Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-16022020-134518/ |
Resumo: | A presente pesquisa correlacionou dados provenientes da aplicação do teste de Inteligência BPR-5 com uma avaliação escolar de matemática e língua portuguesa e um questionário sobre questões familiares e acadêmicas, de uma amostra de 679 alunos do nono ano do ensino fundamental de quatro escolas de uma rede particular de ensino. Os resultados dessas avaliações se mostraram fortemente correlacionados e estatisticamente significativos com escores dos testes de QI (r=,58, p<0,01), evidenciando elevadas cargas em Inteligência Fluida (Gf). Foram encontradas algumas correlações entre a inteligência e aspectos familiares e escolares, levantados a partir do questionário. Uma análise longitudinal (5° ao 9° ano) foi aplicada através do Modelo de Curva de Crescimento Latente que investigou a média da variância inicial (intercepto) e a média de crescimento (slope) no desempenho acadêmico (DA) dos sujeitos, em dois modelos (com e sem a variável independente BPR), com o objetivo de investigar a capacidade preditiva de Gf no DA. Quando inserida a variável BPR, seu impacto no intercepto foi estimado em 20,288 e no slope, 6,381. Essas estimativas indicam o acréscimo no desempenho inicial e no crescimento no DA em razão de cada ponto a mais no escore em BPR. A correlação entre o intercepto e o slope foi negativa e estatisticamente significativa (r=-224,156, p<0,01), sinalizando que os sujeitos que apresentaram desempenho inicial mais baixo no DA, obtiveram um crescimento maior no período avaliado. Assim, a hipótese da capacidade preditiva de Gf sobre o DA foi confirmada, corroborando os resultados da literatura. |
id |
USP_73c952ae8a0617de0e13e6c708509790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16022020-134518 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São PauloCorrelation between Intelligence (Gf) and Academic Performance in 9th grade students of a private school in the interior of São Paulo state, BrazilAcademic achievementDesempenho acadêmicoFluid intelligenceGrowth curve modelInteligênciaInteligência fluidaIntelligenceModelo de curva de crescimentoA presente pesquisa correlacionou dados provenientes da aplicação do teste de Inteligência BPR-5 com uma avaliação escolar de matemática e língua portuguesa e um questionário sobre questões familiares e acadêmicas, de uma amostra de 679 alunos do nono ano do ensino fundamental de quatro escolas de uma rede particular de ensino. Os resultados dessas avaliações se mostraram fortemente correlacionados e estatisticamente significativos com escores dos testes de QI (r=,58, p<0,01), evidenciando elevadas cargas em Inteligência Fluida (Gf). Foram encontradas algumas correlações entre a inteligência e aspectos familiares e escolares, levantados a partir do questionário. Uma análise longitudinal (5° ao 9° ano) foi aplicada através do Modelo de Curva de Crescimento Latente que investigou a média da variância inicial (intercepto) e a média de crescimento (slope) no desempenho acadêmico (DA) dos sujeitos, em dois modelos (com e sem a variável independente BPR), com o objetivo de investigar a capacidade preditiva de Gf no DA. Quando inserida a variável BPR, seu impacto no intercepto foi estimado em 20,288 e no slope, 6,381. Essas estimativas indicam o acréscimo no desempenho inicial e no crescimento no DA em razão de cada ponto a mais no escore em BPR. A correlação entre o intercepto e o slope foi negativa e estatisticamente significativa (r=-224,156, p<0,01), sinalizando que os sujeitos que apresentaram desempenho inicial mais baixo no DA, obtiveram um crescimento maior no período avaliado. Assim, a hipótese da capacidade preditiva de Gf sobre o DA foi confirmada, corroborando os resultados da literatura.The present article studies the correlation between data of the BPR-5 Intelligence test with a school assessment of mathematics and portuguese language and a questionnaire on family and academic performance from a sample of 679 ninth grade students from four elementary private schools.The results indicate a strong correlation and statistically significant with IQ test scores (r =, 58, p <0.01), showing high loads on Fluid Intelligence (Gf). Some correlations between intelligence and family and school aspects were also found. A longitudinal analysis (5th to 9th grade) was applied using the Latent Growth Curve Model, which investigated the average initial variance (intercept) and the average growth (slope) in the subjects\' academic performance (AP), in two models (with and without the independent variable BPR), aiming to investigate the predictive capacity of Gf in AP. When the variable BPR was inserted, its impact on the intercept was estimated at 20,288 and on the slope, 6,381. These outcomes indicate the increase on initial performance and growth in AP due to each additional point in the BPR score. The correlation between the intercept and the slope was negative and statistically significant (r=-224,156, p <0.01), indicating that the subjects who presented lower initial AP had a higher growth in the evaluated period. Thus, the hypothesis of Gf\'s predictive ability on AP was confirmed, which corroborates with the literature results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Jose Aparecido DaJesus Junior, Adauto Garcia de2019-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-16022020-134518/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-13T22:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-16022020-134518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-13T22:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo Correlation between Intelligence (Gf) and Academic Performance in 9th grade students of a private school in the interior of São Paulo state, Brazil |
title |
Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo Jesus Junior, Adauto Garcia de Academic achievement Desempenho acadêmico Fluid intelligence Growth curve model Inteligência Inteligência fluida Intelligence Modelo de curva de crescimento |
title_short |
Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo |
title_full |
Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo |
title_sort |
Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo |
author |
Jesus Junior, Adauto Garcia de |
author_facet |
Jesus Junior, Adauto Garcia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Jose Aparecido Da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus Junior, Adauto Garcia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academic achievement Desempenho acadêmico Fluid intelligence Growth curve model Inteligência Inteligência fluida Intelligence Modelo de curva de crescimento |
topic |
Academic achievement Desempenho acadêmico Fluid intelligence Growth curve model Inteligência Inteligência fluida Intelligence Modelo de curva de crescimento |
description |
A presente pesquisa correlacionou dados provenientes da aplicação do teste de Inteligência BPR-5 com uma avaliação escolar de matemática e língua portuguesa e um questionário sobre questões familiares e acadêmicas, de uma amostra de 679 alunos do nono ano do ensino fundamental de quatro escolas de uma rede particular de ensino. Os resultados dessas avaliações se mostraram fortemente correlacionados e estatisticamente significativos com escores dos testes de QI (r=,58, p<0,01), evidenciando elevadas cargas em Inteligência Fluida (Gf). Foram encontradas algumas correlações entre a inteligência e aspectos familiares e escolares, levantados a partir do questionário. Uma análise longitudinal (5° ao 9° ano) foi aplicada através do Modelo de Curva de Crescimento Latente que investigou a média da variância inicial (intercepto) e a média de crescimento (slope) no desempenho acadêmico (DA) dos sujeitos, em dois modelos (com e sem a variável independente BPR), com o objetivo de investigar a capacidade preditiva de Gf no DA. Quando inserida a variável BPR, seu impacto no intercepto foi estimado em 20,288 e no slope, 6,381. Essas estimativas indicam o acréscimo no desempenho inicial e no crescimento no DA em razão de cada ponto a mais no escore em BPR. A correlação entre o intercepto e o slope foi negativa e estatisticamente significativa (r=-224,156, p<0,01), sinalizando que os sujeitos que apresentaram desempenho inicial mais baixo no DA, obtiveram um crescimento maior no período avaliado. Assim, a hipótese da capacidade preditiva de Gf sobre o DA foi confirmada, corroborando os resultados da literatura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-16022020-134518/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-16022020-134518/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257013812199424 |