incluso con un rendimiento escolar insatisfactorio. Así, el objetivo de este estudio fue relacionar el rendimiento escolar con el nivel de inteligencia en estudiantes de una unidad de educación básica pública, fue una investigación cuantitativa, exploratoria y transversal, que incluyó una muestra de 180 niños con edades entre 7 años. y 11 años y 11 meses, de la escuela primaria en una escuela pública de la región del Gran ABC-SP. Se utilizaron como instrumentos el Test de Rendimiento Escolar (TDE) y el Test de Inteligencia No Verbal (R2), aplicados de forma colectiva. Los resultados indican que alrededor del 85% de los niños presentaron un bajo rendimiento académico, mientras que el 81% de los niños obtuvieron puntuaciones iguales o superiores a la media en términos de nivel de inteligencia. Estos datos indican que, a pesar de ser inteligentes, su rendimiento académico se vio comprometido. Los resultados articularon el medio ambiente, los factores sociales, políticos, económicos y la propia institución como factores fundamentales de esta problemática. De esta manera, es posible reflexionar que en los procesos de aprendizaje no sólo consideramos niveles de inteligencia, factores orgánicos o déficits intelectuales, sino una mirada a la institución y la singularidad de estos niños cuyo rendimiento académico se ve perjudicado y, por tanto, presentar graves dificultades de aprendizaje.Faculdade Patos de Minas2023-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/104510.22289/2446-922X.V9N2A49Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 2 (2023); 871-883Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 871-883Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 2 (2023); 871-8832446-922X10.22289/2446-922X.V9N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1045/640Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTse, Carolina de FátimaMoreira, GlauberAvoglia , Hilda Rosa Capelão2023-12-15T05:08:06Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/1045Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-12-15T05:08:06Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência
LEARNING PROCESSES IN CHILDHOOD: A study on school performance and intelligence levels
PROCESOS DE APRENDIZAJE EN LA INFANCIA: Un estudio sobre el rendimiento escolar y los niveles de inteligencia
title OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência
spellingShingle OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência
Tse, Carolina de Fátima
Rendimiento académico
Inteligencia
Dificultades de aprendizaje
Academic achievement
Intelligence
Learning difficulties
Desempenho Acadêmico
Inteligência
Dificuldades de Aprendizagem
title_short OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência
title_full OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência
title_fullStr OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência
title_full_unstemmed OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência
title_sort OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: Um estudo sobre o desempenho escolar e níveis de inteligência
author Tse, Carolina de Fátima
author_facet Tse, Carolina de Fátima
Moreira, Glauber
Avoglia , Hilda Rosa Capelão
author_role author
author2 Moreira, Glauber
Avoglia , Hilda Rosa Capelão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tse, Carolina de Fátima
Moreira, Glauber
Avoglia , Hilda Rosa Capelão
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimiento académico
Inteligencia
Dificultades de aprendizaje
Academic achievement
Intelligence
Learning difficulties
Desempenho Acadêmico
Inteligência
Dificuldades de Aprendizagem
topic Rendimiento académico
Inteligencia
Dificultades de aprendizaje
Academic achievement
Intelligence
Learning difficulties
Desempenho Acadêmico
Inteligência
Dificuldades de Aprendizagem
description O processo de aprendizagem envolve complexas variáveis que podem ser discutidas a partir das mais diversas perspectivas. Dificuldades enfrentadas nesse percurso comumente são atribuídas, por pais e professores, a problemas de comportamento, desatenção, descaso diante dos estudos, entre outras. No entanto, a prática diagnóstica clínica em casos de queixa escolar, muitas vezes identifica que as crianças dispõem de bom nível intelectual, mesmo com desempenho escolar insatisfatório. Assim, o objetivo desse estudo foi relacionar o desempenho escolar com o nível de inteligência em alunos de uma unidade pública de ensino fundamental I. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e de corte transversal, que contou com uma amostra de 180 crianças com idades entre 7 anos e 11 anos e 11 meses, do ensino fundamental de uma escola pública da região do Grande ABC-SP. Foram utilizados como instrumentos o Teste do Desempenho Escolar (TDE) e o Teste Não-verbal de Inteligência (R2), aplicados coletivamente. Os resultados indicaram que cerca de 85% das crianças apresentaram baixo desempenho escolar, ao mesmo tempo que 81% das crianças obtiveram scores na média ou acima dela no que se refere ao nível de inteligência. Esses dados apontam que, apesar de inteligentes, o desempenho escolar se apresentou comprometido. Os resultados articularam o entorno, os fatores sociais, políticos, econômicos e a própria instituição como fatores fundantes dessa problemática. Desse modo, é possível refletir que nos processos de aprendizagem não considera-se apenas os níveis de inteligência, fatores orgânicos ou déficits intelectuais, mas um olhar para a instituição e a singularidade dessas crianças que tem seu desempenho acadêmico prejudicado e, por conseguinte, apresentaram severas dificuldades de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1045
10.22289/2446-922X.V9N2A49
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1045
identifier_str_mv 10.22289/2446-922X.V9N2A49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1045/640
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 2 (2023); 871-883
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 871-883
Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 2 (2023); 871-883
2446-922X
10.22289/2446-922X.V9N2
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042466083307520