Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus Junior, Adauto Garcia de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-16022020-134518/
Resumo: A presente pesquisa correlacionou dados provenientes da aplicação do teste de Inteligência BPR-5 com uma avaliação escolar de matemática e língua portuguesa e um questionário sobre questões familiares e acadêmicas, de uma amostra de 679 alunos do nono ano do ensino fundamental de quatro escolas de uma rede particular de ensino. Os resultados dessas avaliações se mostraram fortemente correlacionados e estatisticamente significativos com escores dos testes de QI (r=,58, p<0,01), evidenciando elevadas cargas em Inteligência Fluida (Gf). Foram encontradas algumas correlações entre a inteligência e aspectos familiares e escolares, levantados a partir do questionário. Uma análise longitudinal (5° ao 9° ano) foi aplicada através do Modelo de Curva de Crescimento Latente que investigou a média da variância inicial (intercepto) e a média de crescimento (slope) no desempenho acadêmico (DA) dos sujeitos, em dois modelos (com e sem a variável independente BPR), com o objetivo de investigar a capacidade preditiva de Gf no DA. Quando inserida a variável BPR, seu impacto no intercepto foi estimado em 20,288 e no slope, 6,381. Essas estimativas indicam o acréscimo no desempenho inicial e no crescimento no DA em razão de cada ponto a mais no escore em BPR. A correlação entre o intercepto e o slope foi negativa e estatisticamente significativa (r=-224,156, p<0,01), sinalizando que os sujeitos que apresentaram desempenho inicial mais baixo no DA, obtiveram um crescimento maior no período avaliado. Assim, a hipótese da capacidade preditiva de Gf sobre o DA foi confirmada, corroborando os resultados da literatura.
id USP_73c952ae8a0617de0e13e6c708509790
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16022020-134518
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São PauloCorrelation between Intelligence (Gf) and Academic Performance in 9th grade students of a private school in the interior of São Paulo state, BrazilAcademic achievementDesempenho acadêmicoFluid intelligenceGrowth curve modelInteligênciaInteligência fluidaIntelligenceModelo de curva de crescimentoA presente pesquisa correlacionou dados provenientes da aplicação do teste de Inteligência BPR-5 com uma avaliação escolar de matemática e língua portuguesa e um questionário sobre questões familiares e acadêmicas, de uma amostra de 679 alunos do nono ano do ensino fundamental de quatro escolas de uma rede particular de ensino. Os resultados dessas avaliações se mostraram fortemente correlacionados e estatisticamente significativos com escores dos testes de QI (r=,58, p<0,01), evidenciando elevadas cargas em Inteligência Fluida (Gf). Foram encontradas algumas correlações entre a inteligência e aspectos familiares e escolares, levantados a partir do questionário. Uma análise longitudinal (5° ao 9° ano) foi aplicada através do Modelo de Curva de Crescimento Latente que investigou a média da variância inicial (intercepto) e a média de crescimento (slope) no desempenho acadêmico (DA) dos sujeitos, em dois modelos (com e sem a variável independente BPR), com o objetivo de investigar a capacidade preditiva de Gf no DA. Quando inserida a variável BPR, seu impacto no intercepto foi estimado em 20,288 e no slope, 6,381. Essas estimativas indicam o acréscimo no desempenho inicial e no crescimento no DA em razão de cada ponto a mais no escore em BPR. A correlação entre o intercepto e o slope foi negativa e estatisticamente significativa (r=-224,156, p<0,01), sinalizando que os sujeitos que apresentaram desempenho inicial mais baixo no DA, obtiveram um crescimento maior no período avaliado. Assim, a hipótese da capacidade preditiva de Gf sobre o DA foi confirmada, corroborando os resultados da literatura.The present article studies the correlation between data of the BPR-5 Intelligence test with a school assessment of mathematics and portuguese language and a questionnaire on family and academic performance from a sample of 679 ninth grade students from four elementary private schools.The results indicate a strong correlation and statistically significant with IQ test scores (r =, 58, p <0.01), showing high loads on Fluid Intelligence (Gf). Some correlations between intelligence and family and school aspects were also found. A longitudinal analysis (5th to 9th grade) was applied using the Latent Growth Curve Model, which investigated the average initial variance (intercept) and the average growth (slope) in the subjects\' academic performance (AP), in two models (with and without the independent variable BPR), aiming to investigate the predictive capacity of Gf in AP. When the variable BPR was inserted, its impact on the intercept was estimated at 20,288 and on the slope, 6,381. These outcomes indicate the increase on initial performance and growth in AP due to each additional point in the BPR score. The correlation between the intercept and the slope was negative and statistically significant (r=-224,156, p <0.01), indicating that the subjects who presented lower initial AP had a higher growth in the evaluated period. Thus, the hypothesis of Gf\'s predictive ability on AP was confirmed, which corroborates with the literature results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Jose Aparecido DaJesus Junior, Adauto Garcia de2019-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-16022020-134518/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-13T22:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-16022020-134518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-13T22:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo
Correlation between Intelligence (Gf) and Academic Performance in 9th grade students of a private school in the interior of São Paulo state, Brazil
title Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo
spellingShingle Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo
Jesus Junior, Adauto Garcia de
Academic achievement
Desempenho acadêmico
Fluid intelligence
Growth curve model
Inteligência
Inteligência fluida
Intelligence
Modelo de curva de crescimento
title_short Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo
title_full Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo
title_fullStr Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo
title_sort Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo
author Jesus Junior, Adauto Garcia de
author_facet Jesus Junior, Adauto Garcia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jose Aparecido Da
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus Junior, Adauto Garcia de
dc.subject.por.fl_str_mv Academic achievement
Desempenho acadêmico
Fluid intelligence
Growth curve model
Inteligência
Inteligência fluida
Intelligence
Modelo de curva de crescimento
topic Academic achievement
Desempenho acadêmico
Fluid intelligence
Growth curve model
Inteligência
Inteligência fluida
Intelligence
Modelo de curva de crescimento
description A presente pesquisa correlacionou dados provenientes da aplicação do teste de Inteligência BPR-5 com uma avaliação escolar de matemática e língua portuguesa e um questionário sobre questões familiares e acadêmicas, de uma amostra de 679 alunos do nono ano do ensino fundamental de quatro escolas de uma rede particular de ensino. Os resultados dessas avaliações se mostraram fortemente correlacionados e estatisticamente significativos com escores dos testes de QI (r=,58, p<0,01), evidenciando elevadas cargas em Inteligência Fluida (Gf). Foram encontradas algumas correlações entre a inteligência e aspectos familiares e escolares, levantados a partir do questionário. Uma análise longitudinal (5° ao 9° ano) foi aplicada através do Modelo de Curva de Crescimento Latente que investigou a média da variância inicial (intercepto) e a média de crescimento (slope) no desempenho acadêmico (DA) dos sujeitos, em dois modelos (com e sem a variável independente BPR), com o objetivo de investigar a capacidade preditiva de Gf no DA. Quando inserida a variável BPR, seu impacto no intercepto foi estimado em 20,288 e no slope, 6,381. Essas estimativas indicam o acréscimo no desempenho inicial e no crescimento no DA em razão de cada ponto a mais no escore em BPR. A correlação entre o intercepto e o slope foi negativa e estatisticamente significativa (r=-224,156, p<0,01), sinalizando que os sujeitos que apresentaram desempenho inicial mais baixo no DA, obtiveram um crescimento maior no período avaliado. Assim, a hipótese da capacidade preditiva de Gf sobre o DA foi confirmada, corroborando os resultados da literatura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-16022020-134518/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-16022020-134518/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257013812199424