O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/646 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi desvelar o conhecimento de coordenadores e discentes de graduação sobre a relevância da temática gestão em saúde na formação em Enfermagem e Medicina. Utilizou-se método exploratório-descritivo, analítico, com abordagem mista. Participaram 5 coordenadores e 116 estudantes dos cursos estudados. Realizou-se em três fases: coleta e análise das informações avaliando-se e investigando-se documentalmente os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e Matrizes Curriculares (MC), buscando-se conteúdos da gestão. Entrevista semiestruturada com coordenadores analisando-se conhecimentos da gestão. Questionário com escala Likert para estudantes, avaliando-se o aprendizado na gestão. Os resultados demonstram que: PPC e MC seguem a legislação, coordenadores possuem pouca percepção e experiência, não tem o conhecimento dos conteúdos em gestão. Estudantes não estão preparados para atuarem na gestão. Conclui-se: PPC e MC devem ser integrados, com aplicação de metodologias ativas nos processos de ensino em gestão da saúde |
id |
FPP-1_edd447a398ffffeb0a31c4d83e0f6340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/646 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina.Ensino. Gestão em Saúde. Medicina. Ensino em Enfermagem.O objetivo da pesquisa foi desvelar o conhecimento de coordenadores e discentes de graduação sobre a relevância da temática gestão em saúde na formação em Enfermagem e Medicina. Utilizou-se método exploratório-descritivo, analítico, com abordagem mista. Participaram 5 coordenadores e 116 estudantes dos cursos estudados. Realizou-se em três fases: coleta e análise das informações avaliando-se e investigando-se documentalmente os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e Matrizes Curriculares (MC), buscando-se conteúdos da gestão. Entrevista semiestruturada com coordenadores analisando-se conhecimentos da gestão. Questionário com escala Likert para estudantes, avaliando-se o aprendizado na gestão. Os resultados demonstram que: PPC e MC seguem a legislação, coordenadores possuem pouca percepção e experiência, não tem o conhecimento dos conteúdos em gestão. Estudantes não estão preparados para atuarem na gestão. Conclui-se: PPC e MC devem ser integrados, com aplicação de metodologias ativas nos processos de ensino em gestão da saúdeFaculdades Pequeno Príncipe2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/64610.22421/15177130-2019v20n1p62Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 1 (2019); 62-74Espaço para a Saúde; v. 20 n. 1 (2019); 62-741517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/646/pdf_1Copyright (c) 2019 Ildemar Marino Canto, Marcio José de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanto, Ildemar MarinoAlmeida, Marcio José de2022-02-14T16:53:05Zoai:ojs.168.194.69.20:article/646Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:05Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina. |
title |
O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina. |
spellingShingle |
O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina. Canto, Ildemar Marino Ensino. Gestão em Saúde. Medicina. Ensino em Enfermagem. |
title_short |
O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina. |
title_full |
O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina. |
title_fullStr |
O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina. |
title_full_unstemmed |
O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina. |
title_sort |
O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina. |
author |
Canto, Ildemar Marino |
author_facet |
Canto, Ildemar Marino Almeida, Marcio José de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Marcio José de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto, Ildemar Marino Almeida, Marcio José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Gestão em Saúde. Medicina. Ensino em Enfermagem. |
topic |
Ensino. Gestão em Saúde. Medicina. Ensino em Enfermagem. |
description |
O objetivo da pesquisa foi desvelar o conhecimento de coordenadores e discentes de graduação sobre a relevância da temática gestão em saúde na formação em Enfermagem e Medicina. Utilizou-se método exploratório-descritivo, analítico, com abordagem mista. Participaram 5 coordenadores e 116 estudantes dos cursos estudados. Realizou-se em três fases: coleta e análise das informações avaliando-se e investigando-se documentalmente os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e Matrizes Curriculares (MC), buscando-se conteúdos da gestão. Entrevista semiestruturada com coordenadores analisando-se conhecimentos da gestão. Questionário com escala Likert para estudantes, avaliando-se o aprendizado na gestão. Os resultados demonstram que: PPC e MC seguem a legislação, coordenadores possuem pouca percepção e experiência, não tem o conhecimento dos conteúdos em gestão. Estudantes não estão preparados para atuarem na gestão. Conclui-se: PPC e MC devem ser integrados, com aplicação de metodologias ativas nos processos de ensino em gestão da saúde |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/646 10.22421/15177130-2019v20n1p62 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/646 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2019v20n1p62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/646/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ildemar Marino Canto, Marcio José de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ildemar Marino Canto, Marcio José de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 1 (2019); 62-74 Espaço para a Saúde; v. 20 n. 1 (2019); 62-74 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797495457611776 |